13 Quem tem ouvido ouça o que o espÃrito diz à s congregações.’
14 “E ao anjo da congregação em Laodicéia escreve: Estas coisas diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princÃpio da criação de Deus: 15 ‘Conheço as tuas ações, que não és nem frio nem quente. Quisera eu que fosses frio ou quente. 16 Assim, porque és morno, e não és nem quente nem frio, vou vomitar-te da minha boca. 17 Porque dizes: “Sou rico e adquiri riquezas, e não preciso de coisa alguma”, mas não sabes que és miserável, e coitado, e pobre, e cego, e nu, 18 aconselho-te que compres de mim ouro refinado pelo fogo, para que fiques rico, e roupas exteriores brancas, para que fiques trajado e não se torne manifesta a vergonha da tua nudez, e ungüento para os olhos, para passar nos teus olhos, para que vejas.
19 “‘A todos aqueles pelos quais tenho afeição, eu repreendo e disciplino. Portanto, sê zeloso e arrepende-te. 20 Eis que estou em pé à porta e estou batendo. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei na sua [casa] e tomarei a refeição noturna com ele e ele comigo. 21 Ãquele que vencer, concederei assentar-se comigo no meu trono, assim como eu venci e me assentei com o meu Pai no seu trono. 22 Quem tem ouvido ouça o que o espÃrito diz à s congregações.’”
Como reagiria você a tal mensagem do Senhor Jesus Cristo? Não despertaria e se examinaria? Aqueles laodicenses certamente precisam tornar-se ativos, porque haviam ficado espiritualmente indolentes, pelo visto, por presumirem demais.
Qual é realmente a raiz do problema dos laodicenses? Obtemos uma boa idéia das palavras seguintes de Jesus: “Porque dizes: ‘Sou rico e adquiri riquezas, e não preciso de coisa alguma’, mas não sabes que és miserável, e coitado, e pobre, e cego, e nu.”
Morando numa cidade abastada, sentem-se confiantes por causa das suas riquezas. à provável que seu modo de vida seja influenciado pelo estádio, pelos teatros e pelos ginásios, de modo que se tornaram “mais amantes de prazeres do que amantes de Deus”.Além disso, apesar da excelente roupa que sua riqueza material talvez lhes possa prover, aos olhos de Jesus estão nus. Não têm nenhuma vestimenta espiritual para identificá-los como cristãos.
Há uma solução para a lastimável situação em Laodicéia? Sim, se esses cristãos seguirem o conselho de Jesus: “Aconselho-te que compres de mim ouro refinado pelo fogo, para que fiques rico.” Onde podem comprar tal ouro? Não de banqueiros locais, mas de Jesus! O apóstolo Paulo explicou o que é este ouro, ao mandar que Timóteo desse ordens a cristãos ricos “para praticarem o bem, para serem ricos em obras excelentes, para serem liberais, prontos para partilhar, entesourando para si seguramente um alicerce excelente para o futuro”. Somente por gastarem a si mesmos desta maneira podiam ‘apegar-se firmemente à verdadeira vida’
Jesus admoesta também severamente esses laodicenses: “[Compra] . . . roupas exteriores brancas, para que fiques trajado e não se torne manifesta a vergonha da tua nudez, e ungüento para os olhos, para passar nos teus olhos, para que vejas.” Eles devem procurar uma cura para a sua cegueira espiritual por comprarem um ungüento curativo para os olhos, não o dos curandeiros locais, mas da espécie que só Jesus pode prover. Isto os ajudaria a obter discernimento espiritual, auxiliando-os a andarem na “vereda dos justos”, com olhos brilhantes enfocados em fazer a vontade de Deus.
