English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

que não podemos ser a imagem e semelhança d’Ele e que O criamos por que não queremos nos conformar que como todo ser vivente um dia também acabaremos. E Vcs o que acham foi Deus quem criou o homem ou foi o homem quem criou Deus?

2007-03-26 12:46:15 · 16 respostas · perguntado por Sou eu 5 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

16 respostas

Caro Sou,
a religião é, de fato, criação do homem. Consequentemente podemos deduzir que Deus é uma criação do homem. Porém, ela é o fruto de sua razão, de seus sentimentos, de todas as suas faculdades, de sua consciência do universo.
Desejo, necessidade, carência, emoções, sentimento, prazer e dor. Essas são as forças que comandam o ser humano. Elas originaram todas as criações humanas. Não importa o quão importantes ou insignificantes tenham sido essas realizações. Que necessidades e sentimentos deram origem as religiões? Várias emoções deram origem as crenças religiosas. Sem dúvida, o medo foi a emoção que mais provocou esses sentimentos no homem primitivo.
Como o ser humano era capaz de manipular a matéria e criar artefatos, ele calculou que o mundo era uma espécie de artefato criado por um outro ser ou seres maiores que ele, mas análogo a si próprio. E atribuiu as desgraças e felicidades que lhes aconteciam a esses seres.
Assim, explicavam os acontecimentos recorrendo a causas sobrenaturais. Tudo era explicado através de lendas e mitos. Pois tudo era causado por deuses ou demônios. Não existiam causas naturais em suas concepções. Se tinham um ferimento ou uma moléstia qualquer, não procuravam uma causa natural para os mesmos, já sabiam as causas. Os deuses ou demônios tinham sido contrariados de algum modo. A única maneira de acabar com o sofrimento era através de suplicas a esses seres sobrenaturais. Às vezes, esses deuses ou demônios exigiam sacrifícios.
E os primitivos não hesitavam em obedecer. O conceito de deuses e demônios evoluiu com o tempo, mas, no entanto, a idéia central foi passada de geração em geração. Tanto que ninguém nunca questionou ou questiona até hoje essas idéias. Idéias desenvolvidas pelo homem primitivo. Geradas principalmente pelo medo.
Logo alguns perceberam que esses deuses e demônios podiam ser usados de modo lucrativo. Através deles o povo podia ser levado à obediência. Mães e pais começaram a propagar esse tipo de crença e a gerar demônios aos montes, afinal, é mais fácil controlar uma criança pelo medo do que pela razão. Tanto que, até hoje, existem mais demônios que deuses. A criança ficava mais fácil de ser manipulada se tivesse medo do bicho papão e de todos os tipos de monstros que pudessem imaginar.
Cedo surgiu uma classe de pessoas que se diziam mediadores entre demônios e deuses e o povo. Diziam que tinham poderes especiais para aplacar a ira desses seres terríveis. Deu-se inicio aos rituais. Assim surgiu provavelmente a mágica, pois o povo precisa de um espetáculo para acreditar que alguém tem poderes especiais. Estava consolidada a religião na terra.
Todas as religiões tratam da moral e da ética e dos bons costumes. Mas, muitas vezes, o fato de fixarem pensamentos em forma escrita dificulta a evolução moral. Muitos acham que o que está escrito foi escrito por Deus e, portanto imutável. Mas o que deu origem à moral foi um fato passado que muitas vezes não existe mais.
A religião moral é superior a do medo. No entanto, quase nenhuma religião contem somente um elemento. Todas contém elementos tanto de medo como de moral. Geralmente os elementos mais avançados da sociedade seguem mais a religião da moral, e os mais atrasados a do medo.
Existem várias religiões na terra. Cada uma com regras especificas para se entrar no céu. Sendo assim, como pode uma pessoa ser salva simplesmente por ter tido a sorte de nascer no local adequado? Sabemos muito bem que 90% das pessoas adotam a religião de seu local de origem ou uma variante da mesma. E mesmo quando mudam de religião radicalmente nunca conseguem deixar por completo as crenças adquiridas na infância. Mudam de religião, mas seu comportamento continua compatível com as crenças anteriores. Cercado como está de influências tanto internas como externas acima de seu controle, que critério usaria Deus para julgar o homem? Se não conseguimos nem mesmo definir o que é Deus...
Definir o que é Deus e tarefa difícil, porque o homem não consegue conceber algo além daquilo que é. Ou daquilo que seus sentidos mostram.
Por isso muitos acreditam que Deus é algo inconcebível. Daí termos que acreditar pela fé ou não acreditar, pois não temos como provar a existência de tal ser. Ele está além de nossos sentidos, além do natural. Ou seja, ele é sobrenatural. Mas é impossível ao homem falar de algo que não conhece pelos sentidos. Daí muitas religiões usarem um palavreado incompreensível aos não iniciados ou se fecharem atrás de dogmas, pela pura incapacidade de admitir sua ignorância de vários aspectos que cercam o universo.
Yeshua Ben Yozept quando caminhou pela terra disse positivamente: "Sois Deuses." Esse mesmo Yeshua, que por contradizer as religiões vigentes e pregar a crença em um único Deus, viria a ser condenado e morto na cruz, e que seria conhecido no mundo ocidental como Jesus. O mesmo que a despeito de toda sua influência e capacidade, não fundou e nem incentivou a criação de nenhuma religião. Para ele bastava crer no Superior, ser correto nas atitudes, viver baseado em princípios simples mas de difícil execução, como amar ao próximo como a ti mesmo. Mas não estou aqui para divagar a respeito desta pessoa iluminada que por aqui deu o ar da graça.
Queria dizer, partindo do pressuposto que somos Deuses, que somos criador e criatura encerrados em um contexto maior da universalidade. De forma metafórica, somos imagem e semelhança de Deus, pois fomos criados por ele e a ele criamos. Mas não por que "...não queremos nos conformar que como todo ser vivente um dia também acabaremos." Até por que somos a única espécie que tem consciência plena da morte, o mesmo não ocorrendo com os animais. E é interessante observar que para várias religiões a morte é bem vinda, e comemorada com festas e folguedos.
Portanto meu amigo, desencane da idéia da morte como fim. Se pensarmos com um pouco de bom senso poderemos perceber que existe algo além. Que é mais difícil pensar que a vida é uma só e que tudo se acaba. Se observamos a natureza, veremos com clareza sua perfeição que foge do nosso alcance. Se olharmos para o céu veremos uma imensidão inconcebível à nossas mentes. E com certeza não estamos sozinhos neste imenso universo. E então poderemos concluir que não faz sentido a idéia de um "Deus" ou força superiora como queira chamar, criar algo tão elaborado sem um fim ou um propósito. Como diria Mulder e Scully: a verdade está "lá fora". Fora de nosso estágio atual de evolução, fora de nossa capacidade intelectual limitada, fora de nosso tempo...
Não vamos conseguir entender ou definir "Deus", enquanto não conseguirmos entender a nós mesmos. Para finalizar, concluo dizendo uma frase do velho guerreiro, Chacrinha: "não vim para explicar, eu vim para confundir."
Abraços, Moran
P.S. desculpe se a reposta ficou longa, é que não gosto de respostas "facéis". Na verdade, depois que escrevi, cortei muita coisa, pois não quero passar a imagem de apologia a Deus, a crenças ou religiões, e muito menos estou aqui para criticar quem condena ou quem acredita. Quis somente expor que a vida e tudo que a cerca ainda é um grande mistério e as respostas estão longe do fim. -"Yo no creo em las brujas, pero que las hay, las hay". ...

