Em 325 d.C., por ordem do papa são Silvestre, a páscoa que era o Memorial da saída do Egito...
Foi transformada na festa que comemora a “ressurreição” de Jesus.
Foi durante o Concílio de Nicéia e a Assembléia dos prelados, (onde foram tratados os principais assuntos dogmáticos ou disciplinares da fé cristã), que ficou determinado que a páscoa, ou seja "o primeiro domingo após a primeira lua cheia que ocorre após ou no equinócio da primavera boreal”, deixaria de festejar a fuga do Egito e passaria a comemorar a ressurreição de Jesus e a última ceia de Jesus com os seus apóstolos.
2007-03-26
08:09:37
·
6 respostas
·
perguntado por
Anonymous
em
Sociedade e Cultura
➔ Religião e Espiritualidade
Como muitos séculos antes da “festa da ressurreição cristã” ter sido inventada os antigos já festejavam o fim do inverno e a chegada da primavera.
Por meio de uma festa anual.
Pois se tratava de um continente onde o inverno é sempre rigoroso.
E onde as técnicas agrícolas eram tão primitivas, que qualquer colheita ruim, poderia significar a morte de toda a aldeia...
Fica fácil entender que, a atual páscoa dos cristãos é a recauchutagem de seculares tradições agrícolas, que aconteciam no hemisfério Norte, em 22 ou 23 de setembro.
E que atualmente ocorrem no hemisfério Sul, entre 20 ou 21 de março.
2007-03-26
08:10:36 ·
update #1
Para provar que a páscoa cristã é uma apropriação do antigo costume pagã de se tentar descobrir o período fértil da deusa da primavera; basta observar que até hoje a páscoa cristã é determinada pelo calendário lunar, onde se estabeleceu que o dia da páscoa seria o primeiro domingo após a primeira lua cheia e após o Equinócio da Primavera.
2007-03-26
08:11:05 ·
update #2
Além disso, podemos verificar que a palavra “páscoa” (em inglês “Easter”), deriva da deidade Eostre, Ostera ou Esther, que era a deusa alemã da fertilidade; pois na mitologia grega, a páscoa teria tudo a ver com a deusa Ostera.
Na mitologia romana, Ceres (filha de Saturno e Cibele), era a deusa da vegetação e da terra. Assim como, a responsável pelas colheitas.
E a descobridora do trigo.
Ceres era representada com uma espiga de trigo nas mãos, e corresponderia à deusa Mãe. Já o seu filho, que se encarnara no trigo, era o deus Sol.
2007-03-26
08:11:31 ·
update #3