English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Jesus podia estar falando que reconhecia o sofrimento dela, assim: "Mulher eis vosso filho, o sofrimento dele", "filho eis vossa Mãe" ele sofria ao ver a dor de sua Mãe, enfim, uma troca de olhares em sofrimento de ambos, e não solicitando que sua Mãe adotasse João como filho.

2007-03-28 12:14:04 · 12 respostas · perguntado por RuyLFreitas 7 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

12 respostas

Ao meu ver Cristo pediu para que não sofresse por sua morte pois assim estava escrito para que pudesse ressucitar.
O discipulo amado João e sua mãe Maria. Os que estavam diante dele até o fim.
Foi lindo, um filho pediando a mãe para que assumisse seu díscipulo amdo como filho, e a este discípulo que assumisse sua Mãe como se mãe dele fosse.
Se queremos ser também discipulos amados de Cristo devemos ter Maria também como Mãe.

2007-03-29 00:14:21 · answer #1 · answered by ĹŲŽ ĐΛ ЦΜБΛПĐΛ 7 · 2 0

Mas foi o contrário.
Ele que a adotou como mãe.
E essa passagem não está somente em João , por acaso.
João descreve as personagens femininas com fina sensibilidade: a samaritana, Marta e Maria de Betania, Maria Madalena e principalmente Maria, a Mãe de Jesus.

No Prólogo, ao dizer que o Verbo se fez carne, a figura da Mãe de Deus oculta-se discreta entre linhas. É o papel ordinário de Maria no Evangelho: passar despercebida, especialmente nos momentos de glória do Filho. Depois, como nenhuma outra criatura, participará do triunfo de Cristo, e será também João quem a descreve em todo o seu esplendor no livro do Apocalipse (12,1) "um grande sinal apareceu no céu: uma mulher vestida com o sol, tendo a lua sob os pés e sobre a cabeça uma coroa de doze estrelas".

Ela é mencionada em duas cenas extremamente significativas: 2,1-11 narra as Bodas de Caná onde ela aparece no seu papel de intercessora atenta e em 19,25-27 a presença de Maria no Calvário como corredentora junto à cruz. Ambos os relatos tem entre si um claro paralelismo. Ela é a referência de Jesus ao entrar e ao sair da sua atividade pública.

Ela é chamada de Mulher: a maioria dos estudiosos veem neste título uma clara alusão ao "Proto-Evangelho": Maria é a nova Eva, num paralelismo semelhante ao que se dá entre Adão e Jesus. Ela é mãe da nova humanidade resgatada.

O Quarto Evangelho contempla a maternidade divina de Maria em toda a sua plenitude. Mãe não só da Cabeça mas também de todos os membros do Corpo Místico de Cristo. Jesus moribundo entrega ao discípulo o que mais ama: sua Mãe. Ao fazer isso Jesus não se limita a cuidar de que sua Mãe não fique desamparada com a morte do Filho único: acima de tudo, quer proclamar a sua maternidade espiritual sobre todos os redimidos. Este é o momento em que a corredenção da Virgem Maria adquire toda a sua força e sentido. A Virgem Santíssima é constituída Mãe espiritual de todos os crentes. O discípulo amado representa aqueles que seguirão o Mestre e no Apóstolo João recebem Maria como Mãe. Só depois disso, Jesus dá por consumada a sua missão (19,28).

Salve Maria, mãe do meu Senhor (Luc.1:43)

2007-03-28 19:33:48 · answer #2 · answered by Frei Bento 7 · 5 2

Não sei se entendi direito, mas entendi que você quer dizer que seria filho dele e da mãe, o que não é, pois Jesus é nosso Irmão Maior, Deus é o pai. Desculpa se não entendi direito, acho que tô com sono, pode ser.

2007-03-28 22:40:08 · answer #3 · answered by insultada 3 · 1 0

Na verdade não podemos fazer uma interpretação do que aconteceu nesta ocasião porque as palavras de Jesus são bem obvias.
Jesus Cristo estava pendurado na estaca, apesar de sofrer grande dor, pensava na situação de sua mãe idosa.
Pelo que podemos entender, Maria então já era viúva, e Jesus, confrontado com a morte, estava conscienciosamente pensando em como ela seria cuidada após ele ter ido embora.
Seus meios-irmãos carnais ainda não tinham depositado fé nele; não eram seus discípulos.
Assim sendo na sua preocupação com sua mãe Jesus confiou sua mãe Maria aos cuidados de João, seu discípulo mais íntimo.
A Bíblia diz sobre a situação, ali junto à estaca de tortura:
Jesus, portanto, vendo sua mãe e o discípulo [João] a quem amava parados ali, disse à sua mãe: ‘Mulher, eis o teu filho!’ A seguir disse ao discípulo: ‘Eis a tua mãe!’ E daquela hora em diante, o discípulo levou-a para o seu próprio lar.”  João 19:26, 27.
E entendemos isso pois sabemos que é da vontade de Deus que os pais recebam muita consideração.
Assim diz a sua lei.
De modo que Jesus estava agindo em harmonia com o quinto dos Dez Mandamentos dados a Israel, que diz: “Honra a teu pai e a tua mãe, a fim de que os teus dias se prolonguem sobre o solo que, teu Deus, te dá.” Portanto, a gratidão para com os pais será ricamente recompensada. — Êxo. 20:12.

