English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2007-03-28 14:33:07 · 10 respostas · perguntado por . 5 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

10 respostas

A superstição é a base de qualquer religião. Superstição existe quando imaginamos que certas ações nossas poderão ter algum efeito na nossa realidade. Por exemplo, todas as religiões que sacrificam animais o fazem imaginando que este sacrifício, ou seja, a morte de um animal, ira produzir uma melhor colheita, ou ira fazer com que não se fique doente, ou se já doente, que a gente se cure. No caso dos Incas, por exemplo, quem eram sacrificadas eram jovens adolescentes, que tinham que ser virgens. Elas simplesmente eram lançadas de um penhasco e morriam com a queda. Se ela fosse tua filha, tua irmã ou tua namorada, certamente não ias gostas nem um pouco.

Embora estes tipos de sacrifícios possam ser chocantes, as atuais religiões têm ritos que são chocantes para os não praticantes desta religião. Por exemplo, para um evangélico, rezar para a imagem de uma santa é um absurdo. Aos olhos dele, o devoto esta rezando para uma boneca sem vida. Para o católico, no entanto, faz todo o sentido. Ele acredita que rezando para esta imagem, ele vai conseguir alguma graça. Isto é uma superstição, tanto quanto acreditar que se a gente passar por debaixo de uma escada, ou um gato preto se atravessar no nosso caminho, iremos ter ma sorte, na certa.

A superstição existe, e de certa forma as religiões também, por causa consciência e do caráter muito vulnerável que nós, seres humanos, temos. Nos somos relativamente frágeis. Ha muitas coisas neste mundo contra as quais podemos lutar, como por exemplo, algumas doenças como a paralisia infantil que hoje sabemos poder ser combatida com medidas preventivas, como a vacinação. Tem outras ainda contra as quais somos muito vulneráveis, como por exemplo um tsunami. Contra estas, a maioria das pessoas pensa que se rezar, se realizar certas práticas supersticiosas, vai fazer com que não aconteçam estas catástrofes, ou se acontecerem, serem pouco atingidos ou não atingidos. É somente um pensamento, uma questão de fé.

Hoje está provado que algumas praticas e suas conseqüências são realidades. Muitas pessoas são supersticiosas, religiosas, e se por exemplo estão doentes, podem se curar. Mas ai a explicação pode ser uma ação do nosso sistema imunológico agindo diretamente contra esta doença.

2007-03-28 15:13:15 · answer #1 · answered by JLK 2 · 1 0

Não sei se o que irei dizer é exatamente superstição. Mas, eu conheço bem as igrejas Universal do Reino de Deus, Maranata, Assembléia de Deus, Deus É Amor e Testemunha de Jeová. Algumas normas absurdas ou ridículas destas igrejas:

Não pode usa perfume e desodorante, tem que se perfurmar com talco e pronto! (É pra rir ou para chorar?)

Nada de jogar baralho ou coisa assim. (Se baralho fosse sinônimo de aposta, todos os que jogam teriam que morar na rua.)

Nada de tratamento psiquiátrico e psicológico! (Depois, não querem ninguém morrendo!)

Sem televisão! (A TV ensina muita coisa que não presta, mas ainda serve para entreter o público).

Não pode usar colar nem jóias e muito menos cabelo curto (para mulheres) ou comprido (para homens)! (Sorte dos barbeiros, que trabalham duro que, há pessoas que gostam de ter seus próprios estilos e gastar uma graninha para isso.)

Nada de emprestar e nem receber dinheiro, no caso da Maranata. (É por isso que, muita gente se decepciona com os amigos, os amigos de verdade se ajudam, quando preciso.)

Não pode doar nem receber sangue, no caso da Testemunha de Jeová! (Quem morrer, depois é homenageado e celebrado pela Igreja, veja se pode!)

Não pode beber nem um pouco e nem ir a boates, clubes, praias e etc.! (Excessos são ruins, mas, a pessoa tem que saber se controlar, embora às vezes se esforce e não adiante.)

Ir à Igrejas de outras religiões! (Já vi gente faltar missa em homenagem a parente pelo simples fato do parente ser católico, e não protestante.)

Acho que já falei bastante. Um abraço e falou!

2007-03-28 21:46:16 · answer #2 · answered by Anonymous · 1 0

sim em muitas religiões.

2007-03-28 21:43:09 · answer #3 · answered by veruska 6 · 1 0

Sim,mas depende da religião.

2007-03-28 21:41:25 · answer #4 · answered by ♥Lê♥ 3 · 1 0

Tem e bastante! Aqui na igreja tem um super tição de quase 2 metros de altura e outro de quase 2,10 de altura!

2007-03-28 21:39:17 · answer #5 · answered by Anonymous · 1 0

É o que mais tem. Em todas elas.

2007-03-28 21:36:53 · answer #6 · answered by M.M.D.C. 7 · 1 0

supertição é a mãe e o pai das religições!

2007-03-29 06:47:56 · answer #7 · answered by Cláudio 2 · 0 0

Acho que em quase todas,mas,das que eu conheço,eu vejo a superstição mais acentuada nas religiões afrodescendentes(camdoblé,umbanda,duas bandas etc..)

2007-03-29 01:18:33 · answer #8 · answered by The Dark Knight 5 · 0 0

Caríssimo
Apesar delas negarem, estudos apontam que há pontos em comum entre as igrejas cristãs neopentencostais e as religiões . brasileiras ou seitas. Há, em ambas, a crença em "superstições", "arrebatamentos", "incorporações" de entidades e de demônios. "A pregação de boa parte do neopentencostalismo está baseada no diabo; de vez em quando Deus aparece".Ambas, há superstições presentes na venda de óleos santificados, de sal, água para combater doenças, expulsar demônios, a concessão de bênçãos por meio de imposição das mãos sobre dores, carteiras de trabalho, retratos, nomes de pessoas em pedaços de papel, etc. ,
Sinceramente é preocupante o número de igrejas e seitas, que usam o poder de Deus em vão ,em curas miraculosas ,iludindo a fé de milhares de pessoas.
Assim como as pessoas estão descrentes dos políticos ,da justiça,devemos temer o futuro que se descortina ante os nossos olhos.
Precisamos orar com muita fé para um Brasil melhor para nossos jovens.
Abraços!!!

2007-03-29 00:10:06 · answer #9 · answered by Anonymous · 0 0

Tudo gira em torno do medo.
O medo da morte, o medo do castigo divino, o medo do inferno, o medo do diabo, os pecados, as blasfêmias, enfim, tudo em religião se baseia na magia negra do terrorismo emocional e essas crenças passam a fazer parte do folclore dos povos. Tudo balela, tudo lorota para boi dormir.
A indústria da fé com finalidades políticas e comerciai$.
Folclore
do Inglês folk, povo + lores. m.,
ciência das tradições, crenças, costumes e artes populares; conjunto dos poemas, tradições, canções ou lendas populares de uma região; demopsicologia.

Demopsicologia

do Grego dêmos, povo
+ psicologia
s. f.,
estudo da psicologia de um povo; folclore.

Balela
s. f.,
atoarda, boato.

Lorota
s. f., Brasil, pop.,
história mal contada; bazófia; treta.

2007-03-28 21:51:53 · answer #10 · answered by ▒▒ Da Terra ▒▒ 7 · 1 1

fedest.com, questions and answers