2007-03-27 08:21:04 · answer #1 · answered by Moran 5 · 0 0

Já ouviu falar que de todos os animais somente o bicho Homem nunca aceitou sua morte? Pois bem, é um mistério o que tem depois da morte. A ciência não conseguiu desvendar nem dez porcento do cerebro humano direito para definir se depois que o cara morre tudo se perde. A ciência não pode provar a existência de Deus! O que é Ciência? É a arte de acumular conhecimentos com a experiencia de vida das pessoas do mundo todo. Mas ultimamente as pessoas relacionam a Ciencia com a matematica, com "é isso ou não é", com lógica binária, com "só existe o que nossos cinco sentidos podem captar". sabia que existem mais sentidos? Não um "sexto sentido", mas setimo, oitavo, centenas de sentidos! Ou sera que vc pode ver a luz infravermelha e ouvir sons de muito baixa frequencia, como os dos sonares??

2007-03-26 12:58:56 · answer #2 · answered by John The Underlost 5 · 1 0

Crianças...filho, conceitue " acabar" , deixar de existir, se tornar nada? o que é nada ? o nada não existe, mesmo o que parece nada está cercado de partículas virtuais, enfim o "nada" não existe na natureza...o que é tempo? o tempo é uma abstração psicologica, então me diga, como pode uma cria de nossa consciência acabar com ela? aprendam, raciocinem, não esperem respostas prontas, nem de pastores , nem de "pseudociência"...sigam a razão que ela lhes dará a luz...

2007-03-26 12:54:54 · answer #3 · answered by Advicer 7 · 1 0

somos todos criatura de Deus.

2007-03-26 12:53:55 · answer #4 · answered by kanseideilusoes 4 · 1 0

Acredito que Deus criou o homem, mas decaímos e estamos com letra minúscula, mas vai chegar o dia em que voltaremos a ser Homem com letra maiúscula.

2007-03-26 12:53:08 · answer #5 · answered by Anonymous · 1 0

Somos imagem e semelhança dEle. Mas não temos o seu poder, virtude, amor supremo. Ele é perfeito.

2007-03-26 12:51:08 · answer #6 · answered by Cristão 3 · 1 0

Deus!

2007-03-26 12:50:21 · answer #7 · answered by Luzitani 5 · 1 0

Eu acho que foi o homem que criou deus, por carência, por medo e por imaturidade.

Sou atéia e acredito que essa vida é tudo o que temos, então temos que tratá-la como nosso bem mais precioso e usá-la para transformar o mundo com nosso conhecimento, nosso trabalho e nossas idéias. Temos que ajudar as pessoas pela simples alegria de saber que fizemos o dia de alguém mais feliz, fizemos a diferença na vida de alguém ou mesmo a salvamos.

Para mim, o propósito (ou sentido) da vida é transformar um mundo num lugar melhor e entregar a meus filhos um mundo melhor do que aqueles que meus pais me entregaram. Claro, sou humana e limitada como todo mundo, provavelmente não vou conseguir melhorar o mundo sozinha, mas isso não é desculpa para não fazer a minha parte e depois jogar a culpa em algum ser mitológico, seja ele deus o diabo.

Bom, essa é minha opinião e minha filosofia de vida. Fique bem.

2007-03-26 13:21:06 · answer #8 · answered by Anonymous · 0 0

Pois é...é você, é... e com as dúvidas... Deus, não Deus?

2007-03-26 12:57:58 · answer #9 · answered by meuamigoejesus 3 · 0 0

Acho que Deus é a criação individual de cada homem, para mim Ele é a Bondade, Amor, Humildade, Caridade, e vários outros adjetivos bons. Eu confio e acredito Nele, sei que sempre estará presente em minha ida até quando eu quiser. Para outra pode ser o Deus que castiga, cobra, pune, etc... vai de cada um.

2007-03-26 12:52:41 · answer #10 · answered by insultada 3 · 1 1

fedest.com, questions and answers