English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Neste domingo passado (18/03/2007) o Discovery Channel exibiu o documentário que está dando o que falar, O Sepulcro Esquecido de Jesus, produzido por James Cameron e pelo cineasta investigativo Simcha Jacobovici. Eles mostram evidências de terem encontrados os restos mortais da família de Jesus Cristo em 10 ossuários, que foram manipulados apenas por arqueólogos da Autoridade de Antigüidades de Israel, o que anula a possibilidade de fraudes.
A história desta incrível descoberta começa na primavera de 1980 em Talpiot, sul de Jesusalém, quando explosões para uma obra revelam a entrada de uma tumba funerária. Esta tumba foi encontrado por crianças, entre elas Ouriel Maoz, que correu para avisar sua mãe, que por sua vez chamou arqueólogos e a polícia. Os arqueólogos tinham apenas 3 dias para explorar o local antes dele ser lacrado e as obras continuarem. O arqueólogo Dr. Shimon Gibson, um jovem topógrafo em 180, foi um dos primeiros a entrar na tumba funerária de Talpiot.

2007-03-25 10:16:16 · 26 respostas · perguntado por peraxica 5 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

Seu trabalho foi fazer o layout com o máximo de informações arqueológicas possíveis sobre o local. Foram encontrados 10 ossários que foram transferidos para o Israel Antiquity Authority (IAA – Autoridade de Antigüidades Israelense) - ainda hoje estes ossários estão neste instituto. Os ossos foram ensacados, encaixatados e colocados de lado para um novo sepultamento. Eles foram entregues a comunidade ultra-ortodoxa de Jerusalém que providênciou um novo funeral. Os 10 ossuários onde eles estavam foram catalogados e descobriu-se que 6 deles continham inscrições. Em um deles, escrito em aramáico, havia um nome surpreendente: Yeshua, filho de José. Por que isto não foi divulgado e esta guardado em um depósito? Seria mesmo de Jesus o ossuário e de seus famíliares? São estas perguntas e muitas outras que o documentário procura responder. Os cineastas investigativos Simcha Jacobovici e Felix Golube foram até o IAA e localizaram as caixas.

Fonte: Discovery Channel e Sobrenatural.org

2007-03-25 10:17:40 · update #1

26 respostas

E você acha que uma descoberta científica vai fazer com que esses fanaticos deixem de acreditar nessas crendices tolas que lhes foram inculcadas pelos espertos que gerenciam os negócios ?

Quer apostar que você ainda vai ser acusada de divulgar pesquisas falsas e ser chamada de atéia,como se isso não fosse um elogio?

.

2007-03-25 11:29:13 · answer #1 · answered by Terapeuta 6 · 1 0

NÃO ADIANTA, mesmo existindo de verdade e tendo família.
Jesus e seus apostolos trouxeram ensinamentos maravilhosos para a humanidade . Que coisa mais bela do que a caridade!!!!
Acredito que ele tenha se casado com Maria Madalena e que tenha tido filhos, mas não usufruia do sexo como um animal.
Não possuia luxuria, o sexo era uma maneira de se ligar com Deus...
Afinal não é lindo o poder de criação, da união perfeita entre homem e mulher, se transformando em somente UM.
Chega de sermos puritamos vamos abrir os olhos e perceber que JESUS TBM fazia sexo!!! E que sexo não é pecado...

Espero ter acrescentado algo...
BJux

2007-03-26 08:53:45 · answer #2 · answered by Leila M 3 · 2 0

Sinceramente, para mim nao muda nada!

Se a ressurreicao de Jesus nao for na carne, se for uma maneira de simbolizar a retomada pelos antigos discipulos - a principio temerosos da repressao romana - de sua missao agora como apostolos (que vem depois). Se Jesus nao renasceu na carne, mas no coracao de seus seguidores como um novo animo para pregar seus ensinamentos. Ainda que cada milagre de Jesus nao fosse mais do que simbolos ou historias que a imaginacao popular exagera... Ainda assim os ensinamentos deixados por Jesus de Nazare estariam entre as coisas mais belas ja escritas. Ainda seriam a possibilidade de uma revolucao pacifica e intima capaz de fazer deste um mundo melhor.

Mas nao e o caso.

Tambem vi este documentario e vi o arqueologo responsavel pela descoberta dizer que na epoca nao deu maior importancia ao achado pelo simples fato de que Jesus, Jose e Tiago eram nomes muitissimo comuns na epoca. O Discovery tem muita coisa legal, mas tambem tem muito sensacionalismo. Na duvida entre duas versoes de uma historia eles escolhem a mais vendedora. Ja os vi apresentando teorias - principalmente em relacao `a Biblia - que sao no minimo altamente improvaveis - como se fossem certeza.

