o descaso é tão grande , que pode ser mesmo
bjão baby
2007-03-28 03:03:03
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
3⤊
1⤋
sem duvida
2007-03-27 16:16:49
·
answer #2
·
answered by sandra 6
·
1⤊
0⤋
Uma coisa é uma coisa , a outra é outra...
Vamos aos fatos:
Eutanasia:
O ato de promover a morte antes do que seria de esperar, por motivo de compaixão e diante de um sofrimento penoso e insuportável, sempre foi motivo de reflexão por parte da sociedade. Agora, essa discussão tornou-se ainda mais presente quando se discute os direitos individuais como resultado de uma ampla mobilização do pensamento dos setores organizados da sociedade e quando a cidadania exige mais direitos. Além disso, surgem cada vez mais tratamentos e recursos capazes de prolongar por muito tempo a vida dos pacientes descerebrados, o que pode levar a um demorado e penoso processo de morrer.
A medicina atual, na medida em que avança na possibilidade de salvar mais vidas, cria inevitavelmente complexos dilemas éticos que permitem maiores dificuldades para um conceito mais ajustado do fim da existência humana. Além disso, "o aumento da eficácia e a segurança das novas modalidades terapêuticas motivam também questionamentos quanto aos aspectos econômicos, éticos e legais resultantes do emprego exagerado de tais medidas e das possíveis indicações inadequadas de sua aplicação". O cenário da morte e a situação de paciente terminal são as condições que ensejam maiores conflitos neste contexto, levando em conta os princípios, às vezes antagônicos, da preservação da vida e do alívio do sofrimento.
Agora quanto aos Hospitais públicos:
Não sei onde mora e qual a realidade aí....
Mas sou do Paraná moro em uma cidade de 600.000 habitantes e temos um sistema de saúde que tem suas falhas e deficiência como em todo o país, mas em algum momento já vi acontecer de paciente em grave estado de saúde por conta de doenças potencialmente graves ou politraumatizados vítimas de acidentes ou violência urbana serem "negados" nos pronto socorros, até por conta dos sistemas existente de atendimentos pré hospitalar como o SAMU e no caso do Pr o SIATE(Serviço Integrado de atendimento ao Trauma e Emergência), os pacientes atendidos por estes serviços tem prioridades e "nunca" são recusados os atendimentos , bem como os pacientes que chegam aos hospitais por seus próprios meios mas tem condições graves também são sempre aceitos, até por que hoje na referencia do ministério da saúde em relação as condutas de urgencia e emergência a isntituição é obrigada a aceitar os casos graves que envolve risco de vida tendo leito ou não (a chamada vaga zero) isso é lei e em caso de recusa a policia é chamada e os funcionários e médicos da instiruição são presos na hora, (já aconteceu aqui), portanto essa coisa de "negar" atendimento ao gravemente enfermo é mais mito do que verdade (falo isso com a experiencia de 10 anos em pronto socorro), os casos que são recusados , na maioria da vezes são casos ambulatoriais e de baixa complexidade , que realmente deveriam usar como porta de entrada as unidades básicas de saúde , ou seja os postos de saúde, mas por uma cultura hospitalocengtrica, medicocentrica, poucas vezes as pessoas dão crédito aos atendimentos da atenção básica(postos de saude) e vão direto aos pronto socorros dos hospitais de alta complexidade tentando resolver problemas mais simples , que deveriam sim ser primeiramente avaliados nas unidades básicas...
Agora quanto ao atendimento ambulatorial , esse sim eu admito que realmente há falta de vagas em especialistas , nas consultas agendadas, parte pela demanda que é alta , parte pela oferta que é baixa....
Tem uma resposta que dei a outra pergunta parecida que procurei abordar com seriedade e com a experiencia que adquiri ao longo desses anos, se tiver curiosidade acesse:
http://br.answers.yahoo.com/question/index;_ylt=Ah.5tEQl0Pek7SShcFN_kl_J6gt.?qid=20070324154816AAvIm8b&show=7#profile-info-2396f72827e9135c4900d4ef82046c11aa
Espero ter ajudado!
