English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

O trecho do Evangelho lido hoje nas missas do mundo inteiro é Jo 8, 1-11, a mulher adúltera que iria ser apedrejada e que é salva por Jesus.
Este texto trás as duas forças antagônicas , o farisaismo apedrejador dos outros, e a Ternura e a Misericórdia de Cristo, para com os pecadores.
“Mulher, onde estão eles? Ninguém te condenou ?” Ela respondeu: “Ninguém, Senhor”.
E Jesus lhe diz então: "Eu também não te condeno. Podes ir, e de agora em diante não peques mais”.
Quantas vezes apedrejamos os outros esquecendo que o nosso telhado é de vidro.
E quantas vezes nos colocamos diante da misericordia de Deus, esperando dEle, unicamente pela graça, que nos faça novas criaturas, sem pedras nas mãos agredindo os demais?

2007-03-25 04:51:33 · 9 respostas · perguntado por Frei Bento 7 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

9 respostas

Bento,
Acho que o sentido que você está dando para a palavra fariseu se refere a uma religiosidade vazia, sem razão ou propósito. Partindo desse conceito acredito que o farisaísmo é conseqüência, em primeiro lugar, de sermos desesperadamente corruptos (me refiro à natureza carnal) e necessitados da misericórdia de Deus. Somos falhos... Mas, graças a Deus, podemos ser transformados a cada dia pela Sua Palavra.
Em segundo lugar, o farisaísmo se deve ao vazio decorrente da ausência de Deus, à preocupação com a letra ( normas) e não com a Vida ( quando a Palavra encontra morada em nosso coração). O Senhor não julga a ninguém, mas, ao mesmo tempo, não é conivente com as nossas falhas e, através da Palavra de Deus, todo aquele que O busca pode ser constantemente aperfeiçoado ( de fé em fé, de glória em glória). Devemos fazer uma auto - análise diária, pois ninguém está livre do farisaísmo.
Precisamos da ajuda de Deus, pois só Sua graça, Sua natureza é que nos transforma.
"Sendo de novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela Palavra de Deus, viva, e que permanece para sempre." ( 1 Pedro 1:23)
Concluindo, acredito que o farisaísmo se instala onde falta a Presença de Deus, a Palavra Viva, pois:
"A ciência incha, mas o amor edifica."(1 CO.8:1b)
A paz de Cristo!

2007-03-25 05:56:44 · answer #1 · answered by Ju 2 · 1 0

Olá Bento

Ou talvez seja se olhar no espelho e se ver com soberba, melhor que os demais e com direito de atirar pedras....

Bom domingo Bento!

2007-03-25 14:40:37 · answer #2 · answered by Anonymous · 1 0

Acho que as críticas e os defeitos que muitas vezes nos apontam são as coisas que não suportam neles mesmos, para nós que assistimos é a experiência de ver acontecer aquilo "a boca fala do que o coração está cheio."

Deixo aqui uma parábola para todos lerem:


O homem que realçava o mal
Era uma vez...
...um homem que só via e realçava o mal em tudo o que fazia. Um dia ele morreu e, “partiu dessa para uma melhor”. Só que “do lado de lá” havia um companheiro que não largava do seu pé e o acompanhava o tempo todo.
Era um verdadeiro “mala”.
Egoísta, pessimista, quando estava mal. O homem, não suportando mais, foi a um anjo e implorou: “Por favor, livre-me da companhia daquele sujeito. Eu já não agüento mais...”
O anjo, entre admirado e compadecido, respondeu: “Mas não há nenhum companheiro. Aqui só existe um sistema de espelhismo que faz com que cada um veja e conviva com o que formou de si mesmo. Depende somente de você libertar-se dele”.

2007-03-25 13:05:56 · answer #3 · answered by εїзdragonflyεїз 7 · 1 0

Os fariseus de ontem e de hoje, nao conhecem o valor da misericórdia de Cristo.
Continuam nas águas rasas. Nao aprenderam ainda, a jogar a rede em águas mais profundas para buscar o verdadeiro cristianismo

2007-03-25 12:57:50 · answer #4 · answered by ROSANA 6 · 1 0

É vero, outra passagem tbm seria apropriada nesse contexto: Por vezes nos preocupamos em tirar o cisco dos olhos de nossos irmãos, porem nem ao menos tiramos o cisco dos nossos olhos, isso é um grande problema, pois se continuarmos assim, SÓ FURAREMOS OS OLHOS DO NOSSO PRÓXIMO.........(lucas 6:42), oieeee td ok meu irmão? que bom te ver por aki....um ósculo santo a vc

2007-03-25 12:11:00 · answer #5 · answered by Anonymous · 1 0

Sim!!!

2007-03-25 13:41:15 · answer #6 · answered by peraxica 5 · 0 0

Olá Bento, neste ponto concordo com vc, a lei ordenava que fosse apedrejada, segundo a lei ela merecia.
Entretanto, os seus acusadores, provavelmente, tinham pecados ainda piores do que o daquela mulher, e Jesus na sua infinita sabedoria quebrou a hipocrisia(que hoje é sinônimo de fariseu) deles.
Certamente aquela mulher deve ter acolhido o que Jesus falou no final: "Vá e não peques mais".

2007-03-25 12:02:21 · answer #7 · answered by Mister R 7 · 0 0

Fariseu (do hebraico פרושים) é o nome dado a um grupo de judeus devotos à Torá, surgidos no século 2 a.C.. Opositores dos saduceus, criam uma Lei Oral, em conjunto com a Lei escrita, e foram os criadores da instituição da sinagoga. Com a destruição de Jerusalém em 70 d.C. e a queda do poder dos saduceus, cresceu sua influência dentro da comunidade judaica e se tornaram os precursores do judaísmo rabínico.

Sua oposição ao Cristianismo rendeu-lhes através dos tempos uma figura de fanáticos e hipócritas que apenas manipulam as leis para seu interesse. Esse apelido é comumente dado às pessoas dentro e fora do Cristianismo, que são julgados como religiosos aparentes

2007-03-25 12:01:51 · answer #8 · answered by Anonymous · 0 0

A doença do fariseu é ser hipocrita!

2007-03-25 12:01:27 · answer #9 · answered by Zau 3 · 0 0

fedest.com, questions and answers