Cara Maria A e demais participantes desta pergunta,
permitam-me inicialmente corrigir e esclarecer vários enganos e erros contidos nas respostas anteriores para depois responder a pergunta.
Primeiro as respostas de Carlos r:
1. A ISO 9000 não é uma entidade, mas uma norma internacional.
2. a norma não diz ou afirma que sua empresa trabalha 100%, mas apenas indica que processos devem ser implementados de maneira eficaz para prover confiança de que a gestão da qualidade está bem implementada.
3. não se "ganha certificado por uma prestadora de serviço qaue faça o mesmo serviço que o seu". O certificado é emitido se a organização conseguir comprovar por meio de auditoria de um organismo certificador, que a norma está implementada de maneira eficaz.
4. a grande maioria compra de empresas que não possuem certificação, pois infelizmente apenas cerca de 8000 empresas de um universo de milhões são certificadas no Brasil (só em Minas Gerais existem 600 mil empresas).
5. A ISO 9002 não existe desde 15 de dezembro de 2000, quando foi substituída pela ISO 9001 versão 2000.
Resposta de btluv
1. Embora a resposta tenha sido dada de maneira simples como quis o caríssimo participante, seguir regras e procedimentos não garante que a empresa tenha um sistema de gestão da qualidade eficaz e que seus clientes sejam satisfeitos. O foco no resultado é portanto mais importante do que a conformidade com documentos.
2. a certificação custa caro? O custo para a implantação de um sistema de gestão é fácil calcular, mas o difícil é implementar um sistema que seja eficaz e não a cópia do que outras empresas fizeram e calcular o ganho dos benefícios advindos com uma gestão que torna clientes satisfeitos e que minimiza perdas e retrabalhos.
3. tem razão com relação ao sentido da certificação: não deve ser feita para a obtenção de prestígio ou como um pseudo-diferencial.
Resposta de Maurício
1. Embora a BS 5750 tenha sido a principal referência, a ISO 9001 foi elaborada também com base na experiência de outras normas, como MILQ9858 Quality Program Requirement for Industry do Departamento de Defesa americano, a AQP (Advanced Qualification Program) da OTAN e o 10 CFR 50 Appendix B da Comissão de Energia Atômica Americana.
2. todas as explicações das normas que você mencionou estão obsoletas desde dezembro de 2000.
3. a norma que define requisitos para o Sistema de Gestão Ambiental é a ISO 14.001 e não a ISO 14.000.
4. a ISO 18.000 não existe e nunca existiu. Houve uma tentativa frustrada de criá-la na década de 90. Um grupo de entidades se reuniu e criou um documento com o mesmo propósito denominado OHSAS 18.001. Mas este documento não é uma norma internacional.
5. a ABNT participa da ISO por meio de Comitês técnicos. No caso da Qualidade o comitê é o CB-25.
Agora respondendo a pergunta: Qual a necessidade e as funções do ISO 9000?
Necessidade podem ser muitas:
1. seus clientes estão exigindo como parte do processo de qualificação de fornecedores; quem não for certificado não poderá fornecer ou terá um baixo nível de prioridade.
2. a empresa precisa melhorar processos e resultados; ele pode lançar mão de um sistema de gestão da qualidade dente muitas outras formas de melhorar a performance operacional e empresarial;
3. se a empresa é do ramo de construção civil, alguns banco e a Caixa estão exigindo a certificação para conceder empréstimos; sem certificado, sem dinheiro!
4. usar como instrumento de diferenciação se o mercado fornecedor onde a empresa atua não tem práticas disseminadas de gestão da qualidade.
E quanto às funções?
1. a principal é satisfazer o cliente; sem isso não há certificado que se justifique a longo prazo.
2. em segundo lugar seria produzir resultados operacionais com ou sem impacto na satisfação dos clientes, mas com poder de melhorar o desempenho empresarial.
3. poderia ser utilizado como uma forma de concentrar esforços e melhorar a motivação das pessoas, gerando satisfação pelo trabalho bem feito e oportunidades de treinamento e desenvolvimento.
4. é uma boa forma de aproximar a Direção dos processos chave da organização uma vez que eles devem ser monitorados e avaliados por meio de análises críticas.
Talvez existam outras necessidades e funções, mas acredito que essas são as principais.
Desculpem a todos se minha resposta tenha parecido arrogante. Foi minha intenção contribuir com uma resposta correta.
Abraços!
