English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Minha mãe sofre há anos com uma doença chamada lupos, uma doença que causa muita dor e, tenho a impressão que os médicos ainda estão tateando.
Este é o motivo da minha busca, moramos em Joinville, Santa Catarina.

2007-03-27 16:04:04 · 3 respostas · perguntado por Rosane M 1 em Saúde Medicina Alternativa

3 respostas

Oi,

Isto ajuda você?

Sexta-feira, 17 de Novembro de 2006

Hemoterapia
Técnica de utilizar o próprio sangue no músculo para aumentar a imunidade será discutida em mesa-redonda segunda-feira

Prestar esclarecimentos sobre a polêmica técnica da auto-hemoterapia, que consiste em retirar o sangue da veia e injetar no músculo, com o intuito de aumentar a imunidade, é o objetivo da mesa-redonda que será realizada segunda-feira (dia 20), às 19h30, na sede da Aprofucri (Associação dos Professores e Funcionários da Fucri/Unesc).
Os ministrantes são os médicos Pedro Romão, doutor em imunologia, e Rômulo Pizzolatti, presidente do CRM (Conselho Regional de Medicina) de Criciúma.
A promoção é do curso de Farmácia da Unesc.
“Não há comprovação científica de que esta técnica aumente as defesas do organismo. É mais um modismo da medicina”, ressaltou Pizzolatti.
Ele explicou que o Conselho de Medicina não recomenda o uso da técnica, que em alguns casos pode provocar hematoma e até levar a uma grave infecção. “Nosso papel é esclarecer. Não podemos proibir ninguém, mas a nossa missão é alertar para essas técnicas que podem trazer problemas”, afirmou, informando que o método começou a ser divulgado por um médico do Rio de Janeiro, através de uma fita de vídeo.

Jornalista Responsável:
Nádia Couto - nac@unesc.net

Fonte: Assessoria de Imprensa Unesc
email: imprensa@unesc.net

Saiba mais sobre lúpus:
http://www.lupusonline.com.br/lupus.asp
http://www.lupusonline.com.br/trata.asp


Um abraço e cuide bem da sua mãe!

2007-03-28 05:28:13 · answer #1 · answered by Tin 7 · 1 0

Cada um acredita no que quiser mas leia mais sobre o assunto antes de decidir:

este método não tem nenhum respaldo científico comprovado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), o Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso alerta a população do Estado que a aplicação desse tratamento representa um risco ao paciente já que também não é aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária como procedimento terapêutico.

Apesar da crescente difusão, a técnica, que está sendo utilizada por pessoas em todo o mundo, inclusive com o apoio de alguns profissionais da Medicina, é contestada pela classe médica. A hematologista Helena Maria Paiva Baracuhy é contra a propagação do tratamento da auto-hemoterapia e disse que desconhece o método como tratamento para doenças. O bioquímico do Hemocentro de João Pessoa, Heronides dos Santos, também se mostrou surpreso com o fato. “Desconheço esse tratamento. Realmente isso não tem fundamento. O sangue retirado não é reconhecido pelo Conselho Federal de Medicina – CFM, mas a autonomia do exercício da profissão permite que o médico faça isso no consultório dele, desde que assuma riscos e problemas que possam advir. Mas afirmo que é perigoso alimentar esperanças de cura”, acrescentou. “Pelo que conheço, a Medicina e a Fisiologia nunca estudou tal tratamento. O sangue de um indivíduo não pode ser aplicado em músculo algum do corpo humano. Não existe estudo a esse respeito e isso pode oferecer inclusive riscos à saúde dos praticantes pela forma como é utilizado. Esse tratamento não tem fundamento nenhum”, disse.

Segundo o médico nefrologista Rômulo Pizzolatti, delegado do Conselho Regional de Medicina (CRM) do estado catarinense, nenhum estudo científico e o Conselho Federal de Medicina reconhecem a auto-hemoterapia como recurso para tratamento de qualquer que seja a doença. Ele acrescenta que o paciente submetido ao procedimento pode apresentar hematoma ou infecção no local em que o sangue for injetado.

fontes:
http://jornaldaparaiba.globo.com/cida-01-250207.html
http://www.portalmedico.org.br/index.asp?opcao=mostranoticia&id=1669&portal=MT

2007-03-27 16:20:10 · answer #2 · answered by Olliver 6 · 0 0

Tem sim eles vao cura-la definitivamente com a autohemoterapia

2007-03-27 16:11:01 · answer #3 · answered by Mystic 7 · 0 0

fedest.com, questions and answers