NAS línguas originais, a Bíblia usa a palavra hebraica she′óhl e sua equivalente grega haídes mais de 70 vezes. Ambas se relacionam com a morte. Algumas traduções da Bíblia vertem-nas por “sepultura”, “inferno” ou “cova”. No entanto, na maioria das línguas não existem palavras que transmitam o sentido exato desses termos hebraico e grego. De modo que a Tradução do Novo Mundo usa as palavras “Seol” e “Hades”. O que essas palavras realmente significam? Vejamos como são usadas em diferentes textos bíblicos.
Eclesiastes 9:10 diz: “Não há trabalho, nem planejamento, nem conhecimento, nem sabedoria no Seol, o lugar para onde vais.” Será que isso significa que o Seol se refere a um túmulo específico, ou individual, no qual talvez tenhamos sepultado um ente querido? Não. Quando a Bíblia se refere a um lugar específico de sepultamento, ou túmulo, ela usa outras palavras hebraicas e gregas, não she′óhl e haídes. (Gênesis 23:7-9; Mateus 28:1) Também, a Bíblia não usa a palavra “Seol” para se referir a um túmulo em que várias pessoas são sepultadas juntas, como no caso de um túmulo de família ou uma sepultura coletiva. — Gênesis 49:30, 31.
Então, a que tipo de lugar “Seol” se refere? A Palavra de Deus indica que “Seol” ou “Hades” se refere a algo muito mais abrangente do que até mesmo uma grande sepultura coletiva. Por exemplo, Isaías 5:14 diz que o Seol “escancarou a sua boca além de medida”. Embora o Seol já tenha engolido, por assim dizer, um incontável número de mortos, parece que sempre anseia mais. (Provérbios 30:15, 16) Diferentemente de qualquer túmulo literal, que pode receber apenas um número limitado de mortos, ‘o Seol não se farta’. (Provérbios 27:20) Isto é, o Seol nunca fica cheio. Não tem limites. Portanto, Seol ou Hades não é um lugar literal num local específico. Em vez disso, é a sepultura comum da humanidade, o lugar figurativo onde se encontra a maioria dos humanos falecidos.
O ensino bíblico da ressurreição nos ajuda a compreender melhor o sentido de “Seol” e “Hades”. A Palavra de Deus associa o Seol e o Hades com o tipo de morte da qual haverá uma ressurreição.* (Jó 14:13; Atos 2:31; Revelação [Apocalipse] 20:13) A Palavra de Deus mostra também que aqueles que estão no Seol, ou Hades, incluem não só os que serviram a Jeová, mas também muitos que não o serviram. (Gênesis 37:35; Salmo 55:15) Portanto, a Bíblia ensina que haverá “uma ressurreição tanto de justos como de injustos”. — Atos 24:15.
*Em contraste com isso, os mortos que não serão ressuscitados são mencionados como estando na “Geena”, não no Seol, ou Hades. (Mateus 5:30; 10:28; 23:33) Assim como o Seol e o Hades, a Geena também não é um lugar literal.
2007-03-29 06:38:53
·
answer #1
·
answered by Specula — Annuntians Regnum Iehovah 5
·
2⤊
0⤋
Seol — Hades
Seol é o equivalente hebraico do grego Hades
Sal. 16:10 “Não deixarás a minha alma no Seol [Hades, LXX].”
Atos 2:25-27 “Davi diz com respeito a ele: ‘Eu tinha constantemente a Jeová diante dos meus olhos; porque ele está à minha direita, para que eu nunca seja abalado. Por esta razão, meu coração ficou animado e a minha lÃngua se alegrou muito. Além disso, até mesmo a minha carne residirá em esperança, porque não deixarás a minha alma no Hades [hebraico: Seol], nem permitirás que aquele que te é leal veja a corrução.’”
Diz-se que Seol-Hades é um lugar fundo
Deu. 32:22 “Na minha ira acendeu-se um fogo, e ele arderá até o Seol, o lugar mais baixo.”
Jó 11:7, 8 “Acaso podes descobrir as coisas profundas de Deus, ou podes descobrir o próprio limite do Todo-poderoso? à mais alta do que o céu. Que podes tu conseguir? à mais profunda do que o Seol. Que podes tu saber?”
