Sim, como ele disse na resposta anterior o que vai reduzir é a TR(taxa referencial). Ela é usada no calculo do rendimento da poupança. A TR foi feita para refletir parte da inflação, que somada ao rendimento de 0,5( juros reais), dá a correção da poupança.
A TR é calculada com base na rentabilidade média dos CDBs/RDBs de prazo de 30 a 35 dias corridos, emitidos por uma amostra composta pelas 30 instituições financeiras com maior volume de captação desses papéis. Sobre essa média, intitulada Taxa Básica Financeira - TBF, aplica-se um redutor, que pode ser alterado pelo Banco Central sempre que necessário.
Antes de reduzir o rendimento da poupança, os bancos poderiam ter reduzido as taxas de adminstração de seus fundos de renda fixa e fundo DI, mas como banco nunca perde, ele preferiram pressionar o governo para reduzir a TR. Como TODO presidente do Banco Central, já trabalhou ou vai trabalhar pra um banco privado...vc acha que eles vao esperar os bancos reduzirem sua margem de lucro? Quem aplica seu dinheiro por um longo prazo na poupança é pobre que não tem informação financeira, por que rico e quem tem informação financeira, não deixa seu dineiro na poupança, ou se deixar é uma pequena parte pra uso imediato.
Se vc tem dinheiro pra muito longo prazo, procure investimento em bolsa de valores e se tem medo da variação da bolsa, procure o tesouro direto. leia sobre investimentos. use a propria internet.
www.infomoney.com.br
www.comoinvestir.com.br
www.tesouroditeto.gov.br
http://br.geocities.com/investguia/
http://www.maraluquet.globolog.com.br/
leia "investimentos" de Mauro Halfeld
tem muitos sites. boa sorte e saia da poupança.
2007-03-27 11:33:30
·
answer #1
·
answered by glaucio m 2
·
0⤊
0⤋
Não é verdade, a poupança vai continuar rendendo 0,5% de juros ao mês, vai cair um pouco a correção, portanto deve variar de 0,550 a 0,600 queda muito pequena pode ficar tranqüilo com sua economia guardada
2007-03-27 17:35:45
·
answer #2
·
answered by Sou eu 5
·
0⤊
2⤋