http://pt.wikipedia.org/wiki/Tetragrama
O Tetragrama YHVH (também conhecido simplesmente por tetragrama), latinizado para JHVH, refere-se ao nome do Deus de Israel, יהוה. É formado pelas consoantes Yud י Hêi ה Vav ו Hêi ה e era escrito da direita para esquerda, יהוה ou seja, HVHY. O Tetragrama YHVH aparece mais de 6 800 vezes - sozinho ou em conjunção com outro "nome" - no Texto Massorético do Antigo Testamento.
Os nomes YaHVeH (vertido em português para Javé), YeHVah ou YeHoVaH (vertido em português para Jeová), são transliterações possíveis nas línguas portuguesas e espanholas
A posição actual das Testemunhas de Jeová sobre este ponto resume-se ao seguinte: Visto que, actualmente, não se pode ter certeza absoluta da pronúncia, parece não haver nenhum motivo para abandonar, em português, a forma bem conhecida, "Jeová", em favor de "Javé". Se tal mudança fosse feita, então, a bem da coerência, deviam ser feitas alterações na grafia e na pronúncia de uma infinidade de outros nomes encontrados na Bíblia. Por exemplo, Jeremias seria mudado para Yir.meyáh, Isaías se tornaria Yesha.yá.hu, e Jesus seria pronunciado Yehoh.shú.a em hebraico ou I.e.soús, no grego.
No entanto as Testemunhas de Jeová reconhecem no livro Entendimento da Bíblia pp. 884,885: "Por combinar os sinais vocálicos de 'Adonay' e 'Elohim' com as quatro consoantes do tetragrama, as pronúncias 'Yehowah' e 'Yehowih' foram formadas. A primeira destas proveu a base para a forma latinizada 'Jeova(h)'. O primeiro registro de uso dessa forma data do século 13 DC. Raimundus Martini, um monge espanhol da Ordem Dominicana, a usou...".
Importância de usar o Nome Divino
Muitos peritos e tradutores actuais da Bíblia advogam que se siga a tradição de eliminar o nome distintivo de Deus. Não só alegam que a incerteza a respeito da pronúncia do Tetragrama YHWH justifica tal proceder, mas também sustentam que a supremacia e a existência ímpar do Verdadeiro Deus tornam desnecessário que Ele tenha um nome específico para se identificar dos "demais deuses". Tal conceito não encontra apoio na Bíblia, quer seja no Antigo Testamento, quer no Novo Testamento.
O Tetragrama YHWH ocorre 6 828 vezes no texto hebraico da Biblia Hebraica de Kittel (BHK) e da Biblia Hebraica Stuttgartensia (BHS). A própria frequência do aparecimento do Tetragrama já atesta a sua importância. Seu uso em todas as Escrituras ultrapassa em muito o de quaisquer nomes-títulos, tais como "Soberano Senhor (em hebr. Adhonaí)", "o [Verdadeiro] Senhor" (em hebr. Ha Adhóhn), Altíssimo (em hebr. Elyóln) "o [Verdadeiro] Deus" (em hebr. Ha Elohím) e "Deus" (em hebr. Elohím).
É digno de nota a importância atribuída aos próprios nomes no Novo Testamento entre os povos semíticos. O Prof. G. T. Manley indica: "O nome não é simples rótulo, mas é representativo da verdadeira personalidade daquele a quem pertence. ... Quando uma pessoa coloca seu nome numa coisa ou em outra pessoa, esta passa a ficar sob sua influência e proteção." (Novo Dicionário da Bíblia, editado por J. D. Douglas, 1985, pág. 430. Veja alguns exemplos disso em Génesis 27:36; I Samuel 25:25; Salmos 20:1 e Provérbios 22:1.) Para a denominação religiosa Testemunhas de Jeová, conhecer e divulgar o nome pessoal de Deus é considerado muito importante.
2007-03-27 14:57:14
·
answer #1
·
answered by Pauloyahoo 4
·
3⤊
0⤋
Não tem nada a ver uma coisa com a outra.
Jeová é uma forma de pronúncia do tetragrama YHVH, o nome de Deus como está na bíblia no original hebraico. Não foram os testemunhas que inventaram a palavra Jeová. Jeová é uma pronúncia do nome de Deus que os Testemunhas de Jeová adotaram. Outra forma de pronúncia, por exemplo, é "Javé", ou "Iavé".
