English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

A Igreja Católica diz que os escritores do NT citam os apócrifos católicos, e, portanto, não podemos assegurar que Jesus de fato só aceitava o Cânon Hebraico (porém, veja Lc 24:44). As provas oferecidas pela IC para isto geralmente são as citações listadas pela edição do NT grego Nestle-Aland que inclui supostas referências e alusões aos apócrifos da bb. católica. Entretanto, a ilegitimidade destas referências torna-se patente quando algumas destas alusões são examinadas. Por Exemplo, alega-se que Mateus 4:4 é uma alusão a Sabedoria de Salomão 16:26, mas isto nada mais é que uma clara citação direta de Deuteronômio 8:3. Também é dito que Mateus 4:15 é uma alusão a 1° Macabeus 5:15, mas o verso é uma citação direta de Isaias 9:1. As alusões dos apócrifos que assemelham-se a textos do NT, já existiam no AT bem antes deles. Nem Jesus, nem os escritores do NT citaram os apócrifos católicos. Esta omissão não poderia ser acidental, se eles considerassem estes livros canônicos.

2007-03-25 07:53:14 · 9 respostas · perguntado por Hudson 3 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

Ao amigo Bento, eu não diria sanha, eu apenas gostaria de conversar com um conhecedor da Bíblia Católica, e creio que você é um, e o respeito por isto. Infelizmente muitos católicos que rebatem minhas perguntas não o fazem pela Palavra, pois não conhecem sua própria Bíblia Católica. Estes livros que a Igreja Católica chama de deuterocanônicos sugerem práticas religiosas nunca observadas na fé judaica ou cristã primitiva. Deles vieram ensinos como o purgatório e a oração pelos mortos, que não encontramos em lugar algum do NT ou do Tanach. Você conhece algum texto que apareça nos deuterocanônicos e no Novo Testamento, e que este mesmo texto não apareça no Tanach? Se quiser debater comigo, desde que seja pela Palavra, deixarei esta pergunta aberta por 7 dias para respondê-lo, com todo o respeito que você merece... Um abraço e fique com Deus!

2007-03-25 16:33:34 · update #1

Ao amigo Poiketik: leia a pergunta toda, acho que você não me entendeu. Meu ponto de vista é que o Novo Testamento NÃO cita os apócrifos católicos. Um abraço que Deus te abençoe, em nome do Senhor!

2007-04-01 14:19:38 · update #2

9 respostas

Não citam, este é um dos motivos que eles são considerados apócrifos. Não atendem aos requisitos do Cânon Bíblico

2007-03-25 11:59:39 · answer #1 · answered by Cristiane R 3 · 0 0

Os Livros Apócrifos

No período interbíblico entre o ultimo profeta do antigo testamento e o nascimento de Jesus, conforme já estudamos, foi um período de 400 anos, em que Deus não levantou nenhum profeta. Neste período surgiram uma infinidade de livros que foram escritos por vontade humana e não inspirados por Deus, livros que pode ter algum valor histórico, mas não como vontade revelada por Deus.
São chamados de Apócrifos (falso).
Esses livros não foram reconhecidos pelo povo de Deus (Israel) por isso não foram incluídos na Bíblia Judaica, pois não eram reconhecidos como livros "inspirados" por Deus (soprados por Deus).
No período inicial da era cristã, também surgiram uma infinidade enorme de livros apócrifos e nenhum deles foi reconhecido como Palavra de Deus, por isso não vieram a fazer parte da nossa Bíblia.
Alguns dos livros apócrifos surgidos no período interbíblico foram incluídos na Bíblia Católica, considerando-os como livros inspirados, isso se deu no ano após reforma.
Nenhuma igreja evangélica aceita os livros apócrifos incluídos pela igreja Católica, nem os judeus aceitam tais livros. Por isso a Bíblia Evangélica tem 66 livros e a Católica 72, pois tem seis livros a mais e acréscimos no livro de Daniel e Ester. Se tirarmos os livros apócrifos da Bíblia Católica, ela fica igual a Bíblia Evangélica.
Se examinarmos com cuidado os livros apócrifos veremos que são muitos diferentes que os livros inspirados por Deus. Seu conteúdo é vago e inseguro. Traz uma porção de superstições e inclusive insegurança de seu próprio escritor. Alguns livros se propõem em ser de autoria de Salomão, mas na época em que foram escritos já fazia alguns séculos que Salomão havia morrido.
Podemos examinar as escrituras e veremos que nem uma só vez Jesus faz referencia a nenhum desses livros.
No período do Novo Testamento surgiram diversos livros apócrifos , cheios de estórias a respeito da infância de Jesus e outros assuntos totalmente rejeitados por todas as Igrejas Cristãs.
No Novo Testamento a Bíblia Católica é absolutamente igual a Bíblia Evangélica.
A Igreja Evangélica rejeita os apócrifos que a igreja Católica aceitou pelos seguintes motivos:
1.Não fazem parte da Bíblia Judaica ( o povo de Deus).
2.Jesus também os rejeitou não fazendo referencia a eles, nem reclamando sua ausência nas Escrituras Judaicas.
3.São de autores duvidosos, não identificados e que tentam passar por outras pessoas (mentirosos).
4.Seus assuntos são vagos, inconsistentes, inseguros e supersticiosos.
5.Mesmo a igreja Católica os rejeitava até o dia em que os adotaram em suas Bíblias.
6.A Bíblia mesmo nos adverte a que não acrescentemos, nem tiremos nada dela. Ap. 22:18-19.
Relação de alguns Livros Apócrifos
Antigo Testamento
1.Adão
2.Enoque
3.Lameque
4.OS 12 Patriarcas
5.Oração de Jose
6.Eldade e Medade
7.O Testemunho de Moisés
8.A ascensão de Moisés
9.Os Salmos de Salomão
10.O apocalipse de Elias
11.O apocalipse de Isaias
12.O apocalipse de Sofonias
13.O apocalipse de Zacarias
14.O apocalipse de Esdras
15.A História de João Ircano
16.O apocalipse de Baruque
17.O livro de jubileus
18.Livro de lendas e mágicas
19.Epistola de Jeremias
20.O livro Sibilinos
21.Judite
22.Tobias
23.Acréscimos ao livro de Ester
24.Livro de Sabedoria
25.Eclesiástico
26.Baruque
27.Acréscimo ao livro de Daniel
28.I e II Macabeus
Em negrito os livros acrescentados a Bíblia Católica em 1545 por resolução do Concilio de Trento.
Novo Testamento
1.Itinerário de Paulo
2.Itinerário de Pedro
3.Itinerário de João
4.Itinerário de Tomé
5.Didache
6.I e II Epistola de São Clemente
7.Epistola de Inácio
8.Epistola de Policarpo
9.Epistola de Hermas
10.Evangelho segundo Tomé
11.História de Tiago
12.O apocalipse de Pedro
13.Itinerário e ensino do s apóstolos
14.Carta de Barnabé
15.Atos de Paulo
16.O apocalipse de Paulo
17.Didascália de Clemente
18.Didascália de Inácio
19.Didascália de Policarpo
20.Evangelho segundo Barnabé
21.Evangelho segundo São Mateus ( Não o verdadeiro)
22.Evangelho aos Hebreus, etc.