Jesus prossegue, dizendo: “Eis que estou em pé à porta e estou batendo. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei na sua casa e tomarei a refeição noturna com ele e ele comigo.” Mencionar Jesus a refeição noturna, sem dúvida, lembra aos laodicenses as ocasiões em que ele tomava refeições na companhia dos seus discÃpulos. (João 12:1-8) Essas ocasiões sempre resultavam em bênçãos espirituais para os presentes. Do mesmo modo, após a ressurreição de Jesus, houve ocasiões memoráveis em que ele estava presente numa refeição com seus discÃpulos, ocasiões que os fortaleceram grandemente. (Lucas 24:28-32; João 21:9-19) Por isso, sua promessa de vir à congregação laodicense e tomar a refeição noturna com eles é uma promessa de trazer-lhes ricos benefÃcios espirituais, se tão-somente o receberem.Jesus fala sobre uma recompensa adicional, dizendo: “Ãquele que vencer, concederei assentar-se comigo no meu trono, assim como eu venci e me assentei com o meu Pai no seu trono.” (Revelação 3:21) Em cumprimento das palavras de Davi no Salmo 110:1, 2, o Ãntegro Jesus, tendo vencido o mundo, foi ressuscitado em 33 EC e enaltecido para se assentar com seu Pai no trono celestial Deste. (Atos 2:32, 33
2007-03-25 20:28:21
·
answer #2
·
answered by ESTIVE AQUÍ 3
·
1⤊
0⤋
Deus alerta nestes versículos que não devemos ficar em cima do muro...v 15.
( devemos nos decidir se somos de Cristo ou de belial )
Estas pessoas que acham que não precisão de Deus ou não tem Deus como único Senhor da sua vida são pessoas infelizes,miseráveis, pobre, cega e nú V 17
V 18-Ouro refinado pelo fogo, simboliza a verdadeira riqueza celestial, sem mácula nem tristezas ( Mateus 6; 19,20 )
V 19- Deus nos revela seu grande amor e justiça e nos convida ao arrependimento.
V 20- se abrirmos nosso coração e deixarmos Deus entrar, e jamais nos deixará e até nos oferece do banquete celestial.
V 21- " ao vencedor" por isso é que devemos lutar com toda a nossa FÈ para que naquele dia possamos nos acentarmos ao lado do CORDEIRO DE DEUS QUE TIRA OS PECADOS DE TODO AQUELE QUE NELE CRER; João 3; 16
2007-03-25 20:26:28
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
Laudicéia era a mais rica das sete igrejas, conhecida por seu sistema bancário, manufatura de lã e uma escola de medicina que produzia unguento para os olhos, mas tinha problemas com fornecimento de água. Fizeram um aqueoduto que levava água para a cidade. Porém era morna.A cidade de Laudicéia tinha se tornado uma cidade tíbia, insípida e repugnante. Seus crentes não adotavam uma posição definida, e a indiferença os levava á ociosidade e a preguiça, e estava se autodestruindo. Não existia algo pior que um cristão indiferente nominal que se julga auto -suficiente. Por isso Jesus ao usar João para a carta fez uma comparação com a água que eles bebiam e não gostavam. Era o que eles estavam sendo como cristãos, difícil de aceita-los daquela forma. Até hoje infelismente ainda existem cristãos desta forma. Eles eram ricos materialmente, mas Jesus os considerava pobre, miseráveis
2007-03-25 20:28:38
·
answer #4
·
answered by salva 6
·
0⤊
0⤋
14. Ao líder dos que me aceitaram e se batizaram em meu nome em laodiceia escreve: estas coisas diz Jesus Cristo, a testemunha fiel e verdadeira, o principio da criação de Deus:
15. Conheço as tuas obras, que nada faz contra meu evangelho tão pouco a favor, quem dera tomasse um lado para seguir, do bem ou mal!
16. Assim como és indeciso, estou a ponto de afastar-te de minha presença.
17. Pois dizes: Estou rico e abastado (Materialmente) e não preciso de coisa alguma , e nem sabes que tu és infeliz, sim, miserável, pobre, cego e nú nas coisas tocantes ao reino de Deus.
18. Aconselho-te que de mim busque e pratique meu evangelho para te instruíres, e te tornares puro, afim de que não seja envergonhado pelos teus maus costumes, e sabedoria para entenderes os mistérios do Reino de Deus.
19. Eu repreendo e disciplino a quantos amo. Sê, pois, zeloso e arrepende te.
20. Eis que estou perto e a todos chamo; e se alguém ouvir meu chamado e me aceitar, entrarei em sua vida e a transformarei para melhor.
21. E ao que sobrepujar o Mundo, dai-lhe-ei um lugar especial nas Moradas de meu Pai juntamente comigo.
22. Quem tem o coração puro e o Espírito Santo pode entender o que Jesus ensina ao seu povo.
2007-03-25 20:17:02
·
answer #5
·
answered by Ricardo Melazzo 4
·
0⤊
0⤋