A Síndrome de Cushing também é chamada de Hiperadrenocorticismo e corrigindo. Ela pode ocorrer por uma disfunção na hipófise( geralmente um tumor),que vai liberar o hormônio ACTH em excesso, pode ser por excesso de liberção de cortisol pela adrenal ou por falhas na admisitração de corticóides no tratamento de outras enfermidades.
Ela geralmente ocorre quando a adrenal não produz hormônios em quantidades suficientes...
2007-03-27 08:18:39
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
A síndrome de Cushing é caracterizada por uma produção excessiva de cortisol pelas glândulas supra-renais, conhecida também como hiperadrenocorticismo.
Como sinais ou sintomas está descrito o aumento de peso, o depósito excepcional de gordura na parte superior do corpo e no pescoço,o excesso de apetite e sede, aumento da produção de urina.
Esta síndrome pode ter como causa um tumor hipofisário ou um tumor nas glândulas supra-renais, geralmente benignos ou por medicação com cortisona ou seus derivados.
Esta síndrome tanto pode aparecer no ser humano como nos cães.
2007-03-27 15:05:39
·
answer #2
·
answered by MeninadosOlhos 4
·
1⤊
1⤋
Normalmente, o CRH liberado pelo hipotálamo estimula a liberação de ACTH pela hipófise levando à produção de cortisol pela adrenal.
A síndrome de Cushing decorre da exposição a um excesso de glicocorticóide na circulação sangüínea. A hipercortisolemia pode ser proveniente de excessiva ingesta (Cushing iatrogênico), de um aumento na secreção de ACTH (hipofisário ou ectópico) ou de uma elevação na produção adrenal. Didaticamente dividimos os casos em dependente ou independente do ACTH ou pseudo-Cushing.
Cerca de 80% dos pacientes com depressão maior apresentam uma hiperatividade do eixo hipotálamo-hipófise-adrenal, cursando com uma hipersecreção de cortisol. Alguns desses pacientes evoluem com um quadro de síndrome de Cushing (pseudo-Cushing) que desaparece com a remissão da depressão. O alcoolismo é outra causa de pseudo-Cushing. Doença de Cushing é a principal causa desta síndrome (68%)1 e geralmente se caracteriza pela presença de microadenomas hipofisários (menor que 1cm); os macroadenomas são raros e os carcinomas são mais raros ainda. A secreção de ACTH geralmente é suprimida nos testes com altas doses de dexametasona.
A secreção ectópica de ACTH é responsável por 12% dos casos1 e está mais freqüentemente associada com carcinoma pulmonar de pequenas células e tumores carcinóides e geralmente não é suprimida por glicocorticóides exógenos. A síndrome do CRH ectópico é muito rara (menor que 1%).1
Os adenomas adrenais (10% dos casos de Cushing)1 produzem principalmente cortisol enquanto que os carcinomas (8%) produzem mais andrógenos, resultando em virilização. Hiperplasias micronofular e macronodular bilaterais são outras causas de síndrome de Cushing ACTH independente.
Geralmente o diagnóstico é difícil, pois não existe achado clínico patognomônico e os testes laboratoriais muitas vezes são confusos. Além disso, dois ou mais achados (por exemplo obesidade, hipertensão, intolerância à glicose, etc) podem estar presentes em indivíduos com função adrenal normal
2007-03-27 16:19:39
·
answer #3
·
answered by Olliver 6
·
1⤊
2⤋