English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Na Inquisição visava-se a conversão e não a punição do acusado. Por isso, a Inquisição era o único tribunal do mundo que começava dando um prazo de perdão: quem se acusasse de ter agido contra a Fé dentro de um prazo de 15 a 30 dias estava perdoado. O acusado, em qualquer fase do processo, pedindo perdão, estava perdoado

"A Inquisição e seu mundo" do Professor da Faculdade de Direito da USP, João Bernardino Gonzaga. O livro é da edição Saraiva e é muito bom.
Lá você verá como os jornais e as enciclopédias vulgares mentem e caluniam a Inquisição e a Igreja.

2007-03-26 09:15:57 · 14 respostas · perguntado por haroldo jose h 1 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

14 respostas

Assista Silent Hill....

2007-03-26 09:24:31 · answer #1 · answered by Anonymous · 0 0

Bem, como sou estudante de história e da USP, nao posso me furtar de responde isso.

É verdade. Muito do que se diz por ai é mentira e aumentado, mas que muitos crimes ocorreram, isso sim, ocorreram.

O leigo, e chamo leigo todo aquele que não é historiador, esta sujeito a influencias mais focadas e obtusas, e o diz que me diz popular pode fazer de uma pequena biribinha uma grande bomba atômica.

2007-03-26 16:36:10 · answer #2 · answered by Leandro Piazzon 4 · 1 0

e quem nao pedisse perdao?....FORCA....QUEIMADO VIVO....só isso....o basico daquela epoca...tudo pra eles que fosse contra eles novas religioes,algum ato que fosse considerado bruxaria tudo pra eles era contra a igreja, tudo bem como disse talvez esperassem de 15 a 30 dias pro acusado pedir perdao e depois colega?vc nao diz do resto:queimados ,estrupadas,enforcados....se informe mais um pouquinho...e nao faça propaganda do livro....vai levar alguma porcentagem ao vender?nao leve a mal ,mas é minha opiniao....

2007-03-26 16:25:20 · answer #3 · answered by MIAU(O_o) 6 · 2 1

Na Inquisição eles queimavam vivas as pessoas, as empalavam (vc sabe o que é isso?), arrancavam as unhas, estupravam mulheres e crianças e mais um monte de barbaridades documentadas em arquivos históricos.

A fé não deve ser metida na pessoa por pavor, horror. Cristo veio para os que o quiserem, quiserem ser salvos.

Não fale besteiras aqui, ou melhor, não repita besteiras aqui.

2007-03-26 16:21:59 · answer #4 · answered by Dina 3 · 2 1

Contra fatos não há argumentos. A Inquisição queimou Joana D`Arc e muitos outros. Contra os judeus, pintou os canecos. Por simples cobiça, espichava a pessoa até ela confessar que era um ateu. Como ateu, ela queimava e confiscava os bens. As Cruzadas, campanhas de guerra contra os árabes, eram guerras de conquista, que nada tinham de edificante. Esse escritor vai ter que provar que todos esses relatos são mentirosos. Aqui no Brasil, o Marquês de Pombal expulsou todos os Jesuítas durante seu governo (entre 1750 e 1777).

2007-03-30 14:53:28 · answer #5 · answered by Antônio Gouveia 7 · 0 0

ELE TEM DIREITO A OPINAR O QUE QUISER. NÓS DE DISCORDAR SE QUISERMOS.

2007-03-30 06:16:14 · answer #6 · answered by ÍNDIO 7 · 0 0

Este livro é meu velho conhecido.
O autor até que começa bem, TEORICAMENTE, a Inquisição "modernizou" e "humanizou" o direito processual penal da Idade média.
Porém, o Dr. João acaba trocando os pés pelas mãos quando confunde - compreender o instituto da Inquisição no seu devido contexto histórico - com a defesa da ignorância e violência medieval, representada pelo inquisidor e seu braço secular. Inclusive esquecendo que, após o pedido de perdão, a acusação de "relapso" era fogueira na certa (após seu "arrependimento" e perdão, se Galileu tivesse falado publicamente seu "e pur, si muove" teria virado churraquinho).
O Brasil é pródigo em produzir autores que confundem (a meu ver propositadamente) doutrina jurídica com defesa de interesses ou instituições.
O referido autor chega ao ponto de questionar se algumas da mulheres queimadas pela Inquisição não eram bruxas de verdade (Meu Deus!!!!!!!!!).
Por outro lado, muitos donos da verdade (particularmente de outras religiões) esquecem que torturar e queimar bruxas e bruxos, após o "devido processo legal", não foi privilégio da Igreja Católica, basta lembrar da era Cromwell, na democrática Inglaterra, e das bruxas de Salem, nos EUA, berço dos direitos civis.
A lição que a Inquisição deixou para a humanidade foi que apenas o Estado Democrátido de Direto laico é capaz de garantir a liberdade de credo e a liberdade de expressão.

2007-03-27 08:18:11 · answer #7 · answered by expert 3 · 0 0

Claro...claro...bom talvez ele seja a reencarnação de algum carrasco e nesta vida tenha a intenção de ignorar tudo o que mau que a igreja católica na época medieval fez!
A matança não apenas existiu como os próprios inquisidores relataram em um livro seu diário de horrores
O malleus Maleficarum é a prova viva do que a ignorância humana é capaz de fazer!
Mas aqueles que sofreram com os caprichos da inquisição
merecem ser levados em consideração!
No que adiantou tamanha crueldade???
Hoje somos livres e a igreja católica não tem tanta força com tinha antigamente!
Tentaram destruir nossa religião...transformaram nossos deuses em demônios e nosso rituais em festividades cristãs!
Mas ainda estamos aqui e sempre estaremos!

2007-03-26 16:50:43 · answer #8 · answered by Libélula 3 · 0 0

È tanta mentira que o Papa João Paulo I I pediu desculpas ao mundo pelo que a igreja católica fez durante a inquisição, eu pelo menos não sou católico mas acredito mil vezes mais n Papa do que em esse tal de João Bernardino Gonzaga, este cara para mim não é nada e o Papa João Paulo I I era e é muito respeitado, já avisei sou evangélico.Você acha que eu vou perder meu tempo lendo jornais e enciclopédia as vulgares conforme você mesmo diz..

2007-03-26 16:34:06 · answer #9 · answered by AIMAR 5 · 0 0

Repare que as aberrações como nazismo e inquisição estão voltando, e, a cada vez que essas aberrações voltam, se tornam mais fortes. São como os vírus que estão na humanidade há séculos, e vão se transformando, se tornanda cada vez mais resistentes...
Isso é retrato de uma sociedade sem Deus, que mata em nome de seus deuses...
E pior é saber que essas pessoas têm um carisma demoníaco para "angariar" simpatizantes...
Só Deus pode nos livrar dos males deste mundo.
Graças a Deus Ele tudo vê, tudo sabe, e tudo controla!

2007-03-26 16:28:00 · answer #10 · answered by Desir D 6 · 1 1

fedest.com, questions and answers