2007-03-29 16:07:55
·
answer #1
·
answered by Basket B 5
·
0⤊
0⤋
é uma entidade na qual sua empresa trabalha independente do ramo da atividade, q afirma a qualidade de seus serviços prestados. dizendo q é 100% em qualidade desde o ato do "recebimento" do material até na entrega dos produtos.
funcionários qualificados como tal, limpeza, educação, e prestação de serviço.e outra coisa só se ganha esse certificado por uma prestadora de serviço q faça o mesmo serviço q o seu, a maioria são de fora ou seja de outro País.
falei abraços.espero ter explicado pelo menos um pouco.
a grande maioria das empresas em geral só querem serviços prestados por quem tem ISOO 9000 ou até outros como 14001 , ISOO 9002 e outros cada um na sua categoria.!!!bjs
2007-03-27 20:08:09
·
answer #2
·
answered by carlos r 5
·
1⤊
0⤋
A necessidade, ser reconhecida no mercado.
funções, manter a qualidade do produto,satisfazendo ou excedendo as espectativa do cliente, produzindo um produto com qualidade.
2007-03-28 08:37:21
·
answer #3
·
answered by BOB DICK 4
·
0⤊
0⤋
Trata-se de uma instituição cujo objetivo é propor e monitorar normas que representem e traduzam o consenso de diferentes países para a normalização de procedimentos, medidas e materiais em todos os domínios da atividade produtiva.
Em 1987 a ISO editou, com base nos preceitos da British Standard - BS5750, a série 9000, sendo tais normas divididas em:
ISO 9000 - Norma responsável por estabelecer orientações, recomendações e diretrizes no uso e escolha das normas e verificar diferenças e inter-relações entre os principais conceitos da qualidade. Utilizada como guia para a seleção e uso das demais normas da série.
ISO 9001 - Norma que descreve um modelo para sistemas de garantia da qualidade atuando em projetos/desenvolvimento, produção, instalação e assistência técnica, sendo a mais abrangente nas relações contratuais, destinando-se a empresas que produzem itens especiais.
ISO 9002 - Norma que proporciona garantia da qualidade em produção, instalação e serviço pós-venda, deixando de fora o projeto, utilizada por empresas que produzem itens de catálogo ou prestam serviços de acordo com especificações existentes, sendo de uso contratual.
ISO 9003 - Norma que proporciona modelo para garantia de qualidade em inspeções, testes e ensaios finais, para empresas cuja produção não inclua processos especiais, isto é, quando for fácil separar itens conformes e não conformes na inspeção final, sendo de uso contratual.
ISO 9004 - Norma elaborada para fornecer orientações para a gestão de qualidade e elementos do sistema da qualidade (uso interno nas organizações), não destinada a fins contratuais, reguladores ou de certificação, sendo de uso voluntário para estabelecer as Diretrizes.
A ISO criou a norma 8042 para que ela fosse o vocabulário da qualidade, isto é, auxiliasse a compreensão da norma 9000.
ISO 8402 - Quality - Vocabulary - Forma o vocabulário da qualidade, onde se encontram definições e palavras-chave.
Existem outras normas que complementam a Série ISO-9000, e outras mais virão. Duas delas já fazem parte do cotidiano da sociedade:
ISO 14000 - Norma para implantação e certificação de sistemas de gestão ambiental.
ISO 18000 - Norma para segurança e saúde do trabalhador.
O Brasil participa da ISO através da ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas, que é uma sociedade privada sem fins lucrativos.
2007-03-27 22:30:34
·
answer #4
·
answered by Mauricio 7
·
0⤊
0⤋
De uma maneira simples, a certificação ISO 9000, atesta que a sua empresa está seguindo os procedimentos, ou pelo menos, está cumprindo com as regras de registro e manutenção de um conjunto de informações que levariam a um incremento da qualidade. Por exemplo: A empresa está arquivando, e acompanhando as reclamações dos seus clientes...
Isso não quer dizer que a empresa tenha qualidade, mas demonstra a sua preocupação com o tema... A necessidade, vai depender de empresa para empresa, do porte dela e do tamanho do seu caixa. Isto porque manter a certificação custa caro, e nem toda empresa de pequeno porte poderia arcar com os custos da certificação... O importante da certificação é que ela dá um "roteiro" de como a empresa pode melhorar.. É claro que isso pode ser feito por uma empresa, mesmo sem se certificar...Basta que a empresa gaste, algo em torno de 30 a 40 reais e obtenha da ABNT as normas de qualidade e as coloque em prática... No final das contas é isso o que importa... Nos últimos anos, muitas empresas buscaram a certificação como mero instrumento de marketing e propiciaram a proliferação do ramo de certificação, tornando este processo um pouco fútil e caro...
Não é necessário gastar milhares de reais com a certificação para conquistar clientes, basta implantar os valores corretos, que a clientela perceberá a melhoria... E o mais importante, não esquecer que a qualidade é um processo contínuo de melhoria, não pode terminar com uma certificado...
2007-03-27 21:47:08
·
answer #5
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