English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

5. A denúncia da infiltração comunista do Clero



Entre os anos 60 e o início dos anos 70, a esquerda internacional desfechou na América Latina uma ofensiva de grande envergadura; pretendia utilizar o Clero progressista e os ambientes católicos para desconjuntar os regimes políticos, ainda substancialmente conservadores. Encontrou, porém, no seu caminho, Plínio Corrêa de Oliveira e as TFPs.

Quando, em Julho de 1968, veio a lume o desconcertante documento do Sacerdote belga Joseph Comblin (56), professor no Instituto Teológico de Recife, Plínio Corrêa de Oliveira julgou chegado o momento de reagir abertamente contra as infiltrações comunistas então em expansão no Clero. Endereçou, pois, uma carta a D. Hélder Câmara, Arcebispo de Recife, em que denunciava, no documento do Padre Comblin, "o apelo à subversão no país, à revolução na Igreja, (...) a calúnia contra o Poder Civil, a Hierarquia Eclesiástica, as Forças Armadas e a Magistratura, e a configuração de um quadro grosseiramente falsificado da realidade nacional" (57).

2007-03-27 16:21:57 · 9 respostas · perguntado por haroldo jose h 1 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

9 respostas

Nos ignorantes acreditamos que o comunismo acabou no mundo porque não deu certo na pratica era uma teoria falida.

2007-03-27 16:30:22 · answer #1 · answered by Barte 6 · 2 0

O que os ignorantes acham eu não sei, agora você é uma verdadeira piada de sací.

2007-03-27 16:34:50 · answer #2 · answered by Bad Dream 4 · 2 0

Ignorante é você babaca, pega um trecho copiado de livros velhos e pede para ser criticado.

2007-03-27 16:32:19 · answer #3 · answered by jetro i - GATO JEDI 7 · 2 0

Cara qual o número do seu RG? Meu vô, um milico reformado de baixa patente, tem uma visão de mundo maisclara que a sua...Zé ruela...

2007-03-27 16:29:19 · answer #4 · answered by Anonymous · 2 0

Como que eu vou responder se você me chama de ignorante no começo de sua afirmacão. lembra que isto é o Yahoo Respostas e não o yahoo afirmacão!!
Sorte

JK

2007-03-27 16:26:55 · answer #5 · answered by Os Okampas 7 · 2 0

comunistas comem criançinhas fritas

2007-03-27 16:48:51 · answer #6 · answered by Mystic 7 · 1 0

ygorusan, esse cara ai é o Galileu usando outro perfil.

Felizmente a MALDITA ditadura militar acabou, hoje em dia o Brasil tem uma constituição de verdade e monstros como Plinio Corrêa não tem mais como enviar padres como Frei Tito aos calabouços da ditadura militar:

"Tito de Alencar Lima, o Frei Tito, OP, (Fortaleza, 14 de setembro de 1945 — Lyon, 10 de agosto de 1974) foi um sacerdote católico brasileiro.

Assumiu a direção da Juventude Estudantil Católica em 1963 e foi morar em Recife. Em outubro de 1968, Frei Tito foi preso por estar participando de um congresso clandestino da União Nacional dos Estudantes em Ibiúna. Foi fichado pela polícia e tornou-se alvo de perseguição da repressão militar.

No início de 1970, Frei Tito foi torturado nos porões da chamada “Operação Bandeirantes”. Na prisão, ele escreveu sobre a sua tortura e o documento correu pelo mundo e se transformou em símbolo de luta pelos direitos humanos. Em 1971 foi deportado para o Chile e, sob a ameaça de novamente ser preso, fugiu para a Itália. Em Roma, não encontrou apoio da Igreja Católica, por ser considerado um “frade terrorista”. De Roma foi para Paris, onde recebeu apoio dos dominicanos.

Traumatizado pela tortura que sofreu, Frei Tito submeteu-se a um tratamento psiquiátrico. Seu estado era instável, vivendo uma agoniada alternância entre prisão e liberdade diante do passado. No dia 10 de agosto de 1974, um morador dos arredores de Lyon, encontrou o corpo de Frei Tito, suspenso por uma corda. A causa da morte – suspeita de suicídio – tornou-se um enigma.

Foi enterrado no cemitério dominicano Sainte Maire de La Tourrete, em L'Abresle. Em 25 de março de 1983, o corpo de Frei Tito chegou ao Brasil. Antes de chegar a Fortaleza, passou por São Paulo, onde foi realizada uma celebração litúrgica em memória dos mortos pela ditadura de 1964: o próprio Frei Tito e Alexandre Vannucchi. Cercado por bispos e numeroso grupo de sacerdotes, Dom Paulo Evaristo Arns repudiou a tragédia da tortura em missa de corpo presente acompanhada por mais de quatro mil pessoas."

Mas isso são águas passadas, afinal a pseudo-esquerda que assumiu controle no Brasil, foi corrompida pelo poder do mesmo jeito e comunismo nunca existiu por que sempre foi absolutamente deturpado pelo poder que o controlou. Mas quem tem Jesus, precisa mesmo de Karl Max?

PS: Pois é, para esses malucos, educar o povo torna-o comunista.... Mas esse forum é para se falar de religião, se for para exorcisar os demônios, tanto a esquerda quanto a direita já fizeram das suas e defender extemismo não papel de Cristão. Bom mesmo é Jesus que teve que livrar o mundo das injustiças e acabar pregado na cruz por causa dos pecados de gente como eles. Esquece o Papa que já disse Hi HItler e vamos falar do Big Brother Brazil, George Orwell que role em seu túmulo. O fim da utopia, sem dúvida alguma.

2007-03-27 16:33:33 · answer #7 · answered by Electrobird 5 · 1 0

Essa é para o Galileo!

2007-03-27 16:32:23 · answer #8 · answered by ygorusan 6 · 1 0

Realmente eu ignorava a existência desta carta do Sr. Plínio ao D. Hélder Câmara.
Na minha opinião, a denúncia do mentor das TRADIÇÃO-FAMÍLIA E PROPRIEDADE, simplesmente se constituiu numa denúncia vazia pois se não me engano, o Dom Hélder tinha a alcunha de "arcebispo vermelho".
Um aspecto interessante neste assunto é a contradição decorrente desta aliança da igreja com o comunismo, já que o pai do comunismo, Marx, considerava a religião como "o ópio do povo". Mas historicamente, a esquerda sempre lançou mão da igreja para denunciar as práticas ditas reacionárias pois no clero sempre existiram correntes pró comunismo.
Exemplo mais próximo temos na Teologia da libertação do frei Leonardo Boff.
E por aí vamos. Difícil concluir alguma coisa.

2007-03-27 16:42:18 · answer #9 · answered by MAC - G 4 · 1 1

fedest.com, questions and answers