English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

por que eles não escreveram enquanto estavam vivos?


ps: não estou faltando com respeito aos kardecistas, é só uma dúvida.

2007-03-27 13:14:27 · 19 respostas · perguntado por Nana 5 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

se alguém se sentiu ofendido com essa pergunta, PEÇO DESCULPAS. minha intenção não foi leviana, eu realmente tenho uma dúvida. preconceito é julgar alguém sem conhecer, e fiz essa pergunta exatamente pq gostaria de começar a entender esse fenômeno.


obrigada a todos os que entendem do assunto e estão gentilmente, respondendo.

2007-03-27 14:28:14 · update #1

19 respostas

Bom, a maioria dos livros psicografados, ou seja, ditado pelos espíritos desencarnados, fala sobre o mundo espiritual. E como tais espíritos só foram conhecer o mundo espiritual depois que desencarnaram :-), eles não poderiam escrever sobre ele enquanto estiveram por aqui.

Eu achei interessante a sua pergunta. E aí você poderia me perguntar outra coisa. Tá, tudo bem, eles não tinham o conhecimento do mundo espiritual enquanto estavam encarnados e por isso não poderiam escrever à cerca dele. Mas eles poderiam escrever outras coisas, não é mesmo?

E eu diria o seguinte:

Talvez eles nunca tiveram a intenção de escrever. Mas quando chegaram ao mundo espiritual ficaram tão maravilhados com o que viram que deu vontade de contar para todo mundo. E foi exatamente isso que aconteceu. Eles vieram contar suas experiências para o mundo.

Faz sentido, não faz?

2007-03-27 18:40:23 · answer #1 · answered by De Cesar 4 · 1 0

Ola Nana, espero responder a altura da sua questao, que é muito oportuna.

Muitos do que escrevem hoje, tambem foram escritores quando encarnados, temos como exemplo Machado de Assis, Leon Tolstoi, Castro Alves, Humberto de Campos, etc e etc...

Quando desprovidos do envolucro carnal, os espiritos adquirem nova consciencia e a materia nao mais importa. Assim, esperam que com suas mensagens, possam abrir as consciencias para a VIDA, para a VERDADE.

Abraço

2007-03-27 16:16:58 · answer #2 · answered by Leandro Piazzon 4 · 1 0

Humberto de Campos foi um escritor da literatura brasileira, um cronista que era ocupante de uma das cadeiras da Academia Brasileira de Letras e que depois de morto continuou escrevendo pela mediunidade de Chico Xavier.Os Espíritos vêm divulgar o espiritismo, que para nós é o cristianismo redivivo e por isso há tantos livros espíritas.Só o Chico psicografou 415 livros em 75 anos de mediunidade.

2007-03-27 15:46:57 · answer #3 · answered by brasilianissima 3 · 1 0

Olhe, eu sou espírita há mais de 20 anos e já li uns 40 livros espíritas e, o que posso lhe dizer é que o "espírito" depois que desencarna ele passa a ter muitíssimo mais capacidade de raciocínio, de análise e de compreensão de tudo pois não tem mais o "embaraço" do corpo carnal que lhe obstrui o raciocínio... A capacidade de analisar e de compreender que o "espírito" têm, após se "desprender" do corpo carnal, segundo os próprios "espíritos", aumenta impressionantemente e quando o "espírito" já possui imensa capacidade evolutiva como é o caso do "espírito" do Dr. André Luís, do "espírito" da Joanna de Angelis, do "espírito" de Emmanuel, do "espírito" do Dr. João Nunes Maia, recebem autorização da espiritualidade superior existente no Mundo Espiritual para escreverem através de um médium (o "espírito" desencarnado pede "emprestado" do "espírito" do médium o centro responsavel pela escrita localizado no cérebro do médium, o braço do médium e a mão do médium que passam a serem "comandados" pelo "espírito" desencarnado e o qual escreve perfeitamente até mesmo no escuro) transmitindo assim inúmeros conhecimentos que possuem para todos nós seres humanos ou "espíritos encarnados", afim de que assim, possamos "despertamos" para uma maior compreensão de nós próprios - "espíritos encarnados", dos "espíritos desencarnados", do "Mundo Espiritual" e das Leis Naturais estabelecidas por DEUS e que regem todo o Universo... O fenômeno da psicografia veio a se tornar muito comum a partir dos anos de 1850 quando Allan Kardec começou a estudar os fenômenos de manifestação dos "espíritos" que a princípio, começaram escrevendo usando um lápis que era preso num cesto de lixo... depois passou-se a usar um médium que, muitas vezes escrevia em idiomas que nunca havia estudado e que desconhecia totalmente... A partir de 1850 pode-se perceber claramente que, com o surgimento da Doutrina Espírita "ditada" por "espíritos" altamente evoluídos, a Espiritualidade Superior decidiu se manifestar mais intensamente no planeta Terra auxiliando a todos nós, "espíritos encarnados" através de "mensagens" não só psicografadas mas também através de mensagens psicofônicas ou faladas, tanto é que, o número de médiuns psicográficos e de médiuns psicofônicos têm aumentado muitíssimo não só no Brasil, mas em vários outros países do planeta Terra e, segundo já li em diversos livros, este número de médiuns tende a aumentar cada vez mais, tudo obedecendo a planos traçados na Espiritualidade Superior para que assim possam efetivamente contribuir com a "conscientização" de todos nós seres humanos ou "espíritos encarnados" para que, dentro de poucas décadas (ou seja, ainda nesse século XXI) o planeta Terra possa ser transformado de "Mundo de provas e expiação" para "Mundo de regeneração"...