Pro. 9:18 “Ele não veio a saber que ali estão os impotentes na morte, que os que ela chamou para dentro estão nas funduras do Seol.”
Seol está no pó da terra
Jó 17:13-16 “Se eu ficar aguardando, o Seol será a minha casa; terei de estender na escuridão o meu leito de repouso. Terei de clamar à cova: ‘Tu és meu pai!’ Ao gusano: ‘Minha mãe e minha irmã!’ Então, onde está a minha esperança? E minha esperança — quem é que a avista? Elas descerão à s barras do Seol, quando juntos tivermos de descer ao próprio pó.”
Núm. 16:33 “Assim, tanto eles como todos os que lhes pertenciam desceram vivos ao Seol e a terra foi cobri-los, de modo que pereceram do meio da congregação.”
Seol-Hades é a sepultura (a sepultura comum e toda a humanidade, não uma sepultura individual)
Jó 14:13 “Quem dera que me escondesses no Seol [“sepultura”, Al], que me mantivesses secreto até que a tua ira recuasse, que me fixasses um limite de tempo e te lembrasses de mim!”
Rev. 20:13 “A morte e o Hades [morada subterrânea”, CBC] entregaram os mortos neles.”
Veja também o tópico “Inferno de Fogo” páginas 249-251.
Sepulturas, sepulcros ou túmulos individuais têm outros nomes nas lÃnguas originais
JuÃ. 16:31 “Mais tarde desceram seus irmãos e todos os da casa de seu pai e o levantaram, e levaram-no para cima e enterraram-no entre Zorá e Estaol, na sepultura [em hebraico: qeber] de Manoá, seu pai.”
Gên. 35:20 “Jacó colocou por isso uma coluna sobre o sepulcro [hebraico: qebuwráh] dela.”
Jó 21:32 “Quanto a ele, será levado ao cemitério, e se fará vigÃlia sobre um túmulo [hebraico: ga.dÃsh].”
Mat. 27:64 “Ordena que o sepulcro [em grego: tafos] seja feito seguro até o terceiro dia.”
Luc. 23:53 “Ele o tirou e enrolou em linho fino, e o deitou num túmulo [grego: mnema] escavado na rocha.”
Mat. 28:8 “Deixando assim rapidamente o túmulo memorial [grego: mneméion], com temor e grande alegria, correram para relatar isso aos discÃpulos dele.”
Seol-Hades associado com a morte e os mortos, não com a vida e os vivos
2 Sam. 22:6 “Rodearam-me as próprias cordas do Seol, confrontaram-me os laços da morte.”
Sal. 89:48 “Que varão vigoroso vive que não verá a morte? Pode ele pôr a sua alma a salvo da mão do Seol?”
Isa. 38:18, 19 “Não é o Seol que te pode elogiar; a própria morte não te pode louvar. Os que descem ao poço não podem olhar esperançosamente para a tua veracidade. O vivente, o vivente, é ele quem te pode elogiar, assim como eu posso neste dia.”
Rev. 20:13 “O mar entregou os mortos nele, e a morte e o Hades entregaram os mortos neles.”
Rev. 6:8 “Eu vi, e eis um cavalo descorado; e o que estava sentado nele tinha o nome de Morte. E o Hades seguia-o, de perto.”
Os no Seol estão mortos, não apenas separados de Deus
Sal. 139:7, 8 “Para onde posso ir do teu espÃrito e para onde posso fugir da tua face? Se eu subisse ao céu, lá estarias tu; e se eu fizesse meu leito no Seol, eis que lá estarias tu!”
Pro. 15:11 “O Seol e o lugar de destruição estão diante de Jeová. Quanto mais os corações dos filhos da humanidade!”
Amós 9:2 “Se cavarem até o Seol, de lá os tirará a minha própria mão; e se subirem aos céus, de lá os farei descer.”
Sal. 49:14 “Como ovelhas foram designados ao próprio Seol; a própria morte os pastoreará.”
Veja também o tópico “Alma”, páginas 16-18.
