English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

esta é uma dúvida de amigo meu , q pediu q eu a colocasse p vcs responderem
alan kardec dise que os espiritos nunca regridem, só progridem. Mas há uma grande contradição, quando ele disse que todos os espíritos nascem neutro, sem serem bons e nem maus. Porém existem espíritos maus; ora, se os espíritos não regridem, porque então se tornaram maus? Isso não é uma regressão?

2007-03-27 15:13:39 · 11 respostas · perguntado por Anonymous em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

amo a doutrina de kardec,
acontece q ele me fez essa pergunta e eu não sabia como responder

2007-03-27 15:31:18 · update #1

11 respostas

De forma alguma há contradição nas instruções dos espíritos superiores, Wal, haveria regressão se tomássemos o exemplo da místuca e lendária personagem do demônio como anjo decaído, que galgando um grau elevado na escala da evolução moral, resolveu praticar o mau, o que não existe na evolução do espírito.
Para alcançar a condição de superior, o espírito passa por um aprendizado moral e intelectual habitando diversos mundos como sua escala lhe permite e os erros são inerentes a necessidade do seu aprendizado.
Alguns retardam o progresso por alimentar paixões pelos gozos e prazeres materiais e sentem dificuldades para se depurarem das suas falhas de caráter e consrvam por isto ainda inclinações ao mal, mas trata-se de tendências e não falta de noções do bem.
Tome o exemplo de um bebezinho recém nascido, puro, sem maldade e que começa seu aprendizado ao primeiro aninho de vida, passando pelo prezinho, o ensino fundamental, até sua diplomação em uma universidade.
Construiu conhecimento, teve base moral cristã, mas é um ser humano ainda com algumass inclinações ao mau latrentes. Mas nao pratica a maldade com o insigne instinto animal como já fez em mundos mais inferiores, mas como uma reação a sua integridade física ou moral.
Os espíritos podem protelar temporariamente a escala evolutiva, mas nunca regridem.
Qualquer dúvida, Walll mande uma mensagem para epsyllon@hotmail.com.
Oi, Verbena, estou precisando te agradecer, mande-me também uma mensagem.

2007-03-28 00:16:32 · answer #1 · answered by ? 6 · 5 0

Wal,

Acho que o que Kardec quis dizer, ao afirmar que os espíritos nascem neutros, é que eles são criados neutros... tornam-se maus depois de encarnados...

Mas eu posso estar errada, pois esta é apenas a minha opinião.

2007-03-28 06:53:12 · answer #2 · answered by Verbena 6 · 2 0

Não é uma regressão. Deus nos criou simples e ignorantes.Quando o Espírito chega ao reino hominal, adquire a inteligência e o livre arbítrio e toma o caminho que escolher (bom ou mau, certo ou errado).Se escolhe o bom caminho, rápido progride espiritualmente.Se escolhe o caminho dos erros, adquire dívidas perante as leis de Deus e por isso tem de reencarnar para corrigir-se e voltar ao bom caminho.Portanto, se existe maldade, não é porque o espírito regrediu, mas porque ainda não se purificou de seus erros, de suas más tendências.

2007-03-27 22:35:12 · answer #3 · answered by brasilianissima 3 · 2 0

Todo aprendizado é importante. Podemos aprender pelo amor ou pela dor. Criado simples e ignorante, o espirito vive experiencias diversas, e pelo livre arbitrio, escolhe que caminhos trilhar. Virtude adquirida, jamais sera perdida, por isso Kardec, ou melhor, os espiritos disseram, que jamais o espirito regride, em nenhum ponto, seja ele moral ou intelectual.

O fato particular de existirem expiritos maus nao anula tal possibilidade, devido nao excluir o fato do espirito adquirir conhecimentos diversos. Mesmo mau, ele pode amar...

2007-03-27 22:32:12 · answer #4 · answered by Leandro Piazzon 4 · 2 0

Wal, ele está equivocado, os Espíritos foram criados simples e ignorantes, explico os Espíritos não surgiram já feitos, por exemplo: a energia vital de um gato, veio sofrendo inúmeras transformações até chegarem aquele ponto, poderão voltar mais inteligentes, e daí por diante podem vir como um animal mais inteligente, até chegarem a Espíritos, porém estes mais atrasados do que nós, e por aí vai, deu para entender? tal gato pode ter vindo através da evolução de um micro organismo, quanto a Umbanda não conheço bem, mas sei que evoluiu muito, outrossim, ela pratica a caridade, 2° meu pai que já foi Umbandista, ele me falou coisas que vocês sofreram demais no passado, pois tinham que enganar que estavam rezando para os santos Católicos, caso eles descobrissem o tronco era o destino.
Espero ter esclarecido a você minha irmã, claro se você permitir de lhe chamar de irmã, caso contrário perdoe-me.
Beijos.

2007-03-28 02:21:37 · answer #5 · answered by Morena_CBX_2007 5 · 1 0

Não, não é questão de regredir. O bem e o mal não são necessariamente uma referência do grau evolutivo do espírito. Nós é que nos apegamos nessa definição porque estamos acostumados ao cristianismo. Esse sim, com a visão bem definida entre o bem e o mal.

