English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

de acordo com a biblia pascoa do senhor(assim chamada no velho testamento) era comemorada com carne assada e nao com ovos. tenho 27 sobrinhos 8 irmas e uma namorada acho que essa pascoa vai me quebrar(ficar liso)

2007-03-28 05:25:09 · 12 respostas · perguntado por Anonymous em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

12 respostas

The Encyclopædia Britannica comenta: “Não há indício da observância da festividade de Easter [nome inglês das celebrações pascoais na cristandade], quer no Novo Testamento, quer nos escritos dos Pais apostólicos. A santidade de épocas especiais era uma idéia alheia à mente dos primeiros cristãos.” — (1910), Vol. VIII, p. 828.

The Catholic Encyclopedia nos diz: “Muitíssimos costumes pagãos, celebrando a volta da primavera, gravitavam para Easter [Páscoa]. O ovo é emblema da vida germinante do princípio da primavera. . . . O coelho é símbolo pagão e sempre tem sido emblema da fertilidade.” — (1913), Vol. V, p. 227.

No livro The Two Babylons, de Alexander Hislop, lemos: “Que significa o próprio termo Easter? Não é nome cristão. Leva na própria testa sua origem caldéia. Easter não é outra coisa senão Astarte, um dos títulos de Beltis, a rainha do céu, cujo nome . . . encontrado por Layard em monumentos assírios, é Istar. . . . Esta é a história de Easter. As observâncias populares que ainda acompanham o período de sua celebração confirmam amplamente o testemunho da história quanto ao seu caráter babilônico. Os bolinhos quentinhos marcados com um cruz, na sexta-feira da Paixão, e os ovos tingidos, do domingo da Páscoa ou Easter, constavam dos ritos dos caldeus exatamente como agora.” — (Nova Iorque, 1943), pp. 103, 107, 108; compare com Jeremias 7:18.

2007-03-28 05:30:28 · answer #1 · answered by Specula — Annuntians Regnum Iehovah 5 · 0 0

quem inventou foi o comércio para poder arrancar dinheiro dos bobos e forçar todos a comprarem ovos caríssimos de chocolates....

2007-03-28 13:47:43 · answer #2 · answered by Priscilla 3 · 1 0

Olá meu nome é Viviane.
1) Para os cristãos o domingo de Páscoa festeja a ressurreição de Jesus Cristo. A palavra Páscoa vem de "pessach", do hebraico, a língua falada pelos Judeus, e significa "passagem". Para eles ( os judeus) a Páscoa quer dizer liberdade. Ele marca o fim da escravidão dos judeus e dos egípcios na antiguidade.
2) O coelho significa : renovação constante da vida, porque ele tem muitos filhotes.
O ovo significa: nova vida porque de um ovo sai o novo ser.

Espero que minha resposta tenha te ajudado.

(((Beijos))).

2007-03-28 12:45:53 · answer #3 · answered by Vivih 2 · 1 0

Colega Derlucio. "Páscoa" significa "Passagem" e é uma comemoração religiosa antiga dos judeus: uma de suas grandes festas anuais. Relembra a passagem do estado de escravidão do Egito para a liberdade da terra prometida, sob o comando de Moisés. Para os cristãos seu sentido também é de passagem, mas do estado de pecado para a graça da vida eterna, trazida com a Morte e Ressurreição de Cristo, Filho de Deus. A questão dos ovos é trazida pela tradição de algum povo moderno. O ovo simboliza a renovação, a vida nova em promessa, tal como dever ser o espírito cristão nesta comemoração Pascal. Mas se você vai ficar "liso" com este gasto, fique tranquilo! A tradição de ovos de chocolate foi um grande marketing da indústria e do comércio: ainda hoje, em lugares mais pobres e distantes, é costume presentear a criançada com ovos de galinha mesmo, pintados, enfeitados e cozidos. O sentido da "Renovação" é o mesmo!!! Não se preocupe com o simbolismo, mas tenha a certeza da ressurreição de Cristo em seu coração, pois assim como Ele, nós também ressucitaremos no Último Dia. Um abraço!!