2007-03-25 07:57:58 · answer #2 · answered by Servo 4 · 3 2

Não sou católico, sou evangélico. Sou Batista, mas devo afirmar que o fato de escritores no NT citarem livros apócrifos não torna tais livros mais ou menos indicados ou inspirados. O apóstolo Paulo uma vez no aerópago citou aspectos da crença grega sem contudo isso fazer parte de sua fé pessoal. Judas 14 cita uma pretensa profecia de Enoque e usa essa informação como argumento de sua prédica contra a impureza dos ímpios.
O evangelho de João afirma que :
"Há, porém, ainda muitas outras coisas que Jesus fez; e se cada uma das quais fosse escrita, cuido que nem ainda o mundo todo poderia conter os livros que se escrevessem..."
Concluindo, devemos ficar com o canôn que o Espírito Santo nos deu, desconsiderando os apócrifos, mas que isso não seja um impecilho à examinarmos tudo e retermos o bem como os apóstolo Paulo nos aconselhou :"Examinai tudo. Retende o bem" (I Tess. 5:21).
O "examinai" de Paulo deve estar de acordo com a unidade das escrituras de forma à não contradizê-las em nenhum de seus múltiplos aspectos.

2007-04-01 09:29:27 · answer #3 · answered by poiketik 2 · 0 0

Apócrifos = Mêdo da verdade!

2007-03-25 10:20:45 · answer #4 · answered by peraxica 5 · 0 0

Leia o "Concílio de Nicéia"

2007-03-25 08:05:03 · answer #5 · answered by Anonymous · 0 0

Poderia responder essa pergunta, se tivesse a sua sabedoria? tentei mas não deu, me embananei todo, pensei e me perguntei: será que mudaria minha historia se soubesse responder essa pergunta?
Pensei por alguns instantes e me respondi: não, não mudaria em nada, segui adiante olhando a outras perguntas!

2007-03-30 15:25:39 · answer #6 · answered by Marbetho 4 · 0 1

NAO LEMBRO. REALMENTE NAO LEMBRO.

2007-03-29 10:59:24 · answer #7 · answered by ÍNDIO 7 · 0 1

O que mais me espanta nessa sanha pentecostal de citar seu cannon biblico como verdadeiro é que na Biblia inteira não consta quais livros são canonicos ou não.

Os judeus em Alexandria tinham um conceito mais amplo da inspiração bíblica. Estavam convencidos de que Deus não deixava de se comunicar com seu povo mesmo fora da Terra Santa, e de que o fazia iluminando os seus filhos nas novas circunstâncias em que se encontravam.
Os Apóstolos, ao levar o Evangelho ao Império Greco-romano, utilizaram o Cânon Alexandrino. Assim, a Igreja primitiva recebeu este cânon que consta de 46 livros.

A necessidade de agredir os outros é tão original que até mesmo o Apocalipse que os crentes mais agressores usam para atacar a Igreja como prostituta e o papa como besta e outras "gentilezas" proprias dessa gente, até mesmo o Apocalipe ficou com um apendice não reconhecido por Lutero durante muito tempo, até que ele percebeu q o q estava escrito lá não ameaçava sua heresia e poderia ser usado contra seu inimigo. O mesmo ele fez com a carta de S.Tiago com Judas e Hebreus.
Por isto, a biblia de crente é tão tendenciosa e usada , desde o inicio, não pra libertar e sim pra agredir.
Me mostre na Biblia onde é q está escrito: Os livros da Biblia são estes..."
Mostra.

2007-03-25 08:46:59 · answer #8 · answered by Frei Bento 7 · 1 2

Cada um faz a escolha: ou segue as orientaçoes dos judeus ou a dos cristaos.
A Igreja Católica, preferiu a dos cristaos.

2007-03-25 08:08:54 · answer #9 · answered by ROSANA 6 · 0 1

fedest.com, questions and answers