Reencarnação:
Partindo da primissa de que o espiritismo, em seu ensinamento basilar, tem a reencarnação com o "fiel" da balança divina, na qual o espírito por seu esforço próprio, prima em evoluir, ou ficar estagnado, mostra a grandeza da sabedoria divina.
Estado comtemplativo:
O espirito(ou alma) aguarda um julgamento eterno, como fosse um tribunal terreno, onde um juiz "Deus", irá julgar os santos dos demônios, separando uns para viver uma vida comtemplativa e outros condenados ao sofrimento eterno.
De bom raciocínio, qual dessas duas vertentes faz o sentido lógico e representa uma sabedoria superior sem privilégios nem condenações eterna?
2007-03-28
01:34:37
·
11 respostas
·
perguntado por
Anonymous
em
Sociedade e Cultura
➔ Religião e Espiritualidade
MAKOTO
Abstenção não vale!
Pode chutar o balde, mas dê sua opinião, ficar em cima do muro não vale!
2007-03-28
02:21:22 ·
update #1
Wadir bom dia.
Eu nunca me posicionei como ateu, no entanto não compactuo com a idéia de um Deus vingativo, não dou a menor credibilidade no velho testamento, e ainda tenho sérias resalvas quanto ao novo testamento, extraíndo daí qualquer teor de ensino de elevação moral que tenho como válida, aliás amplio esse campo tambem pra qualquer doutria ou religião, aproveitemos o que é bom, sadio, e descartamos os ranços e preconceitos criado pelo homem.
Muita paz
2007-03-28
02:45:32 ·
update #2
Bom, acho que vc mesmo já respondeu que a reencarnação representa uma sabedoria superior sem privilégios nem condenações eternas.
Então farei um breve relato sobre como uma leique sempre esteve presente na história da humanidade passou a ser combatida por certas religiões.
Desde que existiu ser humano existe a idéia da reencarnação. Encontramos nas grandes matrizes doutrinárias que deram origem às milhares de religiões e seitas no mundo essa idéia. Desde o Brhamanismo, o Hinduismo, o Judaísmo, o Druidismo, o Budismo e o Cristianismo entre outras.
O Cristianismo deriva do Judaísmo e este sempre prestigiou a idéia da reencarnação. Nos seus primeiros séculos de existência o Cristianismo aceitava e vivia plenamente a idéia da reencarnação. No Concílio de 312 convocado por Constantino - Concílio de Constantinopla- a idéia da reencarnação começou a ser naõ só apagada mas banida do repertório católico. Porque? A Igreja já vinha se sentindo mal com essa idéia porque se contrapunha ao conceito de que a salvação só poderia ser atarvés da Igreja e Constantino se sentia também desconfortável com a idéia da reencarnação porque a reencarnação iguala os seres humanos, todos somos iguais espiritualmente, e o imperador ser igual de um servo seu não era uma idéia das mais confortadoras para as cabeças da realeza.
Assim que o Cristianismo foi incorporado ao Estado Romano e passou a ser a religião oficial do estado, começaram as perseguições àqueles que defendiam dentro da Igreja a idéia da reencarnação. Começou então uma longa trajetória de perseguições com inúmeras vítimas e marginalização de espíritos brilhantes dentro da Igreja. Eurígenes foi um desses defensores da reencarnação dentro da Igreja que foi aniquilado e seus seguidores os monges euriginistas foram tão perseguidos que acabaram desaparecendo.
A situação se consolidou com o Concílio de Constantinopla de 553 por obra do Imperador Justiniano lançando-se assim 15 anátemas contra as idéias de Eurígenes, sepultando definitivamente a reencarnação dentro da Igreja Católica Romana. Segundo todos os historiadores, o cristianismo perdeu seu elo principal que era justamente a idéia da reencarnação por obra dos Lideres Católicos.
Mas a idéia continuou através dos séculos dentro de certos movimentos na própria Igreja, através de seitas e todas elas foram sufocadas com lágrimas de sangue. Isso aconteceu com os paulicianos no século VII, com os gorgomitas no século X, com os famosos cátaros da França medieval, houve a cruzada dos albigeses de 1209 até 1229 que foi uma chacina sem precedentes, uma verdadeira carnificina como jamais houve, sempre na tentativa de sufocar o surgimento e a revitalização da idéia reencarnacionista.
Mas a idéia continuou, aqui e acolá, conservada por correntes exotéricas, pelos alquimistas (Izac Newton era um alquimista), pelos Rosa cruzes, pelos maçons e finalmente no século dezenove Allan Kardec introduziu definitivamente no corpo da Doutrina Espírita o príncípio postulado fundamental da reencarnação.
Provas científicas da Reencarnação existem muitas, existem as pequisas feitas pelo Dr. Ian Stevenson professor de psiquiatria da Universidade da Virgínia que subvencionado pela pr´pria Universidade percorreu o mundo buscando provas científicas da reencarnação. Sua obra é vastíssima com diversos casos relatados e documentados.
Existe no Brasil o livro chamado Reencarnação do cientista Hernane G. Andrade, que catalogou dezenas de casos estudados cientificamente, e todo esse manancial está a disposição de quem procura a verdade.