Situação que faz a pessoa sentir-se como morta é comparada ao Seol
Jon. 2:1, 2 “Então Jonas orou a Jeová, seu Deus, desde as entranhas do peixe e disse: ‘Na minha aflição clamei a Jeová e ele passou a responder-me. Do ventre do Seol clamei por ajuda.”’
Sal. 30:2, 3 “à Jeová, meu Deus, clamei a ti por ajuda e tu passaste a curar-me. à Jeová, fizeste subir a minha alma do próprio Seol; mantiveste-me vivo, para que eu não descesse ao poço.”
Tanto bons como maus no Seol-Hades
Jacó, que temia a Deus, esperava ir lá
Gên. 37:34, 35 “Nisso Jacó rasgou as suas capas e pôs serapilheira em volta dos quadris, e pranteou muitos dias pelo seu filho. E todos os seus filhos e todas as suas filhas se levantavam para consolá-lo, mas ele se negava a ser consolado e dizia: ‘Pois descerei pranteando para meu filho ao Seol!’”
Jesus Cristo esteve lá
Atos 2:31 “Previu e falou a respeito da ressurreição do Cristo, que ele nem foi abandonado no Hades [hebraico: seol], nem viu a sua carne a corrução.”
Injustos, inÃquos no Seol
Sal. 9:17 “Os inÃquos retornarão ao Seol, sim, todas as nações que se esquecem de Deus.”
Jó 24:19 “A seca, bem como o calor, arrebatam as águas da neve; assim faz também o Seol com os que pecaram!”
Mat. 11:23 “Tu, Cafarnaum, serás por acaso enaltecida ao céu? Até o Hades descerás; porque, se as obras poderosas que ocorreram em ti tivessem ocorrido em Sodoma, ela teria permanecido até o dia de hoje.”
Pagãos no Seol
Isa. 14:4, 9 “Terás de encetar esta expressão proverbial contra o rei de Babilônia e dizer: ‘Como cessou aquele que compelia outros a trabalhar, como cessou a opressão! Até mesmo o Seol, embaixo, ficou agitado por tua causa, para encontrar-se contigo ao entrares.’”
Veja também Eze. 32:18-31.
Alguns entram no Seol cedo, tendo morte prematura em retribuição ao proceder pecador
Núm. 16:22-24, 31-33 “Lançaram-se com as faces por terra e disseram: ‘à Deus, o Deus dos espÃritos de toda sorte de carne, pecará um só homem e indignar-te-ás com a assembléia inteira?’ Jeová, por sua vez, falou a Moisés, dizendo: ‘Fala à assembléia, dizendo: “Afastai-vos do redor dos tabernáculos de Corá, Datã e Abirão!”’ E sucedeu que, assim que acabara de falar todas estas palavras, começou a partir-se o solo debaixo deles. E a terra passou a abrir a sua boca e a tragar tanto a eles como os da sua casa, e todo o gênero humano que pertencia a Corá, e todos os bens. Assim, tanto eles como todos os que lhes pertenciam desceram vivos ao Seol e a terra foi cobri-los, de modo que pereceram do meio da congregação.”
1 Reis 2:5, 6 “Tu mesmo sabes muito bem o que me fez Joabe, filho de Zeruia, naquilo que fez aos dois chefes dos exércitos de Israel, a Abner, filho de Ner, e a Amasa, filho de Jeter, quando os matou e fez que houvesse sangue de guerra em tempo de paz, e pôs sangue de guerra no seu cinto que tinha em volta dos quadris e nas suas sandálias que tinha nos pés. E terás de agir segundo a tua sabedoria e não deixar que seus cabelos grisalhos desçam em paz ao Seol.”
Pro. 5:5 “Seus pés descem à morte. Mesmo os passos dela firmam-se no próprio Seol.”
Nenhum homem pode, por meios humanos, escapar de ir ao Seol
Sal. 89:48 “Que varão vigoroso vive que não verá a morte? Pode ele por a sua alma a salvo da mão do Seol?”
Sal. 49:10, 14 “Vê que até mesmo os sábios morrem, o estúpido e o irracional perecem juntamente, e têm de deixar a outros seus meios de subsistência. Como ovelhas foram designados ao próprio Seol; a própria morte os pastoreará, . . . o Seol em vez de uma morada excelsa, é para cada um.”