2007-03-27 15:26:04
·
answer #3
·
answered by Olliver 6
·
1⤊
0⤋
Não! Negar atendimento é uma coisa monstruosa mas não pode ser classificada como Eutanásia, já que de acordo com o dicionário ( e com o meu entendimento), Eutanásia seria uma morte tranqüila, um meio usado pela família ou responsável pelo doente, para abreviar o sofrimento do mesmo, e creio que morrer por falta de atendimento, está bem longe de ser assim.
2007-03-27 14:19:40
·
answer #4
·
answered by Nany 1
·
1⤊
0⤋
Amiga, a Shelena deu a resposta exata. Boa sorte.
2007-03-27 14:11:03
·
answer #5
·
answered by lilinha32 7
·
1⤊
0⤋
ledamari.
marquei como melhor pergunta e preferida, pois invariavelmente perguntas boas como estas tem sido exlcuidas do YR, por políticos, sensores, e etc......, que se dizem capazes de nos interpretarem na essência da pergunta.
resposta:não sei se eutanásia é a palavra de fácil entendimento do seu pensamento, mas com certeza sim.
acredito que pena de morte estaria mais próximo do entendimento do povo brasileiro.
talves imaginem alguns que eutanásia seja alguma coisa para beber, comer ou talvez plantar. sei lá.
mas é muito sério o que colocas e as vezes sinto quando os jornais dão aproximadamente 10 segundos de matéria nos jornais, alguns jornais outros bem mais tempo, mas não pegam em todas as regiões, se me entende.
fora os remédios que faltam - e ai vamos descolar da sua pergunta.
com certeza. mas precisamos ter atenção e exercer a nossa cidadania.
palavras como; vamor ter esperança, um dia, estão fazendo algo, tem um projeto, e etc.
tudo que está no futuro, não retira as vidas no presente do destino sórdido que é esta eutanásia a que se referes.
bela cabeça, se me permites elogiar.
2007-03-27 13:55:15
·
answer #6
·
answered by Mr.Junior 2
·
1⤊
0⤋
Não, é diferente.
Negar atendimento é omissão de socorro, eutanásia e antecipar a morte de uma pessoa sem permissão da família ou por pena em vê-la sofrer, pode até ter "boa intenção" nisso, mas é contra a lei no Brasil. Valeu!
2007-03-27 13:51:40
·
answer #7
·
answered by Shelena 4
·
1⤊
0⤋
Descaso q gera mortes q eu chamo de homicídio político.
2007-03-27 13:46:54
·
answer #8
·
answered by baretta 6
·
1⤊
0⤋
tem que começar a processar o governo ai eles vão tomar jeito, outra coisa, quando você é assaltada em um semáforo processar o governo por não te dar segurança.
2007-03-27 13:45:09
·
answer #9
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
Se fosse eutanásia seria ótimo ,pois teria um pouco de dignidade..... Aqui é assassinato mesmo!!!
É imoral o que o governo faz com o povo!!! E estamos presos a isso por que as pessoas votam pela beleza, porque o infeliz fala em deus, porque o infeliz fala em trabalhador.... e não é só Lula, não são todos anteriores.... um pior que o outro....a tendência é ir piorando, pelo que vejo.... Tiraram o FHC, que era um lixo, e colocaram outro muito pior, mais ínfimo e mais ladrão....
E enquanto isso os hospitais estão abandonados, o povo está abandonado....
Porque existe tanta gente doente? Porque o governo, que arrecada impostos adoidado, não investe no pais, na população, não dá infraestrutura, e a maioria acaba doente, indo parar nesses hospitais que parecem mais matadouros, inclusive pela aparência.... é um nojo!!!
É um nojo o governo, é uma pouca vergonha....
2007-03-28 03:13:00
·
answer #10
·
answered by ♫ Sonia Cal ♫ 6
·
0⤊
0⤋