2007-03-27 18:36:42
·
answer #2
·
answered by Johnny P 3
·
3⤊
0⤋
os evangelios foram escritos depois de 30 anos que o suposto salvador morreu, como pode alguem lembrar de alguma coisa 30 anos depois, os evangelios na epoca eram mais de duzentos e foram escolhidos a dedo por que os interessava.
a outra noticia pra vc, marcos nunca escreveu evangelio, pq ele falava aramaico e o primeiro em seu nome foi encontrado escrito em latim.
Entao como que vc quer uma invencao, concorde com a outra ou ao contrario.
2007-03-27 18:45:21
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
meu caro ,biblia são todas iguais ,contando que a católica tem m+ livros, é só conferir
2007-03-27 18:37:38
·
answer #4
·
answered by estrogilda jareta 7
·
1⤊
1⤋
Santa ignorancia Batman.
2007-03-27 23:44:06
·
answer #5
·
answered by Shark 4
·
0⤊
1⤋
Jeová quer dizer Senhor Deus. As Testemunhas de Jeová usam muito esse versículo para levar ao ouvinte a leitura da Bíblia que possuem, isso porque o nome Jeová aparece registrado como Senhor em letras maiúsculas em nossas Bíblias. Deus possui vários nomes:Jeova´, El Elohim, El Shaday, Senhor Todo Poderoso. As Testemunhas de Jeová argumentam que esses nomes são apenas títulos. Nossas Bíblias apresentam como nomes (Exodo 3.14/15).
2007-03-27 22:03:44
·
answer #6
·
answered by A Mensageira 4
·
0⤊
1⤋
Quando Deus se revelou a Moisés, este perguntou a Ele qual o Seu nome. Deus respondeu: "Eu sou aquele que sou". Este nome, traduzido como "Eu sou O que sou", é uma tradução do hebraico, do chamado Tetragrama, o Nome Inefável de Deus. É uma palavra hebraica com quatro letras: Yud-Hei-Vav-Hei. Esta palavra é uma forma arcaica do verbo "Ser" em hebraico.
Os judeus sempre tiveram um saudável respeito ao nome de Deus. O Tetragrama nunca é pronunciado pelos judeus; apenas o Sumo-Sacerdote, uma vez por ano (no dia de Yom Kippur), entrava no Santo dos Santos do Templo e sussurrava o nome.
Para evitar pronunciar o nome de Deus, os judeus, ao lerem as Escrituras, pronunciam no lugar do Tetragrama a palavra "Adonai", que significa "Senhor".
Com o tempo, a verdadeira pronúncia do nome de Deus foi perdida. Como a língua hebraica não tem vogais, qualquer tentativa de pronunciar o Nome de Deus é apenas uma suposição.
Para evitar que alguém lesse por engano o Nome de Deus na oração (ao invés de substituí-lo por "Adonai"), os judeus normalmente escrevem as vogais da palavra "Adonai" com as consoantes do Tetragrama. Assim, o Tetragrama aparece cercado por sinais que são as vogais de "Adonai".
Martinho Lutero, ao fazer a sua tradução da Bíblia no século XVI, pegou um texto hebraico que continha justamente estas vogais em torno das consoantes do Tetragrama, e criou uma palavra que é na verdade composta pelas vogais de "Adonai" combinadas com as consoantes do Tetragrama: Jeová.
Assim, pela ignorância dos costumes judeus, foi introduzido como sendo o nome de Deus algo que na verdade é apenas uma mistura de duas palavras, sendo uma delas o Nome de Deus e a outra uma expressão que significa "O Senhor".
Surge então a questão: como deveria ser pronunciado o Nome de Deus?
Uma corrente de estudiosos defende que a pronúncia mais aproximada seria Iaweh (Iavé ou Javé em português). Esse é o nome que vem sendo adotado nas versões mais modernas da Bíblia, como a Bíblia de Jerusalém.
2007-03-27 19:11:41
·
answer #7
·
answered by cidadão alagoano 7
·
0⤊
1⤋
o nome Jeova não pertence aos testemunhas e pra falar a verdade eles o usam incorretamente pois Jeová é uma forma aportuguesada do nome de Deus o nome de Deus que os hebreus proferem e Adonai que quer dizer Senhor ou representado por um tetragama yhvh tem outra não há um homem sequer diante da face desta terra que possa tornar o nome de Deus para seu uso exclusivo, portanto almeida pode usa-lo contanto que não seja em vão como as testemunhas de Jeova o fazem, concorda meu amigo.
2007-03-27 20:58:17
·
answer #8
·
answered by Presb. Clerton * Jesus salvador. 5
·
0⤊
2⤋