2007-03-27 14:21:27 · answer #4 · answered by Roberto 7 · 1 0

É que assim, as vezes a missão de um certo espírito seria passar para as pessoas o espiritismo, +/- assim, e aqui é uma escola, aqui aprendemos, pagamos pelos nossos pecados para aprendemos maais, e depois que morremos lá é igual aqui ou melhor aqui é igual lá, temos escolas, hospitais, enfim, e o espirito as vezes precisa duma certa evolução´para poder passar isso a frente, precisa enteder mais para poder passar aquilo direito, então desencarnar, o espírito estuda e se desenvolve até estar pronto para poder passar sua experiência para frente e ajudar as pessoas que aqui estão em busca de informações.
Assim não sei se eu soube explicar direito, nem se estou completamente certa, sou espírita desde que me conheço por gente, estudo, faço cursos, freqüento o centro espírita Maria de Nazaré, mas tenho apenas 18 anos, tenho muuuuuuito o que aprender.
Espero ter tirado sua dúvida, mas caso tenha duvidas procure livros, ou até mesmo um centro, quem sabe eles não te ajudem melhor.
Se não estamos aki no yahoo para ajudar!!!! rsrsrrs

2007-03-27 13:28:28 · answer #5 · answered by Sheila 2 · 1 0

Oi.

Isso eu não sei.

E.

2007-03-28 11:33:40 · answer #6 · answered by xixa 7 · 0 0

Foi a maneira mais prática encontrada por eles para nos mandar suas menságens, as mais lindas, as mais criativas, as mais bem enquadradas dentro da filosofia cristã. É uma pena que você, possivelmente, por puro preconceito, nunca tenha tomado conhecimento dessa coisa maravilhosa que se chama ¨Literatura Espírita¨. Com relação ao fato deles não terem escrito enquanto estavam vivos, para censurá-los, precisaria antes, censurar Jesus, que também não escreveu seus ensinamentos enquanto em vida, deixando para seus discípulos o fazerem, após sua morte, e nem por isso deixa de ser verdade o que está escrito. Por favor, não seja leviana. O Espiritismo não precisa da sua fé, precisa sim, da sua boa fé. Para ser Espírita, nós estudamos de forma sistemática, a Bíblia, para nos tornarmos conhecedores dos conhecimentos das outras religiões. Faça o mesmo. Eduque-se e desarme-se, e verá que só o amor constroi.

2007-03-27 13:56:39 · answer #7 · answered by mederixjbl 4 · 0 0

Perceba que tem muito dos próprios autores nos textos ditos como psicografados, se houve alguma ajuda ela certamente foi mínima, já que diante da realidade física, entorpecemos os sentidos e tendemos a interpretar quase tudo. Um espírito, que por entendimento é um sopro (ou na melhor hipótese um corpo fluídico) teria imensas dificuldades em transmitir qualquer mensagem em um meio físico, que além de incompatível, torna-se um impedimento natural (como uma barreira) à manifestação da mensagem. Quer um exemplo fácil? Experimente falar embaixo dágua com alguém. Vc está em meio físico e veja só como fica impedido de se comunicar. O que não seria então a relação etérea versus a física?

2007-03-27 13:33:04 · answer #8 · answered by Anonymous · 0 0

Os espíritos evoluídos tem o poder de se comunicar com o mundo material. Quando consultamos os autores como André Luiz, Emanuel podemos constatar que eles já tinham esse dom da escrita ou da comunicação verbal em geral quando vivos, então independente do mundo em que viviam o dom é o mesmo.
Beijos

2007-03-27 13:27:23 · answer #9 · answered by MINA 1 · 1 1

Para mim os livros espíritas são produzidos pelo inconsciente das pessoas que os escrevem, e não por espíritos. André Breton, o pai do Surrealismo, usou a técnica espírita de escrever - denominada escrita automática - para obter textos produzidos pelo inconsciente do artista.

2007-03-27 13:21:30 · answer #10 · answered by tubalcain1733 7 · 1 2

fedest.com, questions and answers