Durante a década de 50 do Século XX, era visível o crescimento, dentro da Igreja, de setores que apoiavam as lutas populares e a defesa dos direitos dos pobres e oprimidos socialmente, num prenúncio do que viria a ser a “Teologia da Libertação”. Em reação a esse processo, surgiu a “Sociedade Brasileira em Defesa da Tradição, da Família e da Propriedade”, mais conhecida pela sigla TFP, uma organização católica de extrema direita, cujos membros recebem treinamento paramilitar, e cujo ideário é bastante próximo ao neonazismo, exceto pela pregação religiosa bastante fanática e obscurantista que caracteriza esta organização.
A TFP existe até os dias de hoje, e organiza campanhas contra a reforma agrária (para eles, uma bandeira dos comunistas), contra o direito ao aborto, e contra o Projeto de Lei da Parceria Civil Registrada, e possui fortes financiadores, não somente da alta hierarquia da Igreja Católica, mas também de setores do grande empresariado.
2007-03-27
16:51:09
·
10 respostas
·
perguntado por
Electrobird
5
em
Sociedade e Cultura
➔ Religião e Espiritualidade
Errata: MOVIMENTOS
2007-03-27
16:51:32 ·
update #1
Felizmente, a igreja não é neonazista nem comunista. Mas certamente a TFP é um movimento nazista que apoiou a ditadura militar no Brasil e querem que ela volte.
2007-03-27
16:58:55 ·
update #2
ygorusan, também pensei isso, brother. Parece que estão mais vivos do que nunca. Pior que barata, nem pisando na cabeça umas dez vezes para acabar com essa praga.
2007-03-27
17:00:45 ·
update #3
Haroldo, sou cidadão americano, capitalista declarado... e você acaba de ser denunciado.
2007-03-27
17:03:49 ·
update #4
Apagou a resposta. Acha que eu vou ajoelhar para a Santa Inquisição dos tempos modernos? Apesar do Bush e suas eleições roubadas, o ideal da maioria das pessoas no meu país ainda é a liberdade e a democracia (vamos chegar lá em 2008 se esses malditos não roubarem de novo). Acusam os comunistas mas comungam com Hitler? Discipulos de Cristo? NÃO!!!!! São uma chaga na Igreja, piores do Herodes para os Judeus! Foram eles que cortaram a cabeca de João Batista!
2007-03-27
17:22:00 ·
update #5
Leandro, certamente que não. Não estou acusando a Igreja de forma alguma, mas comentando sobre os lunáticos da TFP. Os mesmos que iniciaram e defenderam os 30 anos de ditadura militar no Brasil.
2007-03-27
17:37:18 ·
update #6
Em 1985 a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) declarou que por causa das "características esotéricas e fanáticas, e da idolatria ao seu fundador a TFP não estava em comunhão com a igreja católica" , os bispos pediram aos católicos que não se juntem ou colaborem com essa organização.
2007-03-27
18:17:04 ·
update #7
Galileo, já que você se diz cristão? Em vez de ficar lendo sobre as conspirações marxistas (tá atrasado hein, velho?) por que você não pega e lê o evangelho de Jesus Cristo. Acho que vai aprender mais sobre o amor Cristão por lá.
2007-03-27
19:20:01 ·
update #8
Fabio, entendeu tudo errado. Meu intuito não é atacar a igreja, mas atacar essa instituição fascista. Não sei qual o
"Jesus" que você conhece, mas o Cristo que eu acredito e conheço não morreu na cruz para proteger os direitos dos poderosos, o moralismo fanático ou a acumulação irresponsável de riquezas. Multiplicou os pães e os peixes, pregou contra os fariseus e doutores da lei, repartiu o pão entre os seus discípulos, e continua tendo as mãos perfuradas por cravos como a TFP que em seu nome promoveu tortura e assassinatos de padres durante a ditadura militar. Neonazista é apelido!