O que mede o grau de evolução do espírito é o seu conhecimento. Espíritos evoluídos tem grande conhecimento e por isso não praticam o mal. Já os que ainda estão no início de sua caminhada espiritual ainda são ignorantes e até por sua ignorância acabam fazendo o mal.

Os espíritos são criados neutros (nem bons nem maus), mas sem nenhum conhecimento. E o que irá torná-los bons ou maus, é a sua capacidade de interpretação dos fatos. Ou seja, seu livre-arbítrio. Por exemplo, alguém que nasça numa favela do Rio de Janeiro tem grande chance de crescer e, influenciado pelos bandidos, entrar para o mundo do crime. Não é questão de regrassão. Faz parte das escolhas que fazemos.

Por outro lado, essa pessoa pode não ceder às influências dos bandidos e se tornar um cidadão honesto.

A escolha sempre é da pessoa. Mas o que vai influenciar nessa escolha é o grau de conhecimento que tal espírito possui.

É mais fácil influenciar um espírito que esteja iniciando suas experiencias terrenas do que outro que já tenha uma certa bagagem.

Deu pra entender?

2007-03-28 01:16:54 · answer #6 · answered by De Cesar 4 · 1 0

Quando se nasce, nasce neutro pelo fato do corpo material anular o espiritual! O espírito vem justamente com o peso material do corpo para estar em igualdade com todos os outros, como numa uma prova em uma sala de aula!! Se procura mais respostas lógicas, baixe grátis neste link, o livro:"O evangelho segundo o espiritismo"!http://www.cenl.com.br/livrosdownload/principal.htm

2007-03-27 22:28:39 · answer #7 · answered by Rocker 4 · 1 0

Quem pode afirmar que um determinado espírito tornou-se mau depois que desencarnou?
Seu amigo informe como chegou a esta conclusão.
Procure um grupo espírita Kardecista, solicite lilvros que possam lhe esclarecer.
Sua visão vai mudar completamente.

2007-03-27 22:24:18 · answer #8 · answered by Anonymous · 1 0

A doutrina kardecista é uma das mais bonitas, porem das mais falsas, existe muitas coisas a serem explicada pela humanidade e a vida após a morte, espíritos almas e tudo mais, foi e sempre será um dos maiores desafio, onde o homem vem fazendo suas alegações a milhares de anos e muitos para tirarem proveito da situação, esqueça tudo isso, passe à acreditar em você mesma que te garanto, serás mais feliz.

2007-03-27 22:24:51 · answer #9 · answered by jetro i - GATO JEDI 7 · 1 2

A teoria espírita é cheia de contradições pois surgiu de mente doentia (o cacófato aqui é proposital!) cujas propostas foram manipuladas pela inteligência privilegiada de um estudioso da medicina (sem vocação para ser médico mas com uma clara e bem definida intenção de conhecer os segredos da ciência para atender sua vaidade de moço rico).
HIPPOLYTE LEON DENIZARD RIVAIL (Lion, 03-10-1804/ Paris, 31-03-1869) depois de codificar as ideias estapafúrdias de seus cobaias (orates), para não ser censurado no meio acadêmico da França (que o acusava de charlatanismo) adotou o nome de ALLAN KARDEC.

A principio queria ele que seus estudos fossem apenas para desenvolver tratamentos psiquiátricos de seus clientes e nisto ele conseguiu introduzir avanços tanto no segmento da psicanálise como no da medicina convencial, com a utilização dos recursos parapsicológicos que foi observando , desenvolvendo e manipulando, mas depois foi-se enveredando pelo misticismo, o que resultou em obsessão e depois em doentia obstinação em decifrar os segredos da vida após a morte.

O Brasil -- que tem a maioria de sua população considerada católica -- tem, também, o maior número de adeptos do espiritismo, o que se explica, em parte, pela omissão da Igreja Católica que sempre permitiu uma certa condescendência com o sincretismo religioso e por outro lado pela grande credibilidade que alguns médiuns foram adquirindo com suas "vidências", "curas miraculosas" e atitudes de beatos messiânicos estimuladas pela crendice popular e sua exploração mercadológica e politiqueira.

O Espiritismo, em que pese seu lado positivo de pregar o amor fraterno, o exercício piedoso da caridade e de desenvolver ótimos trabalhos sociais em nome de sua fé cristã, não pode ser considerado como religião, assim como a Umbanda, o Candomblé, a Macumba e algumas seitas evangélicas, pois a doutrina que pregam é uma mistura de cristianismo com astrologia, mágicas, feitiçarias e crendices herdadas de tribos africanas que adotavam o islamismo primitivo (xamans, druidas, gnomos, vodus, etc), além da utilização de chás alucinógenos e venenos que são conhecidos desde os alquimistas.

A pessoa humana é dotada de um espírito que os verdadeiros cristãos têm como eterno e se chama "alma", não havendo qualquer possibilidade de reencarnação, mesmo em se admitindo a chamada vida após a morte que a nossa fé em Cristo nos determina crer como a Vida Eterna.

Existe, porém, uma polêmica muito grande com relação ao termo "ressurreição" e "juizo final" cujos temas requerem explanação mais aprofundada para não gerar dúvidas.

2007-03-27 23:26:08 · answer #10 · answered by MANOEL RAMIRO JUNIOR 3 · 1 3

fedest.com, questions and answers