Vejamos o exemplo dos examen de DNA que serao feitos nesses restos mortais. Provar'ao certamente que todos os defuntos eram aparentados. Nada mais - porque nao se tem nenhuma reliquia de Jesus comprovadamente verdadeira para comparar o DNA. O sudario e uma falsificacao medieval. O veu de veronica tambem. A unica fonte seria se a ciencia aceitasse o milagre da transubstanciacao e analisasseo o DNA do vinho da missa, mas sinceramente nao creio que achassem DNA humano ali...

Outra questao importante - se nao se sabe se o nome de N S Jesus era Yeshuah ou Yeshouah tamb[em nao se sabe o do defunto encontrado. O hebraico da epoca ainda nao tinha os sinais massoreticos (uns pontinhos em baixo das letras) que sao suas vogais, por isso o nome de Jesus era escrito mais ou menos assim: YHShVH.

Entao, pelo menos ate que uma grande parte da comunidade cientifica ateste que estes provavelmente sao os ossos daquele Jesus de que nos fala o NT - o que e praticamente impossivel - a questao da morte e ressurreicao de Jesus continuara a ser uma questao de fe.

PS (peco desculpas, mas meu teclado desconfigurou e estou sem acentos)

2007-03-26 08:21:43 · answer #3 · answered by O Pantera 5 · 2 0

Poderá ser verdade ou nw. Só mais estudos dirá a possibilidade de ser.. Afinal Jesus era homem de carne e osso como nos. Lógicamente em algum lugar deve estar os restos mortais dele ,como aconteçe c/ qualquer ser vivo de carne e osso depois q morre.

2007-03-25 18:03:37 · answer #4 · answered by candise 7 · 1 0

Eu levantei essa questão e procurei mais informações. O problema é que existe um bloqueio das Igrejas Cristãs, em todos os segmentos.Católica Romana, Anglicana, Luterana, Presbiteriana, todas aquelas que tem o poder nas mãos, pois o impacto é forte demais para o Cristianismo. Isso, seria o começo do fim! Daí criam uma série de confrontos, reportagens enganosas, tentando desqualificar a descoberta e desqualificar, inclusive, um exame conclusivo de DNA Mitocondrial, que demonstra 100% de acerto. Olha aí a derrocada cristã! Porém, muito embora possamos aqui divulgar esses temas, haverá sempre oposição ferrenha. Uma colega aqui diz até que a família de Jesus estava naquela Tumba, mas Jesus não, ressucitou e subiu aos céus de "corpo" e alma. Ninguém aceita que Jesus foi um homem comum, com o espírito mais iluminado que já existiu, mas ainda assim, um homem, de carne, osso e necessidades. Boa pergunta e ótima colocação. Mas, segura que vão querer tua cabeça. A ignorância cega!!!

2007-03-25 17:48:47 · answer #5 · answered by Anonymous · 1 0

Eu assisti, mas acho muito dúbio todas as análises.... eles querem fazer dna das ossadas para tentar dizer que é o corpo de jesus ou de sua família... há mais coisas que deveriam procurar... como a cura do câncer e outras doênças... agora gastam tempo procurando algo como isso para quê... qual o fundamento disso??? Entretanto isso não abalará minha fé em Olorum.

2007-03-25 17:23:25 · answer #6 · answered by Bumba-meu-Boi 4 · 1 0

Vc faz tanta questão de contradizer a biblia não é mesmo ?!Isto significa que a biblía te incomoda e muito..

"Porque a palavra de Deus é viva e exerce poder, e é mais afiada do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até a divisão da alma e do espírito, e das juntas e da sua medula, e é capaz de discernir os pensamentos e as intenções do coração" Hebreus 4:12

2007-03-25 21:47:12 · answer #7 · answered by Phenelopecharmosa 3 · 1 1

Andei estudando as origens dos Evangelhos, pesquisando tudo que existe sobre o assunto. Acho que existe muito fanatismo e pouca ciência tanto de quem discorda da sua autenticidade quanto de quem a defende.

Há varias teorias (a maioria infundadas) para desmentir a autenticidade dos evangelhos, inclusive pessoas que acreditam que Jesus era Apolônio (um filósofo grego discípulo de Pitágoras, que viajou por todo o oriente pregando uma filosofia muito próxima de Jesus e operando milagres tão formidáveis quanto o Cristo) e que o nome foi trocado pela igreja Romana. Outras afirmam que os livros foram alterados e que os Romanos destruíram todas as provas dos escritos originais.

Besteiras sem tamanho. Há um consenso entre os maiores estudiosos no assunto (gente que passa a vida toda dedicada a isso), de que os evangelhos canônicos não foram alterados com a fundação da igreja Romana. A maior razão para isso, é que quando o Novo Testamento foi compilado, o cristianismo já estava disperso por todo o mundo e contava com milhares de fiéis. Alterar os livros ou o nome do salvador seria simplesmente impossível naquela altura. No século I, muito antes da organização da igreja Romana, Santo Inácio de Antioquia já mencionara o nome Jesus em escritos que foram preservados.