2007-03-28 21:11:39 · answer #4 · answered by Herman 6 · 1 0

Jesus assim menciona a João ''Eis ai sua Mãe'' referindo -se a toda humanidade porque somos todos irmãos, filhos do mesmo Deus. E jesus sendo noso irmão e Maria sua Mãe, Ela ta´mbém é nossa Mãe, Se adoramos de coração Jesus , temos que amar Maria a Mãe dele e nossa Mãe. Pois se não amamos Maria , como podemos afirmar que adoramos teu filho Jesus. Um abraço!

2007-03-28 19:38:51 · answer #5 · answered by Anonymous · 1 0

É muito provável que José já estivesse morto nessa época. Então Jesus, preocupado com o bem estar de sua mãe, idosa e viúva, pede que João cuide dela. Afinal, ele era o filho mais velho de Maria e estava morrendo. Confia a João os cuidados de sua mãe idosa. Cuidados espirituais, inclusive, pois parece que os outros filhos de Maria não tinham fé nele.

2007-03-28 19:37:03 · answer #6 · answered by Kevin 2 · 2 1

Ela adotou João como filho sim, pois depois disso ela foi morar com ele, é como a Biblia diz: e o dicipulo a recebeu em sua casa.
Não foi só João não ela também te recebeu como filho, pois João naquele momento estava representando toda a humanidade no qual maria assumiu esse compromisso de mãe desta humanidade, Mãe da Igreja.

2007-03-28 19:29:10 · answer #7 · answered by Fernando Dutra (paysandu) 2 · 1 0

Não creio que Jesus estivesse a pedir a Maria para adoptar João, mas sim pedindo a João que tomasse conta de Maria. Crê-se que, quando Jesus morreu , José, esposo de Maria jà teria falecido, Jesus sendo o filho mais velho se sentiria responsàvel por sua mãe, pediu por isso a um dos discipulos que tomasse conta dela , pois uma viuva neste tempo era uma mulher desprotegida. Esta passagem mostra o carinho e afecção que Jesus sentia por sua mãe.
Afinal, todos amamos nossa mãe!

Shalom!

2007-03-28 19:28:13 · answer #8 · answered by Zau 3 · 1 0

Na realidade Jesus era o filho mais velho de Maria, o que não diminui nenhum único centímetro do mérito dela na história.
Possivelmente José já havia morrido quando Jesus foi crucificado pois ele praticamente desaparece dos evangelhos após o incidente no templo narrado em Lucas, enquanto Maria está sempre rondando Jesus como faria qualquer mãe.
Como sabemos, Jesus era carpinteiro, ou seja, assumiu a profissão de seu pai. Na falta de José, certamente foi Jesus quem assumiu a responsabilidade da casa até por questões culturais. Mesmo tendo os mais perfeitos motivos para não se importar com isso enquanto sangrava na cruz, Jesus não esqueceu dos problemas que Maria e seus irmãos iriam sofrer pela sua falta, demonstrando até na morte a grandiosidade do seu caráter.
Então, o que ele fez, foi colocar alguém de confiança, no caso João, para cuidar da sua mãe pela ocasião da sua falta. Jesus não solicitou que Maria adotasse João. Ele fez o contrário. Ele pediu para que João adotasse Maria como mãe e mais uma vez praticou as escrituras honrando pai e mãe.
Resumindo, Jesus era f*.

2007-03-28 19:27:48 · answer #9 · answered by Daniel 3 · 1 0

olá ,amigo. Jesus tinha muito carinho e preocupação por sua mãe, Maria. Mesmo sentindo dores horríveis quando estava sendo executado, ele se certificou de que Maria recebesse os devidos cuidados de seu amado apóstolo João. Por isso ele citou essas palavras.

2007-03-28 22:47:31 · answer #10 · answered by ione 3 · 0 0

fedest.com, questions and answers