2007-03-28
07:47:50 ·
update #9
Paco, a TFP, apesar de ter sido condenada pela CNBB, ainda existe e está bem forte, principalmente nos EUA.
2007-03-28
07:49:34 ·
update #10
é, novamente, o mundo girando em torno da obscuridade da igreja católica!!
não duvido nada que isso esteja ainda em plena atividade...
é capaz ainda de que lutem pela volta da inquisição...
a igreja está cada vez mais longe dos seus dias de glória, com revelações da Opus Dei e com as idéia um tanto quanto antiquadas do papa...
mas, vamos à pergunta: estes movimentos estão totalmente fora de contextualização, machistas, e cada vez mais retrógrados... e o intrigante é que eles sempre conquistam o apoio de quem precisam...
decepcionante!
2007-03-27 17:46:47
·
answer #1
·
answered by Ninguém 3
·
2⤊
1⤋
E saber que um dia desses o ex Arcebispo de S. Paulo, D. Paulo Evaristo Arns disse numa entrevista com a maior "cara de pau" que a igreja lutou contra a ditadura no Brasil. Felizmente hoje, arruaceiros como o pessoal da TFP com suas túnicas vermelhas (ridículas por sinal) fazem parte apenas do folclore brasileiro. O problema está no fato que dentro da igreja católica, muitas lideranças ainda pensam como seus ex-patrocinadores (TFP).
2007-03-28 00:46:00
·
answer #2
·
answered by Paco2006 3
·
2⤊
1⤋
Ora, isso nao existe. Nao podemos dizer que o fato de catolicos serem NEO NAZISTA, nao quer dizer que a Igreja seja neo Nazista. Todavia, o fato de Pio XII apoiar discretamente o Nazismo, sempre deixa suspeittas negras com a Igreja.
2007-03-27 16:56:53
·
answer #3
·
answered by Leandro Piazzon 4
·
1⤊
0⤋
isso tem em todos os locais
2007-03-27 16:55:19
·
answer #4
·
answered by Mystic 7
·
1⤊
0⤋
a mesma coisa que penso sobre o movimento nazista no protestantismo, ou qualquer outro movimento xenofóbico em qualquer religião ou sem religião.
organizações que defendem uma raça humana superior são desprezáveis.
2007-03-27 17:00:28
·
answer #5
·
answered by Nana 5
·
0⤊
0⤋
Pensei que a popular Têfêpê, tivesse sucumbido dentro do fanatismo!
2007-03-27 16:57:53
·
answer #6
·
answered by ygorusan 6
·
0⤊
0⤋
Acho que o termo neo-nazista não se encaixa no perfil da sociedade que você cita. Aliás, aparentemente, seu objetivo, ao usar esse termo, é o de provocar os católicos de maneira geral.
O que eu sei é que a TFP não é contra a reforma agrária, mas ela luta para que o direito à propriedade seja respeitado (poderia-se dizer que ela é contra as invasões de terra). Isso eu acho que todo cidadão de bem deve ser (e você, como bom capitalista assumido, deve concordar também).
Quanto a ser contra o aborto e contra a união de homossexuais (Parceria Civil Registrada), a Igreja católica como um todo é contra, pois vai contra o que ela acredita ser os desígnios de Deus. Mas nesse ponto, acho que não só os católicos são contra, pois não acho que os evangélicos ou muçulmanos apóiem o aborto ou o casamento entre pessoas do mesmo sexo.
Acho então que, a partir disso, ou as igrejas católica e protestantes são neo-nazistas ou você realmente usou o termo de forma errada.
2007-03-28 00:29:36
·
answer #7
·
answered by Fabio 3
·
1⤊
2⤋
VOCÊ É QUE É COMUNISTA SEU IDIOTA!
2007-03-27 17:01:21
·
answer #8
·
answered by haroldo jose h 1
·
1⤊
2⤋
Eu concondo plenamente.