Os mortos não podem livrar a si mesmos do Seol
Jó 7:8, 9 “O olho daquele que me vê não me avistará; teus olhos estarão fixos em mim, mas eu não existirei. A nuvem certamente acaba e vai embora, assim não subirá aquele que desce ao Seol.”
Libertação do Seol-Hades pela ressurreição
Jó 14:13 “Quem dera que me escondesses no Seol, que me mantivesses secreto até que a tua ira recuasse, que me fixasses um limite de tempo e te lembrasses de mim!”
Portões do Hades não vencem congregação de Cristo; ele os ressuscita
Mat. 16:18 “Eu te digo: Tu és Pedro, e sobre esta rocha construirei a minha congregação, e os portões do Hades não a vencerão.”
João 6:39 “Esta é a vontade daquele que me enviou, que eu não perca nada de tudo o que ele me tem dado mas que eu o ressuscite no último dia.”
Veja também Rev. 1:1, 17, 18; 1 Cor. 15:44, 54, 55.
Todos no Seol-Hades serão ressuscitados; ele será completamente destruÃdo
Rev. 20:12-14 “Eu vi os mortos, os grandes e os pequenos, em pé diante do trono, e abriram-se rolos. . . . E os mortos foram julgados pelas coisas escritas nos rolos segundo as suas ações. E o mar entregou os mortos nele e a morte e o Hades entregaram os mortos neles, e foram julgados individualmente segundo as suas ações. E a morte e o Hades foram lançados no lago de fogo. Este significa a segunda morte, o lago de fogo.”
2007-03-29 16:27:51
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
Algumas religiões impressionam com vasto cabedal de conhecimento, talvez vasto demais, para tentarem impor o que adrede já mentalizaram como verdade absoluta. Quando a Bíblia foi traduzida para o grego, na Versão dos Setenta, Sheol passou a ser o Hades dos gregos. Eles acrediavam que, assim como havia o mundo dos vivos, havia o mundo dos mortos e o hades seria o portal que conduzia a este mundo, o "infernus" latino, o mundo inferior. Absolutamente não tinha o sentido de túmulo comum ao nosso corpo fenecível. Quanto aos hebreus, Sheol tinha um significado aproximado, só que seus habitantes viviam como que num estado mental nebuloso aguardando a ressurreição. Foi com o advento do cristianismo que este segredo sagrado começou a ser revelado. Pedro diz que nossos corpos são marcescíveis e fenecíveis como a mera flor. E que temos, sim, uma sobrevida espiritual numa das "moradas do Pai ", sendo que a mais elevada, a Crística, é reservada para os justificados desde Abraão, Isaac e Jacó, onde estão com Abraão, formando a "Jerusalem que é de Cima", na linguagem de Pedro. O mundo inisível, o Hades ou Sheol, é o lugar onde estaremos após o colapso deste corpo mortal, aonde Saul e seus filhos combatentes (um deles não era soldado) foram fazer companhia ao profeta Samuel depois de perderem a vida contra os filisteus. Jesus sabia disso ao contar a parábola do rico e do lázaro, mostrando que "no seio de Abraão" o que vale são as boas obras e não as riquezas da impiedade. Oras, Jesus não daria falso testemunho ensinando alguma mentira se não acreditasse na sobreviência após a morte. E temos a visão gloriosa de Jesus e os falecidos Moisés e Elias ressuscitados em seus corpos luminosos. Foi uma visão, sim, mas não foi alucinação como jeitosamente querem alguns. Vivemos numa época diferente do século retrasado. O que era oculto está sendo revelado do alto das casas, antenas parabólicas, satélites e computadores. As religiões formais estão assustadas, porque é cada vez mais difícil manter seus membros na antiga santa inocência. Todos começam a desejar o fruto do conhecimento, e é preciso que seja assim, porque hoje é a época do "julgamento começar pelo santuário", é a época da morte ser vencida pelas trombetas da Realidade, é a época de Deus ser tudo em todos. Amem!
2007-03-29 14:17:12
·
answer #4
·
answered by carlosossola 7
·
0⤊
1⤋