English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

A febre, ela serve apenas de alerta que algo errado está ocorrendo no nosso corpo, infecção, por exemplo, ou ela também cria um ambiente hostil no corpo para ajudar a com o agente infeccioso?

2007-03-28 01:43:17 · 6 respostas · perguntado por JotaErre 4 em Ciências e Matemática Medicina

6 respostas

A febre até 38º é um mecanismo de defesa para combater as infecções. Acima de 38º a febre começa se tornar perigosa, podendo inclusive levar à morte. Então qualquer décimo acima de 38º deve ser ministrado um anti-térmico.

Quando a febre é em bebês, devemos imediatamente administrar o anti-térmico, passado pelo médico, obviamente, pois o sistema imunológico deles não está ainda completamente formado.

À medida que crescemos, nossas defesas se tornam mais fortes, pois somos expostos a um grande número de agentes bactericidas e infecciosos ao longo da vida.

2007-03-28 01:51:18 · answer #1 · answered by Pensatore 7 · 0 0

Com certeza significa que algo esta errado.

2007-04-04 17:48:44 · answer #2 · answered by Pampam 1 · 0 0

A febre, em caso de infecção, é uma resposta do organismo à liberação se substâncias inflamatórias e também pirogênicas (que causam febre). Tais substâncias são responsáveis por "chamarem" as moléculas de defesa, que produzem mais substâncias para combater, ou então "engolem" o agente infeccioso. A temperatura corporal, em último grau, é controlada pelo cérebro, mais especificamente pelo Centro Termorregulador que fica numa região chamada hipotálamo. Esse Centro responde às várias modificações do organismo através de "sinais" transmitidos por diversas substâncias (inclusive as inflamatórias).
Uma das principais conseqüências da febre é o aumento de gasto de energia pelo organismo, uso do oxigênio, e aumento da freqüência cardíaca (batimentos do coração). Não está errado em se pensar que o aumento da temperatura é um mecanismo de defesa, uma vez que o calor pode inibir a atividade de um micróbio. Por outro lado, considerando as conseqüências da febre, pode ser muito perigoso um paciente com graves problemas de coração (como insuficiência cardíaca severa) ter febre alta. Além disso, se uma infecção for muito intensa, com liberação de muitas substancias pirogênicas, a temperatura pode subir demais (mais que 42°C), a ponto de matar a própria pessoa.
A febre também ocorre como manifestação de outros problemas que não infecção, bastando lembrar de situações que cursem com inflamação intensa, ou de alergias, e até de efeitos adversos de medicamentos.

2007-03-29 15:27:43 · answer #3 · answered by renato 2 · 0 0

Oi!A febre é o resultado da luta de nosso organismo contra a infecção por exemplo.VLW!

2007-03-28 09:25:32 · answer #4 · answered by ? 4 · 0 0

A febre está envolvida com a ativação do sistema imunológico no caso de infecções mais graves.
A temperatura sendo elevada aumenta a velocidade das reações bioquímicas que envolvem a produção de anticorpos contra os antígenos infecciosos.
Aumenta a atividade fagocitária dos leucócitos bem como a produção de novos leucócitos nos gânglios linfáticos.
A febre deve ser controlada porque se passar de 40ºC pode causar convulsões e a seguir a morte do enfermo.

2007-03-28 08:52:46 · answer #5 · answered by ▒▒ Da Terra ▒▒ 7 · 0 0

É isso aí, Antonio.
A grande atividade do organismo gera um aquecimento, q irá auxiliar no combate ao agente estranho.
E a consequente "lezeira" q sentimos c/ a febre, nos faz gastar menos energia, dimunuindo o tempo para a reabilitação!

2007-03-28 08:51:36 · answer #6 · answered by Andrea 7 · 0 0

fedest.com, questions and answers