Não uso nem cueca vermelha.
2007-03-27 16:56:10
·
answer #9
·
answered by Anderson 6
·
0⤊
1⤋
Revista Catolicismo, Nº 635 Novembro/2003
A "canonização" de um guerrilheiro
Wilson Gabriel da Silva
Che Guevara, "santo" da Teologia da Libertação, guerrilheiro comparsa de Fidel Castro na implantação em Cuba do comunismo, regime que reduziu a infeliz ilha do Caribe a uma situação de extrema pobreza
Para o dominicano Frei Betto, assessor da Presidência da República, "nossos heróis não são reis e homens que se destacaram à frente de guerras, mas sim figuras libertárias como Bolívar, [...] Martí, Sandino e Che Guevara". Um dos protagonistas salientes do famoso ?caso Marighela?, Frei Betto não esconde os laços que vinculam a esquerda petista ao comunismo, quando afirma: "Aqueles que [...] construíram o movimento social e político que levou Lula à Presidência da República bem sabem o que significa a Revolução Cubana para nós latino-americanos".(1)
A proclamação revolucionária desse ativista da Teologia da Libertação vai ainda mais longe em outro documento, a Carta a Che Guevara.(2) Nela Frei Betto lamenta "tantas derrotas e erros" do socialismo marxista no Continente, por não ter tido o ardor do guerrilheiro argentino-cubano morto na Bolívia em 1967. Mas saúda como uma das "conquistas importantes ao longo desses trinta anos" o ter-se engendrado a Teologia da Libertação. " Extraímos consideráveis lições das guerrilhas urbanas dos anos 60, da breve gestão popular de Salvador Allende; [...] da ascensão e queda da Revolução Sandinista".
Entre essas "conquistas", inclui a ascensão do PT ao governo com a eleição de Lula. E prossegue em tom patético: ?Há muito a fazer, querido Che. Preservamos com carinho tuas maiores heranças: o espírito internacionalista e a Revolução Cubana. Uma e outra coisa hoje se intercalam como um só símbolo. Comandada por Fidel, a Revolução cubana resiste ao bloqueio imperialista, à queda da União Soviética?.
A essa proclamação de ?fé? na revolução atéia, Frei Betto acrescenta sua oração ao "santo" guerrilheiro:
"De onde estás, Che, abençoes [sic] todos nós que comungamos teus ideais e tuas esperanças. Abençoes também os que se cansaram, se aburguesaram ou fizeram da luta uma profissão em benefício próprio. Abençoes os que têm vergonha de se confessar de esquerda e de se declarar socialistas". E conclui que "não nos resta outra vocação senão [...] revolucionar sociedades e continentes".
Depois das palavras de Frei Betto, não há como negar que "o marxismo está aqui", como escreveu com lucidez um jornalista.(3) Está aqui, não só infiltrado no governo brasileiro, mas também na Igreja, que ainda permite espaço à atuação dos adeptos da chamada Teologia da Libertação. Muito sangue e muito caos poderiam ter sido poupados se tivessem sido ouvidas as advertências do Prof. Plinio Corrêa de Oliveira e da TFP contra a infiltração comunista na Igreja ao longo dos últimos 40 anos.
* * *
Será preciso demonstrar quão distantes e opostas se encontram as idéias de Frei Betto em relação às de São Domingos, fundador da Ordem à qual ele pertence? Ou de Santo Tomás de Aquino, o Doutor Angélico? Ou da doutrina tradicional da Igreja expressa pelos Papas, que considera o socialismo e o comunismo como "sistemas criminosos", "monstros horrendos que são a vergonha da sociedade e ameaçam ser-lhe a morte", "seita destruidora da sociedade civil", "seita pestífera", "demolidora", "abominável", incompatível com a fé católica"(4)
2007-03-27 17:41:09
·
answer #10
·
answered by Anonymous
·
0⤊
3⤋