Walmor, existem diferentes tratamentos para a psoríase:
» Psoríases menos intensas são tratadas com medicamentos no local das lesões com medicamentos. A hidratação e medicamentos de uso tópico dão bons resultados em psoríases leves. Em pessoas com psoríase grave, estes remédios também são utilizados para manutenção nos períodos de melhora. É preciso ter cuidado com remédios derivados de cortisona, pois estes produzem rápido alívio, mas tendem a perder a potência com o uso repetido. Por isso, muitos dermatologistas preferem controlar as lesões utilizando derivados das vitamina A e D, do alcatrão ou ácido salicílico. A escolha do veículo da medicação (creme, gel, pomada, ungüento, espuma, xampu, loção, óleo ou spray) depende do tipo de pele e do local afetado.
Psoríases mais graves são tratadas com remédios via oral ou injetáveis em alguns casos associado à fototerapia
Portadores de psoríases mais intensas, além da hidratação, devem fazer uso de remédios ingeridos pela boca e / ou aplicados por injeção (sistêmicos). O dermatologista vai avaliar o medicamento mais indicado, levando em conta os riscos de efeitos colaterais.
A fototerapia (tratamento a base de luz) também traz bons resultados. A pessoa fica em uma cabine que emite raios solares, que podem ser ultra-violeta A (UVA) ou ultra-violeta B (UVB). A fototerapia com UVA pode ser associada ao uso de medicamentos (PUVA ou REPUVA). Outras vezes, o procedimento adotado é a simples exposição ao sol após tomar um medicamento que intensifique seus efeitos na pele.
Lembrando sempre que não é possível garantir a melhora com tratamentos sem comprovação científica. Outros profissionais (não médicos) podem oferecer tratamentos alternativos para a psoríase. É certo que estes tratamentos têm bons efeitos psicológicos sobre as pessoas, podendo produzir um alívio temporário. Porém, muitos deles não são comprovados cientificamente. O ideal é você procurar um bom dermatologita para estudar o seu caso. Abraço.
2007-03-28 17:40:13
·
answer #1
·
answered by marofransa 3
·
0⤊
0⤋
Psoríase
O que é?
A psoríase é uma doença da pele bastante frequente. Atinge igualmente homens e mulheres, principalmente na faixa etária entre 20 e 40 anos, mas pode surgir em qualquer fase da vida. Sua causa é desconhecida. Fenômenos emocionais são frequentemente relacionados com o seu surgimento ou sua agravação, provavelmente atuando como fatores desencadeantes de uma predisposição genética para a doença. Cerca de 30% das pessoas que têm psoríase apresentam história de familiares também acometidos.
Não é uma doença contagiosa e não há necessidade de evitar o contato físico com outras pessoas.
Manifestações clínicas
Pode apresentar-se de várias maneiras, desde formas mínimas, com pouquíssimas lesões, até a psoríase eritrodérmica, na qual toda a pele está comprometida. A forma mais frequente de apresentação é a psoríase em placas, caracterizada pelo surgimento de lesões avermelhadas e descamativas (foto) na pele, bem limitadas e de evolução crônica.
A psoríase em placas, em geral, se apresenta com poucas lesões mas, em alguns casos, estas podem ser numerosas e atingir grandes áreas do corpo.
Por serem lesões secas, as escamas da psoríase podem se tornar grossas e esbranquiçadas (foto abaixo) e as localizações mais frequentes são os cotovelos, joelhos, couro cabeludo e tronco.
É comum ocorrerem fases de melhora e de piora. Quando as placas regridem, costumam deixar área de pele mais clara no local afetado.
Outra característica, chamada de fenômeno de Koebner, caracteriza-se pela formação de lesões lineares em áreas de trauma cutâneo, como arranhões. As lesões de psoríase são geralmente assintomáticas, mas pode haver prurido discreto (coceira).
Apresentações menos comuns são a psoríase ungueal (foto abaixo), com lesões apenas nas unhas, a psoríase pustulosa, com formação de pústulas principalmente nas palmas das mãos e plantas dos pés e a artrite psoriásica que, mais comum nos dedos das mãos, caracteriza-se por inflamação articular que pode causar até a destruição da articulação.
Outra forma de apresentação é a psoríase gutata (foto abaixo), com surgimento eruptivo de pequenas lesões circulares (em gotas), frequentemente associada com infecções de garganta.
O diagnóstico da psoríase é geralmente clínico, mas pode ser confirmado por uma biópsia, que revelará um quadro bem característico.
Tratamento
O tratamento da psoríase vai depender do quadro clínico apresentado, podendo variar desde a simples aplicação de medicações tópicas nos casos mais brandos até tratamentos mais complexos para os casos mais graves.
A resposta ao tratamento também varia muito de um paciente para outro e o componente emocional não deve ser menosprezado. Uma vida saudável, evitando-se o estresse vai colaborar para a melhora. A exposição solar moderada é de grande ajuda e manter a pele bem hidratada também auxilia o tratamento.
Não existe uma forma de se acabar definitivamente com a psoríase, mas é possível se conseguir a remissão total da doença, obtendo-se a cura clínica. Ainda não é possível, no entanto, afirmar que a doença não vai voltar após o desaparecimento dos sintomas.
ok
2007-03-29 08:07:00
·
answer #2
·
answered by M.M 7
·
0⤊
0⤋
Um dos medicamentos mais usados para tratar a psoriase e Clobetazol{Psorex} que só não atua nas psoríase de forma de placa disseminada.Nas lesões mais resistentes ,pode-se aumentar o efeito emflamatório,fazendo uma oclusão na área tratada com uma película de politileno, que deve ser feita a noite, depois da melhora voltar ao tratamento normal.
2007-03-29 00:43:02
·
answer #3
·
answered by EDUARDO D 4
·
0⤊
0⤋
Olha,a psiorise,foi comprovada que esta relacionada com estado emocional.Se vc é muito ansioso,ou irritado,é melhor tratar esse lado primeiro,praticar yoga,ai os remédios vão resolver!
2007-03-29 00:34:13
·
answer #4
·
answered by betowicca 6
·
0⤊
0⤋