Os livros do VT foram postos em um só volume e traduzidos do hebreu para o grego (conhecida como a versão Septuaginta) muito tempo antes de Jesus nascer (227 a.C). Provavelmente esta foi a versão que Cristo e os apóstolos usaram.Não pode ser provado que a igreja católica foi quem reuniu os livros do NT, pois esta coleção já estava em circulação bem antes do Concílio de Hipona em 390 A.D..Há uma lista de livros que foram mencionados pelos escritores cristãos primitivos.
· 326. Atanásio, bispo de Alexandria, menciona todos os livros do Novo Testamento.
· 315-386. Cirilo, bispo de Jerusalém, dá uma lista de todos os livros do NT exceto Apocalipse.
· 270. Eusébio, bispo de Cesaréia, chamado de Pai da história eclesiástica, narra sobre a perseguição que o imperador Diocleciano lançou sobre a igreja cujo decreto requeria que todas as igrejas fossem destruídas e as Sagrada Escrituras queimadas. Ele lista todos os livros do Novo Testamento. Ele foi comissionado por Constantino para preparar cinqüenta cópias da Bíblia para uso das igrejas de Constantinopla..
· 185-254. Origenes, escritor de Alexandria, especifica todos os livros de ambos os Testamentos.
· 165-220. Clemente, de Alexandria, especifica todos os livros do Novo Testamento exceto Filemon, Tiago, 2 Pedro e 3 João. Mas Eusébio, que possuía os escritos de Clemente, disse que ele deu explicações e citações de todos os livros canônicos.
· 160-240. Tertuliano, contemporâneo de Orígenes e Clemente, menciona todos livros do NT exceto 2 Pedro, Tiago e 2 João.
· 135-200. Irineu, citou todos os livros do NT exceto o Filemon , Judas, Tiago e 3 João.
· 100-147. Justino, o Mártir, menciona os Evangelhos como sendo quatro em número e cita eles e algum das epístolas de Paulo e Apocalipse.
Assim, todos os livros do NT estiveram em circulação na era apostólica. Realmente, os apóstolos eles mesmos colocaram seus escritos em circulação no começo do cristianismo.
2007-03-28 01:50:09
·
answer #1
·
answered by L'Douro 3
·
0⤊
0⤋
A Bíblia é composta de 66 livros. 39 livros do A.T. e 27 do N.T. Levou 1.500 anos para ser escrita por 40 autores. Os escritores da Bíblia não queriam ser SOLO, mas foram escolhidos por Deus. Ele escolheu homens simples, puros, santos, fiéis, cujo corações era segundo o Seu coração. Eles surgiram no meio do povo de Israel, com exceção de Lucas, que não era judeu, mas se converteu ao Senhor Jesus. DEUS os encheu do Seu Espírito Santo para escreverem exatamente aquilo que Ele queria. Certo?
2007-03-28 13:01:39
·
answer #2
·
answered by A Mensageira 4
·
0⤊
0⤋
Primeiro, os autores foram inspirados por Deus a escrever, e por isso, nenhum deles sabia que seu livro seria somado a outros para se tornar o que chamamos de 'Bíblia', porém, o artor, que é Deus, este sabia desse propósito. Os que escreveram eram apenas os escritores.
Agora, quem juntou a Bíblia:
Os religiosos e escribas do novo testamento tinham as escrituras dos livros que consideravam sagrados, os 39 do velho testamento.
Mas quem "juntou tudo", tanto as escrituras do velho e do novo testamento, foi a própria igreja primitiva.
Os textos eram escritos em hebraico (velho testamento) e em grego (novo testamento). A igreja catolica romana traduziu para o latim, pois assim, somente ela conseguiria entender a Bíblia. Mais tarde, Martinho lutero a traduziu para o alemão e divulgou a europa... daí vai toda a historia,,
2007-03-28 09:38:52
·
answer #3
·
answered by Thalita 4
·
0⤊
0⤋
Eu perguntaria, porque nem todos os livros até citados pela bíblia não estão lá ?
O primeiro a juntar as cartas de Paulo com um evangelho foi um tal de Marcião que foi acusado de heresia por ter modificado os documentos posteriormente (quem sabe até, não tenha sido ele quem escreveu as cartas de Paulo para validar uma lenda).
O apocalipse chegou a ser retirado da bíblia e depois recolocado no cânon.
