Em rede de computadores há diversos matizes de backbones.
O que foi explicado antes é correto. Porem, temos que considerar os diversos tipos de rede: local (LAN), metropolitana (MAN) e rede de amplitude vasta (WAN). Além disso há a Internet que é uma rede mundial sobre a qual não há um controle, dela ninguém é "dono".
No contexto de uma empresa, digamos com instalada em um edifício de 12 andares. Se cada andar usar um domínio especíco de rede interligado com o restante do edifício, a interligação entre as redes dos andares será denominada backbone, normalmente um cabeamento de maior velocidade que permita isso. (Normalmente o maior tráfego de dados é departamental e para servidores).
Quando saimos para prédios que estão distantes uns dos outros ou para um serviço de conexão de redes público, usa-se backbone. Ai já teremos redes metropolitanas, muitas empresas têm redes privadas assim. (Isso também acontece com telefonia e outros tipos de comunicação).
Se ligarmos ligarmos áreas maiores que metrópoles, as informações correção por backbones de redes largas... (muitas empresas tem esse tipo de rede privada também)... isso pode se dar mundialmente.
A Internet é um agromerado de equipamentos de comunicações conectados por grande quantidade de backbones, criando caminhos alternativos e redundantes. Por isso é comparada a uma teia (teia de aranha).
Há links de satélites. Antena direcionais que transmitem umas para as outras. Cabos óticos. Cabos submarinos. Etc.
A conexões entre backbones são feitas por equipamentos de comunicação como os routers (roteadores)
Isso tudo, porém é uma simplificação do assunto.
[]s,
2007-03-25 15:11:00
·
answer #1
·
answered by Tupã Mirim 4
·
0⤊
0⤋
No contexto de redes de computadores, o backbone (traduzindo para português, espinha dorsal) designa o esquema de ligações centrais de um sistema mais amplo, tipicamente de elevado débito (velocidade, no português do Brasil) relativamente à periferia.
Por exemplo, os operadores de telecomunicações mantêm sistemas internos de elevadÃssimo desempenho para comutar os diferentes tipos e fluxos de dados (voz, imagem, texto, etc). Na Internet, numa rede de escala planetária, podem-se encontrar, hierarquicamente divididos, vários backbones: os de ligação intercontinental, que derivam nos backbones internacionais, que por sua vez derivam nos backbones nacionais. A este nÃvel encontram-se, tipicamente, várias empresas que exploram o acesso à telecomunicação — são, portanto, consideradas a periferia do backbone nacional.
Em termos de composição, o backbone deve ser concebido com protocolos e interfaces apropriados ao débito que se pretende manter. Na periferia, desdobra-se o conceito de ponto de acesso, um por cada utilizador do sistema. à cada um dos pontos de acesso (vulgarmente referidos como POP's) que irão impor a velocidade total do backbone. Por exemplo, se um operador deseja fornecer 10 linhas de 1 Mbit com garantia de qualidade de serviço, o backbone terá que ser, obrigatoriamente, superior a 10 Mbit (fora uma margem especial de tolerância).
Dos protocolos tipicamente utilizados destaca-se o ATM e Frame Relay, e em termos de hardware, a fibra óptica e a comunicação sem fios, como transferências por microondas ou laser.
Retirado de "http://pt.wikipedia.org/wiki/Backbone"
2007-03-25 12:19:40
·
answer #2
·
answered by inka 7
·
1⤊
0⤋
Puxa como esse povo ta sabido já disseram tudo até os mínimos detalhes, ñ deixaram nada pra eu dizer. Blz bju.
2007-03-27 13:02:49
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