English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Olá Pessoal,

Estou fazendo um trabalho sobre intercâmbio, e gostaria de saber de alguem q entende do assunto, ou alguem que ja fez intercambio, algumas coisas como:

Principais diferenças do país escolhido para o brasil:
Se a viagem foi proveitosa:(se sim porque?)
Dificuldades encontradas.

Quem puder me ajudar obrigado

2007-03-26 12:32:03 · 4 respostas · perguntado por Rodrigo 2 em Educação e Referência Estudos no Exterior

4 respostas

Olá! vou contar no geral sobre o que achei do meu intercâmbio na Alemanha em 99, onde fiz pela agência AFS (você pode dar uma olhadinha no site = www.afs.org.br). Durante o tempo que morei lá viajei muito, passeei bastante, conheci muitas pessoas e lugares diferentes lá. Adorei a experiência! É para mim, um lugar mágico e as pessoas, são reservadas, mas são muito receptivas. Passei um ano lá estudando, na cidade de Colônia. Gostava muito da segurança que tem lá. Uma vez fui a uma boite, e quando eram, mais ou menos, duas horas eu fiquei afim de ir pra casa. Meus amigos queriam ficar mais um pouco, então decidi ir sozinha. E, fui! Em plena madrugada eu andando pelas ruas da cidade pra pegar o trem e ir pra casa, bem tranqüila.
Outra coisa maravilhosa que me encantou, foram as 4 estações do ano bem definidas. Um dia vc vai dormir com a cidade repleta de flores, e acorda com uma surpresa. vc olha pela janela, e cadê o colorido das flores? Está tudo branquinho com a neve caíndo lá fora.
E tem mais! Tive a oportunidade fantástica de ver o "sol da meia noite". Tem um período q o sol começa a se pôr somente às 10:30, 11 horas da noite, então em plena meia noite vc ainda pode ver pequenos raios de sol.
às vezes gostava de sair só pra ficar andando pela cidade. Sem motivo nenhum! Adorava andar pelas ruas, tanto no centro da cidade como nos vales, onde a neve era ainda mais bonita e, de vez em quando, encontrava um esquilinho.
E a comida? Huumm! Não preciso nem falar, né? Sehr Lecker! como dizem em alemão! deliciosa!
:-) Na escola foram muito receptivos, mas a dificuldade na comnpreensão era grande. Fazia somente provas de inglês.
Minha família era bastante acolhedora e tinham grande interesse em me falar sobre seus costumes. Desde que voltei ao Brasil, não tive ainda a oportunidade de voltar para visitá-la e matar a saudade, mas ainda hoje nos correspondemos e espero voltar no próximo ano.

Claro que problemas também existem com intercambistas. Mas o problema mais comum que pode acontecer é a dificuldade de adaptação tanto em relação a cultura, como em relação à família hospedeira. Mas quando problemas como esse acontece, o intercambista tem a quem recorrer. Todo intercambista tem um "conselheiro", e é assim chamado. O conselheiro é uma pessoa que tem a função de ser amigo do intercambista, de dá atenção a ele, o ajudando quando necessário. O conselheiro normalmente tem nacionalidade do país cujo o intercambista está morando, já fez intercâmbio, e deve saber falar a língua do intercambista. Caso um intercambista esteja com vontade de mudar de família, ou até mesmo de desistir da continuação do intercâmbio ele recorre primeiramente ao conselheiro.

Algumas regras que o intercambista deve cumprir:
- Respeitar a cultura do país visitado
- Aprender a falar a língua do país visitado
- Estudar em colégio da cidade (fazer provas quando possível)
- Conhecer e se interessar pela cultura do país

Ou seja, o intercambista deve renunciar o máximo possível a sua própria nacionalidade durante o período do intercâmbio. O que não impede que ele fale sobre sua cultura de origem, que é uma coisa que ele deve fazer.

Boa sorte no trabalho!

2007-03-26 12:51:28 · answer #1 · answered by ☆Marina☆ 7 · 3 0

Primeiro, se voce for escolhas por continente, por exemplo na europa ,os custos são altos , porém especificamnete na Inglaterra dizem que é bem proveitoso...nos USA as pessoas são mais liberais e o ingles mais informal e o custo é bem menor,na australia e Nova Zelandia tem lugares bem interior , com fazendas e outros mais urbanos, e o custo tambem é maior, porém dizem que pra quem gosta de radicalizar é otimo,tem esportes radicais por lá...Nos USA ainda é a maior escolha, porque o ingles além de informal, a vida deles é parecida com a nossa.Dificuldades são enfrentados apenas nas primeiras semanas, pois é comum um choque cultural, mas depois passa, pra quem foi dizem que é o melhor ano de suas vidas...Dá pra conseguir voltar falando ingles fluente,conhecer novas amizades,novas culturas e lugares diferentes...Boa sorte...

2007-03-27 13:32:18 · answer #2 · answered by Sol 4 · 1 0

Fiz intercâmbio para estudar italiano em Milão.Bárbaro.
Objetivo atingido: o fato de viver no país que estuda, facilita
demais a aprendizagem da língua.
Só que depende de muita sorte encontrar uma casa confortável, boas refeições e amizade com a proprietária. Eu tive tudo isso!
Valeu a pena, só que é bastante caro estudar no exterior, mesmo fazendo intercâmbio.
Abraços.

2007-03-27 11:24:39 · answer #3 · answered by Vanessa 5 · 1 0

olá.......
estou tendo a oportunidade de estudar em Oxford........
ganhei uma bolsa de estudos ano passado......
oxford é uma cidade literalmente pacifica.....
como aki faz mto frio, já estou com xaudades do Brasil.
londres não é uma cidade mto violenta (apesar de ter mto trafico de drogas...), os monarcas daki são muito respeitados, não é como no brasil ( q falam mal do Lula, transformando-o em uma piada).
aki tambm não tem mensalão, nem dólar na cueca....

não encontrei nenhuma dificudade por aki (por enquanto),
quando se é de oxford, se é tratado como um rei.....

I'm so happy.......
kiss........

espero te ajudado....

bye!!!!!

2007-03-26 13:00:07 · answer #4 · answered by suellenfr 3 · 1 0

fedest.com, questions and answers