Por ação de partículas infecciosas ou não, (pirógenos exógenos) as células fagocíticas são induzidas a produzir substâncias de natureza protêica (pirógenos endógenos). Os pirógenos externos,por sua vez, estimulam a produção de prostaglandinas. As prostaglandinas atuam no centro termorregulador, elevando o patamar de termorregulação (set point), tendo como resultado o surgimento da febre. A febre deve ser distinguida da hipertermia. Na hipertermia há aumento da produção ou diminuição da perda de calor, sem alteração do set point, alteração esta que ocorre nos casos de febre.
Isso tudo acontece por que o organismo mantém sua temperatura regulada através de um centro termorregulador, localizado no hipotálamo anterior. Este centro que funciona como um termostato, busca o equilíbrio entre produção e perda de calor, prioritariamente pela perda de calor, visa à manutenção estável da temperatura interna em torno de 37 ºC. Na febre, o termostato é reajustado sendo a termorregulação (set point) reajustado para um nível superior.
Espero ter contribuído!
Um abraço
2007-03-26 00:50:13
·
answer #1
·
answered by Olliver 6
·
0⤊
0⤋
É o seguinte..
Febre, como muita gente pensa não é uma coisa horrenda..q td mundo deve temer..
muito menos é uma coisa ruim..não em 100% das vezes..
A febre nem sempre se origina de uma infecção..pode ser que se origine..entretanto, estados infecciosos levam a febre, ok ?
Por exemplo..uma síndrome hipercinética como o hipertireoidismo pode dar febre..e o paciente pode não ter uma infecção..apenas o hipertireoidismo...blz?
*Em poucas palavras:
A febre é um sinal ( e um sintoma tb) que nos mostra que a imunidade do nosso organismo contra um patógeno está funcionando..
*Segundo Wikipédia:
A Febre ou pirexia, é uma reação orgânica de multiplas aplicações contra um mal comum, interpretada pelo meio médico como um simples sintoma, a reação descrita como um aumento na temperatura corporal nos seres humanos para níveis acima de 37 graus Celsius) chama-se Febre e é um mecanismo adaptativo proprio dos seres vivos. A febre é uma reação do corpo contra patógenos; a sensação ruím que sente a pessoa febril faz com que ela poupe energia e descanse, funcionando também através do maior trabalho realizado pelos linfócitos e macrófagos com a vasodilatação causada pelo aquecimento. Apesar da maior parte das febres ser causada por infecções, nem sempre febre é indicador de infecção. Mede-se tradicionalmente a temperatura corporal através da boca, da axila ou do ânus utilizando um termômetro, que pode ser normal ou eletrônico.
...
Espero ter ajudado!!!
Beijokasss
2007-03-27 18:53:46
·
answer #2
·
answered by Beginha 2
·
0⤊
0⤋
na medicina chinesa a febre é resultado da luta de suas defesas com o fator externo invasor.
2007-03-26 13:05:11
·
answer #3
·
answered by ? 6
·
0⤊
0⤋
A febre é uma resposta do nosso sistema imunológico a uma determinada enfermidade para a qual não tempos anticorpos formados, normalmente uma infecção bacteriana nova ou uma infecção virótica (dado que os vírus de uma mesma doença sofrem mutações e demandam novos anticorpos adaptados a ele, como a gripe, por exemplo).
A temperatura aumenta porque, desta forma, há uma aceleração de diversos processos metabólicos, catalizando as funções imunológicas e, consequentemente, a cura.
2007-03-26 07:57:56
·
answer #4
·
answered by danielpaixao 3
·
0⤊
0⤋
Em bom português:
É a maneira que o corpo tem de reagir às infecções. Ele eleva a temperatura para ajudar no combate às bactérias ou outros agentes infecciosos.
2007-03-26 07:56:43
·
answer #5
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Febre é originada de alguma infecção...
2007-03-26 07:53:02
·
answer #6
·
answered by Monalisa 4
·
0⤊
0⤋