2007-03-28 12:39:43 · answer #4 · answered by P*C 4 · 1 0

A historia do ovo de chocolate e de coelhos , tal como do papai noel, são invenções comerciais, não têm nada a ver com a fé na ressurreição de Jesus e nem é ensinamento da Igreja Católica.
Se vc for na Igreja não verá em nenhuma delas nada em aluzão à Páscoa que tenha esses símbolos incluídos.

2007-03-28 12:33:02 · answer #5 · answered by Frei Bento 7 · 1 0

EU NÃO FAÇO IDEÍA.

2007-03-31 08:35:10 · answer #6 · answered by ÍNDIO 7 · 0 0

A Páscoa é uma festa muito antiga. Muito mais antiga do que Cristo.
A história conta que no antigo Egito já se comemorava a Páscoa, no sentido de ser uma festa que comemorava o renascimento da natureza, após o frio inverno no hemisfério norte. Os símbolos do coelho e dos ovos vem daí, pois ambos lembram nascimento e fecundidade.
Também a terra ficava fecunda, podendo receber as sementes que dariam a fartura e manteriam a vida das pessoas no outro inverno. Por isso, os pagãos realizavam verdadeiros ritos, cultuando a mãe-terra nessa época. Tinham até uma deusa que cultuavam e que chamam de Eostre (Ostern é a palavra que representa Páscoa em alemão). Entre os pagãos, e mesmo os povos da antigüidade, era comum se presentearem ovos coloridos, como comemoração desse novo ciclo de vida. Os chineses trocavam ovos de pata entre si, mil anos antes de Cristo.
Portanto, quem diz que o Coelho, os Ovos e os presentes não fazem parte da Páscoa (Pesach entre os hebreus e onde a festa também já era comemorada muito antes de Cristo) não conhece o verdadeiro significado dessa festa milenar. a Páscoa é uma festa muito antiga. Muito mais antiga do que Cristo. Aliás, historicamente a páscoa não é uma comemoração cristã.

Veja mais nesses links
http://www.terra.com.br/pascoa/curi_3.ht...
http://www.suapesquisa.com/historia_da_p...
http://pt.wikipedia.org/wiki/ostara...

2007-03-28 12:49:15 · answer #7 · answered by Luz 6 · 0 0

Os sacerdotes druidas escolheram o ovo como símbolo de sua seita. Outra corrente assegura que o ovo é símbolo pascal inspirado no costume chinês de colorir ovos de pata, para celebrar a vida que deles se origina.A Páscoa já era celebrada pelos judeus antes mesmo do nascimento de Jesus, com outro sentido: o de liberdade, após anos de escravidão no Egito.

2007-03-28 12:43:52 · answer #8 · answered by ... 6 · 0 0

Easter é mesmo de origem genuinamente pagã, mas estranhamente adotada como elemento de renascimento pelos ritos cristãos. A páscoa judaica significava a comemoração da liberdade conquistada quando da fuga dos antigos hebreus do Egito. É um evento bastante difundido, com o caráter de jamais esquecer das origens e do sacrifícios dos antepassados para posicionar a existência no hoje. Evidentemente, não era do interesse da igreja católica primitiva corroborar com a cultura judaíca de quem tentou a vida toda se desvencilhar. Preferiu assim, adotar um culto pagão a aceitar uma postura semítica.

2007-03-28 12:42:00 · answer #9 · answered by Anonymous · 0 0

Oi! Para o cristianismo a páscoa comemora a ressurreição de Cristo e significa vida nova. Por isso os católicos simbolizam com o ovo, que quer dizer o surgimento de uma nova vida.

2007-03-28 12:39:51 · answer #10 · answered by Linda Craft 3 · 0 0

A Páscoa (do hebraico Pessach, significando passagem) é um evento religioso cristão, normalmente considerado pelas igrejas ligadas e esta corrente religiosa como a maior e a mais importante festa da cristandade. Na Páscoa os cristãos celebram a Ressurreição de Jesus Cristo (Vitória sobre a morte) depois da sua morte por crucificação (ver Sexta-Feira Santa) que terá ocorrido nesta altura do ano em 30 ou 33 d.C. O termo pode referir-se também ao período do ano canônico que dura cerca de dois meses a partir desta data até ao Pentecostes.

