English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

A Inquisição da Igreja, diferentemente da Inquisição Espanhola, do Estado, não existia para os judeus, muçulmanos ou não cristãos.
Ela só julgava quem fosse católico e tivesse traído a Fé.
Há textos de historiadores judeus que confirmam isso. George Sokolsky, editor judeu de Nova York, em artigo intitulado "Nós Judeus", escreveu:
"A tarefa da Inquisição não era perseguir judeus, mas limpar a Igreja de todo traço de heresia ou qualquer coisa não ortodoxa. A Inquisição não estava preocupada com os infiéis fora da Santa Igreja, mas com aqueles heréticos que estavam dentro dela (Nova York, 1935, pg. 53).

O Dr. Cecil Roth, especialista inglês em História do Judaísmo, declarou num Forum sionista em Bufalo, (USA):
"Apenas em Roma existe uma colonia de judeus que continuou a sua existência desde bem antes da era cristã, isto porque, de todas as dinastias da Europa, o Papado não apenas recusou-se a perseguir os judeus de Roma e da Itália, mas também durante todos os períodos, os Papas sempre foram protetores dos judeus.
(...) A verdade é que os Papas e a Igreja Católica, desde os primeiros tempos da Santa Igreja, nunca foram responsáveis por perseguições físicas aos judeus, e entre todas as capitais do mundo, Roma é o único lugar isento de ter sido cenário para a tragédia judaica. E, por isso, nós judeus, deveríamos ter gratidão " (25 de Fev de 1927).

2007-03-26 22:14:07 · 8 respostas · perguntado por haroldo jose h 1 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

8 respostas

Há muitas divergências no tocante aos judeus. No entanto, quando a península Ibérica foi ocupada por mouros, conviviam em paz cristãos, muçulmanos e judeus. A Inquisição realmente não perseguia os judeus e muçulmanos, apenas os cristãos que julgavam hereges.

2007-03-27 04:03:37 · answer #1 · answered by Antonio Luiz F 5 · 0 0

Somente a inquisição espanhola perseguiu judeus, mouros e maçons? Certíssimo. Você só esqueceu de dizer que durante a Idade Média, a Espanha dominava TODA a Europa.

2007-03-27 06:55:11 · answer #2 · answered by Paco2006 3 · 0 0

Este professor afirma o óbvio.
A Igreja Católica não tinha "jurisdição" sobre pessoas de outras religiões, contudo insuflava e apoiava o poder civil quando este impunha a conversão por motivos de expansão territoral (nas cruzadas, na reconquista ibérica) ou econômico (Espanha e Portugal, dentre outros, "ofereciam" aos judeus e mouros a escolha: converter-se ou exilar-se deixando todos seus bens para a coroa).
Claro que, devidamente convertidos, a acusação de relapso, que resultava na fogueira, pairava terrivelmente sobre esses cristãos novos, que eram objeto de constante vigilância, inclusive pelos vizinhos.
Especificamente, no citado caso de Roma, a proteção aos judeus não era gratuita, muitas das obras do vaticano foram, por eles, "subsidiadas".
A Inquisição foi, em última análise, uma arma de manutenção do poder papal cujo tiro saiu pela culatra, pois, a rigor, foi utilizada pelos reis na construção do absolutismo (vide o caso de Joana D'Arc, dos templários fraceses e a atuação de Torquemada na Espanha).
Como católico (embora a Igreja não me considere como tal, pois não aceito a infalibilidade do Papa, nem que o prazer sexual, adulto e responsável, seja pecado, dentre outras coisas), tive severas críticas ao papado de João Paulo II (deste que aí está nem vale comentar). Contudo sou obrigado a reconhecer sua lição de verdadeira humildade cristã ao pedir perdão pelos crimes cometidos pela, e em nome, da Igreja Católica Apostólica Romana (seu professor não deve ter gostado nem um pouco, não é mesmo?).

2007-03-27 01:48:17 · answer #3 · answered by expert 3 · 0 0

Esse professor deveria estudar mais a história...

2007-03-26 23:55:19 · answer #4 · answered by Anonymous · 0 0

A "santa" inquisição só não perseguia judeus e muçulmanos, assim como os não católicos em geral, os ditos hereges, se eles não se convertessem ao catolicismo. Do contrário, eram presos, mortos, torturados, tinham os bens confiscados, e eram expulsos do país. Existem exemplos aos montes na História, que comprovam isso. Até a igreja reconhece isso e já se desculpou mais de uma vez por seus crimes do passado.

2007-03-26 23:49:53 · answer #5 · answered by Falco 7 · 0 0

Irmão,
Eram jogados na fogueira, todos (ou os que eles achavam ) os que iam de encontro aos interesses na igreja Católica.
Muitos médiuns ( Ex. Joana D'arc) foram queimados porque eles os consideravam bruxos.
"Santa ignorância".

Um abraço e muita paz...

2007-03-26 23:05:19 · answer #6 · answered by Paulo 5 · 0 0

Pelo que sei, entre historiadores não há um consenso, porém se em Roma não houve perseguição a judeus, eu não acredito que isso tenha acontecido por bondade. Já deveria existir judeu rico na época. Acredito muito mais, que esses judeus pagaram para não serem importunados.

2007-03-26 22:27:54 · answer #7 · answered by Jorge P 6 · 0 0

Que eu saiba, a inquisição realmente foi uma perseguição para "limpar" os povoados de pessoas acusadas de bruxaria! Que da maioria, não cometeram crimes reais de bruxaria, apenas não concordavam com a igreja.
A perseguição aos judeus decorreu na época de Hitler, com o holocausto.

2007-03-26 22:22:56 · answer #8 · answered by *Camilla* 7 · 0 0

fedest.com, questions and answers