O livro do pastor de Hermas que se encontra na Bíblia mais antiga e completa o Codex Sinaiticus não se encontra nos impressos atuais.
Em Judas 1, 14 Para estes também profetizou Enoque, o sétimo depois de Adão, dizendo: Eis que veio o Senhor com os seus milhares de santos,
15 para executar juízo sobre todos e convencer a todos os ímpios de todas as obras de impiedade, que impiamente cometeram, e de todas as duras palavras que ímpios pecadores contra ele proferiram.
Essa citação está no livro de Enoque, encontrado nos manuscritos de Qumran (mar Morto). Possuo a tradução completa desses achados, e confirmo a informação sobre isso, mas onde está o Livro de Enoque na Bíblia ?
Ou seja, é o próprio homem quem escolhe o que quer colocar ou tirar da Bíblia que impressa nos dias atuais, é aceita como manual de conduta por muitos como se lá estivesse a verdade absoluta sobre a vontade do Deus ao qual crêem, mas na verdade é uma obra humana mal feita e mal acabada.
2007-03-28 09:25:58
·
answer #4
·
answered by Mister N 6
·
0⤊
0⤋
à impossÃvel precisar quando a bÃblia foi criada, pois a bÃblia não é um único livro.
Não têm um único autor.
As versões bÃblicas não foram todas escritas de uma só vez.
Levou-se, milhares de anos para que as supostas “escrituras sagradas” ficassem prontas.
E antes das narrativas que foram juntadas para fabricar a bÃblia serem escritas; as lendas já eram contadas nas rodas de conversas e nas celebrações dos povos antigos.
A façanha de criar, divulgar e remodelar a bÃblia escrita, teria começado em torno do ano 1250 a.C., mas só foi parcialmente concluÃda, cerca de 100 anos após o nascimento de Jesus.
Além disso, a antiga bÃblia judaica era bem diferente da moderna bÃblia cristã.
Principalmente no que se refere ao antigo testamento e aos modismos do vocabulário.
A bÃblia foi escrita e revisada, por inúmeras pessoas, de diversas camadas sociais.
Pois a bÃblia é a versão religiosa da suposta atividade do deus dos hebreus, no decurso da vida de um povo; que descreveu a criação e as questões fundamentais da vida ao seu modo.
E sem muita preocupação com a Geografia, a Paleontologia, a Geologia ou mesmo a verdade.
Como a bÃblia atual foi fabricada
A bÃblia atual foi fabricada no ano de 325, na cidade bizantina de Nicéia (hoje um território Turco).
Durante o ConcÃlio de Nicéia, convocado pelo papa são Silvestre; para condenar a heresia dos arianos.
Pois foi que em meio a discussões acaloradas, e a destruição dos evangelhos antigos, que estariam repletos de absurdos, contradições, erros ou relatos inconvenientes. Que a bÃblia atual foi maquiavelizada.
E aprovada por Constantino, pelo ConcÃlio e por Atanásio (que era o bispo de Alexandria).
Além disso, é impossÃvel que todos os 31.173 VersÃculos da atual bÃblia portuguesa, sejam genuÃnos, pois além de Irineu afirmar que, foram escolhidos quatro evangelhos, não porque fossem os verdadeiros, mas porque provieram de fontes defendidas por forças polÃticas muito poderosas.
Os evangelhos atuais teriam sofrido a ação dos que introduziram no mesmo o que mais lhe convinha.
Bem como, conteria a opinião dos que decidiram.
2007-03-28 08:53:32
·
answer #5
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Bem segundo a historia...os profetas escreveram para poder de certa maneira ter a palavra que escutaram de jesus em livros, o poblema é que como foi escrito muito tempo depois de sua morte, algumas ou muitas coisas nao foram como se esta escrito.
Mas sim, foi juntado depois, pela Igreja por ordem do Papa, nao lembro o nome desse agora, mas bem, todos ja sabem a finalidade, como sempre foi, como é, e como sempre será, a Igreja fez por poder, para estender a ordem e a "harmonia" e aumentar sua influencia.
2007-03-28 08:51:02
·
answer #6
·
answered by Barcelona Expedition 2
·
0⤊
0⤋
nao sei
2007-03-28 08:40:50
·
answer #7
·
answered by valeria f 1
·
0⤊
0⤋