Uma rápida lida nos evangelhos apócrifos leva-me a crer que a razão por que foram excluídos é por que são mal escritos, vagos e incompletos. Certamente foram baseados na tradição oral dos gnósticos e se distanciavam dos ensinamentos dos primeiros cristãos.

A teoria mais forte de todas é a de que Jesus foi influenciado pelos Essênios de Nazaré. O movimento era muito forte na região onde Cristo nasceu e os ensinamentos são muito parecidos. O fato de ter sido chamado de o Nazareno aumenta essa suspeita (“Nazarenos” era como se chamava um dos mais fortes movimentos essênios).

O que se discute nos meios científicos são três pontos:
1-A autoria dos livros
2-A ordem em que foram escritos
3-A época em que foram escritos
4-Se foram baseados simplesmente na tradição oral cristã ou se os três primeiros evangelhos se basearam em um livro original (chamado de Evangelho “Q” – que continha apenas os ensinamentos e nenhum fato sobre a vida e morte de Jesus - nunca foi encontrado e sua existência é pura suposição)

Elaborando:
½ - Os evangelhos são anônimos, pois quem os escreveu nunca assinou o nome. Santo Agostinho foi o primeiro a afirmar no início do século V que os autores foram Mateus, Marcos, Lucas e João. Religiosos aceitam a versão Agostiniana, mas muitos estudiosos acreditam que o de Marcos foi o primeiro a ser escrito.
3-Religiosos têm como fato de que dois dos evangelhos foram escritos pelos apóstolos de Cristo, mas o estilo literário leva os estudiosos a crer que todos foram escritos a partir do século II, quando qualquer testemunha ocular da vida de Jesus já teria morrido. Contribui para isso o fato que os três primeiros evangelhos demonstrem um desconhecimento da geografia palestina, o fato de os apóstolos estarem esperando a segunda vinda de Cristo durante a sua vida (por que escrever um livro?). Também pelo estilo literário, se aceita que as cartas de Paulo e os Atos sejam os textos mais antigos. Nos atos fala-se da vida de S. Paulo, mas não se comenta a sua morte e possivelmente foi escrito por Lucas enquanto S.Paulo ainda estava vivo.
4-Acho bem plausível que os Evangelhos tenham sido baseados na tradição oral dos primeiros cristãos e escritos mais de um século depois da morte de Cristo em grego e não aramaico.

Se forem baseados em tradição oral ou não, faz muita diferença para os religiosos. Pois em cem anos muitas lendas poderiam ter sido criadas e incluídas na bíblia.

Maior do que a questão sobre Jesus ter sido casado e ter tido filhos, os túmulos encontrados em Jerusalém nos anos 70 confirmariam a possibilidade de que a ressurreição não aconteceu (pelo menos não como descrita na Bíblia). Por outro lado, confirmariam a existência de Jesus que até agora não pode ser provada por evidências históricas e arqueológicas (a existência de João Batista já foi confirmada). Infelizmente nunca será possível confirmar se esses túmulos pertencem mesmo à sagrada família, ou se eram de outra.

Pessoalmente, acredito que Jesus existiu sim e ensinou o que está nos Evangelhos. Só não posso dizer sem sombra de dúvida se ele viveu exatamente como foi escrito.

Minha conclusão é que os cristãos (e suas igrejas) não devem fechar os olhos e negar essas possibilidades sem refletir a respeito. Aceitar que Jesus foi o filho de Deus é uma questão de fé. E se a fé é em algo real mesmo, a sua base nunca vai ser derrubada por alguma especulação ou achado arqueológico. Muito pelo contrário.

2007-03-25 18:53:22 · answer #8 · answered by Electrobird 5 · 0 0

Como Jesus foi um maluco
que se achava o Messias...
Eu acredito que os restos mortais sejam de Jesus...

Até porque, essa bobeira de ir para o Céu...
È coisa de místico.
De quem acredita em “fonte da Juventude”. Em espírito. Em milagre. Etc.

2007-03-25 17:53:35 · answer #9 · answered by Anonymous · 1 1

VOCÊS PERCEBERAM O ÓDIO DE UM ATEU AÍ CONTRA O CRISTIANISMO?


Shiiiiii! Cristãos a casa caíu?? Gostei da tua outra pergunta e do enfoque jornalístico!! rsrs.
Se isso for realmente verdade ao que tudo consta, será uma grande vitória dos ateus e uma grande derrota dos cristãos!

MAS ELE NÃO VAI TER ESSA ALEGRIA! A MÍCIA UM TEMPO ATRÁS DIVULGOU QUEO SANTO SUDÁRIO ERA FALSO E DEPOIS VIERAM COGITAÇÕE E NOVAS PESQUISAS MOSTRANDO QUE ERA VERDADEIRO!

2007-03-25 17:45:33 · answer #10 · answered by haroldo jose h 1 · 1 1

fedest.com, questions and answers