A ciência já chegou ao ápice dos estudos da matéria, já vivemos a era das pesquisas espirituais, a física já estuda a hipótese científica do espírito e a biologia está caminhando para o mesmo sentido.
Há de se entender que muitos paradigmas serão quebrados e a ciência materialista terá de sofrer mudanças consideráveis admitindo a existência de uma mente que comanda o corpo e que já exisitia antes do corpo, interesses serão comprometidos e por isso ainda existe a barreira do preconceito. Mas diante dos fatos nada mais resta a fazer senão se entregar a eles. Assim como vivemos durante séculos num planeta redondo e só a 500 e poucos anos se comprovou que a Terra é redonda, depois da idéia ter sido combatida ferozmente, isso se tornou um fato e agora é natural e irrefutável. O mesmo ocorrerá com várias outras idéias que se tornarão fatos comprovados e que nem por isso teremos deixado de conviver com eles por todo o tempo mas não sabíamos ainda.
"O materialismo vai acabar por falta de matéria."
Albert Einstein
Kbrito Eu também jurava que tu era ateu.
2007-03-28 03:47:52
·
answer #1
·
answered by Fafá 5
·
3⤊
0⤋
Bem a reencarnação existiu para as almas se redimirem dos sofrimentos causados era assim tinha no Universo, Juízes Cármicos, que nos julgavam a cada missão, e nos faziam retornar para redimir nossas culpas, assim entendiam os esotéricos na Roda de Sansara, uma alma tinha diversas vidas em corpos diferentes, como homem ou como mulher, mas hoje é tudo diferente, a cada falha nossa somos julgados no ato, se matamos, somos mortos pela justiça da Terra, se consumimos drogas somos mortos em pouco tempo por não pagar o consumo, e assim são as punições porque não retornaremos para ter outra vida aqui na Terra, nossa Galaxia é muito grande , com mil Sóis, e treis milhões de Planetas, pelo motivo não ha tempo de rencarnarmos mais aqui. Aqui serão depurados os melhores que seguirão outras dimensões, os que obedecem os principios da Paz, serão enviados a Planetas de evolução. E assim todos seremos remanejados.
2007-03-28 09:10:41
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
3⤊
0⤋
Reencarnação/Evolução. Questão de justiça...
2007-03-28 08:52:15
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
3⤊
0⤋
Acho que nessa posso me manter silencioso, né...? ^^
2007-03-28 08:48:18
·
answer #4
·
answered by Makoto 6
·
3⤊
0⤋
Me Caro kBrito,
Sem dúvidas é o Espiritismo. Nada é mais racional do que você crescer pelos seus próprios méritos, ou estagnar pelos seus próprios erros.
2007-03-28 13:51:40
·
answer #5
·
answered by Lord McLoud 7
·
2⤊
0⤋
Oi Kbrito, a reencarnação mostra a sabedoria divina e a justiça de Deus. Não existe um Deus vingativo que condena. O Deus é de amor. Somos criaturas que por nosso esforço evoluímos ou estagnamos aí está a maravilha temos muitas oportunidades quantas forem necessárias porque somos eternos. Um abraço.
2007-03-28 13:27:21
·
answer #6
·
answered by Jeje 5
·
2⤊
0⤋
Reencarnação sim, mas não vejo a hora de me livrar da roda das encarnações e assumir meu papel só espiritual.
O melhor da reencarnação é tentar livra-se dela. Passar de fase. Se conseguir beleza, se não é GAME OVER.
2007-03-28 09:51:35
·
answer #7
·
answered by ĹŲŽ ĐΛ ЦΜБΛПĐΛ 7
·
2⤊
0⤋
Reencarnação com certeza, a cada nova existência o espírito progride, mas o número de vezes que terá de enfrentar uma existência corporal dependerá em muito do seu próprio esforço e trabalho realizado. Apenas quando se achar isento de qualquer impureza de caráter moral, é que o espírito não terá mais a necessidade das provas de natureza corporal. Reencarnamos para evoluirmos. Evoluímos através do resgate de dívidas passadas e do crescimento moral e intelectual. Pra mim não tem sentido nenhum ficar esperando um julgamento eterno.
2007-03-28 09:13:09
·
answer #8
·
answered by Andrea 7
·
2⤊
0⤋
Olá Kbrito.Esse estado contenplativo que você menciona, não existe, na pós vida. O que existe de verdade, é o julgamento pelo seu próprio juiz ( Tua consciência. Esse é o teu juiz. Deus não julga nada)Você está correto quando diz, que a reencarnação é o fiel da balança do espiritismo. Procure ler com mais atenção sobre a reencarnação nas obras básicas de Kardec.Portanto, podemos afirmar com toda a certeza, que a ""VERTENTE'' REENCARNÇÃO'' está positivamente correta. Só p/ complementar, esse estado contemplativo, é um dogma da igreja católica, oque existe si, é muito trabalho na espiritualidade. Oespírito na espera p/ reencarnar, se instrui, e trabalha, para que possa voltar p/ a terra ( Ou outro planeta ) com mais conhecimento para por em prática, aos seus semelhantes. grande abraço. Nando
2007-03-28 09:01:54
·
answer #9
·
answered by nando 5
·
2⤊
0⤋
reencarnação e evolução.
2007-03-28 17:34:32
·
answer #10
·
answered by Maharet ® 6
·
0⤊
0⤋