Origem dos Símbolos da Páscoa

É sugerido por alguns historiadores que muitos dos atuais símbolos ligados à Páscoa (especialmente os ovos de chocolate, ovos coloridos e o coelhinho da Páscoa) são resquícios culturais da festividade de primavera em honra de Eostre que, depois, foram assimilados às celebrações cristãs do Pessach, depois da cristianização dos pagãos germânicos. Contudo, já os persas, romanos, judeus e armênios tinham o hábito de oferecer e receber ovos coloridos por esta época.

Ishtar tinha alguns rituais de caráter sexual, uma vez que era a deusa da fertilidade, outros rituais tinham a ver com libações e outras ofertas corporais.

Um ritual importante ocorria no equinócio da primavera, onde os participantes pintavam e decoravam ovos (símbolo da fertilidade) e os escondiam e enterravam em tocas nos campos. Este ritual foi adaptado pela Igreja Católica no principio do 1º milênio depois de Cristo, fundindo-a com outra festa popular da altura chamada de Páscoa. Mesmo assim, o ritual da decoração dos ovos de Páscoa mantém-se um pouco por todo o mundo nesta festa, quando ocorre o equinócio da primavera.
Desfile de Páscoa em Madrid, Espanha
Desfile de Páscoa em Madrid, Espanha


Ovo de Páscoa

Tradição de dar ovo tem milênios (mas antes o ovo era de galinha mesmo). Guilherme Bryan

O hábito de dar ovos de verdade vem da tradição pagã! Agradeça aos confeiteiros franceses o ovo que você come na Páscoa hoje ser feito de chocolate. Caso contrário, você ganharia um belíssimo ovo de galinha para celebrar a data.

A tradição de presentear com ovos - de verdade mesmo - é muito, muito antiga. Na Ucrânia, por exemplo, centenas de anos antes de era cristã já se trocavam ovos pintados com motivos de natureza - lá eles têm até nome, pêssanka - em celebração à chegada da primavera.

Os chineses e os povos do Mediterrâneo também tinham como hábito dar ovos uns aos outros para comemorar a estação do ano. Para deixá-los coloridos, cozinhavam-nos com beterrabas.

Mas os ovos não eram para ser comidos. Eram apenas um presente que simbolizava o início da vida. A tradição de homenagear essa estação do ano continuou durante a Idade Média entre os povos pagãos da Europa.

Eles celebravam Ostera, a deusa da primavera, simbolizada por uma mulher que segurava um ovo em sua mão e observava um coelho, representante da fertilidade, pulando alegremente ao redor de seus pés.

Os cristãos se apropriaram da imagem do ovo para festejar a Páscoa, que celebra a ressurreição de Jesus - o Concílio de Nicéia, realizado em 325, estabeleceu o culto à data. Na época, pintavam os ovos (geralmente de galinha, gansa ou codorna) com imagens de figuras religiosas, como o próprio Jesus e sua mãe, Maria.

Na Inglaterra do século X, os ovos ficaram ainda mais sofisticados. O rei Eduardo I (900-924) costumava presentear a realeza e seus súditos com ovos banhados em ouro ou decorados com pedras preciosas na Páscoa. Não é difícil imaginar por que esse hábito não teve muito futuro.

Foram necessários mais 800 anos para que, no século XVIII, confeiteiros franceses tivessem a idéia de fazer os ovos com chocolate - iguaria que aparecera apenas dois séculos antes na Europa, vinda da então recém-descoberta América. Surgido por volta de 1500 a.C., na região do golfo do México, o chocolate era considerado sagrado pelas civilizações Maias e Astecas. A imagem do coelho apareceu na mesma época, associada à criação por causa de sua grande prole.

2007-03-28 12:35:11 · answer #11 · answered by Electric Eye 2 · 1 1

fedest.com, questions and answers