inicialmente ele ficou emotivo demais, e chorava por qualquer coisa, agora passou a xingar todo mundo e reclamar de tudo. Não quer comer quase nada, rejeita a maioria das coisas. Ele tem 71 anos. O braço e perna direitos foram afetados. Hoje ele caminha com alguma dificuldade, mas o braço não responde quase nada, mesmo depois das sessões de fisioterapia (algumas vezes ele interrompeu e não quis de maneira nenhuma fazer por um período - por duas vezes ele fez isso). Agora voltou a fazer de novo, desta vez 4 vezes na semana. Pensa também em fazer acupuntura. Ele tem a carótida esquerda entupida (quase 90%). Pergunto: o entupimento da carótida pode estar provocando essas alterações comportamentais nele ou é senilidade mesmo? Ele já era uma pessoa extremamente difícil de se lidar antes de sofrer o AVC.
2007-03-25
02:49:25
·
7 respostas
·
perguntado por
Pensatore
7
em
Saúde
➔ Doenças e Patologias
➔ Doenças Cardíacas
Esqueci de mencionar que uma cirurgia foi recomendada e está sendo providenciada para a desobstrução da carótida.
2007-03-25
11:07:52 ·
update #1
Ele teve algum tipo de afasia??
Existe um tipo de afasia em que a pessoa não controla o que fala, tudo o que ele fala é "automático", aquilo que não precisa pensar para dizer, se a lesão que o AVC provocou foi do lado esquerdo do cérebro, provavelmente ele não tem esse controle. Como vc disse que ele já era nervoso antes de isso ocorrer, provavelmente é o que é mais automático para ele.
Converse com o neurologista e se ele analisar e achar que existe a possibilidade de ser isso, não dispense uma TERAPIA FONOAUDIOLÓGICA..
2007-03-26 12:47:01
·
answer #1
·
answered by Amoranguinho 2
·
0⤊
0⤋
Em 1º lugar, ele não deve aceitar o que ocorreu e então vem a depressão e depois a raiva. Claro que o AVC irá ter suas seqüelas, tb as neurológicas e q pode apresentar transtorno de humor. Deve-se investigar o porquê do AVC, foi obstrução cerebral devido à aterosclerose, êmbolo proveniente de arritmia cardíaca? etc...
Interessante levá-lo no psiquiatra/geriatra/neurologista/cardiologista, são várias especialidade médicas que irão ajudar a melhora do paciente.
Claro q o melhor remédio é o calor e o amor da família, carinho e compreensão nunca são demais. Confia em Deus e tenha esperança.
2007-03-26 21:00:45
·
answer #2
·
answered by Lourega 1
·
0⤊
0⤋
Se ele já tinha a "personalidade difícil", como diz, o mais provável é que tenha agravado esse traço devido ás limitações que está enfrentando: estaria tendo dificuldade em lidar com a situação de dependência com relação aos familiares.
Quanto à obstrução de 90% da carótida, isso é preocupante! Existe risco real de ter novo AVC (Acidente Vascular Cerebral), com conseqüências mais graves, até mesmo levando ao óbito. A obstrução grave das carótidas normalmente é tratada de modo intervencionista, seja por método cirúrgico (com anestesia geral e abertura do vaso para desobstrução do mesmo) ou via endovascular (apenas com anestesia local e introdução de cateter no vaso para sua desobstrução). Discuta com os médicos responsáveis as opções de tratamento e boa sorte para seu pai!
2007-03-25 15:49:54
·
answer #3
·
answered by carvalhoclinico 5
·
0⤊
0⤋
o fato dela estar entupida apenas leva menos oxigenio e sangue ao cerebro, mas como ele ja era umapessoa dificil acho pouco provavel que isto esteja influenciando
Peça uma orientção psicologic para ele
2007-03-25 10:47:10
·
answer #4
·
answered by sandra 6
·
0⤊
0⤋
Se cuida porque é um caandidato tambem.
2007-03-25 10:21:33
·
answer #5
·
answered by bigode 1
·
0⤊
0⤋
Amigo,eu lhe sugiro,que você e sua família,o levem a um psiquiatra,pois depois de um AVC,as pessoas costumam ter depressão,ficam revoltadas,por dependerem dos outros.Se ele já tem um temperamento difícil,as seqüelas do AVC,podem estar levando-o a ter tal comportamento.Um medicamento que amenize esse comportamento,será de grande ajuda para ele e para todos os que convivem com ele.
Boa sorte,e paciência!
2007-03-25 10:14:21
·
answer #6
·
answered by marinamorena@yahoo.com.br 6
·
0⤊
0⤋
Com esse AVC o seu pai ficou debilitado.A pessoa idosa já é difícil lidar, eles ñ tem mais paciência c/nada, o meu pai está c/77 anos e vive brigando c/td mundo, ñ tem o mínimo de paciência. Vcs devem procurar ñ ligar muito p/o que ele diz, deixe ele falando p/ele é um desabafo, procure dar muito amor p/ele, compreensão pois ñ sabemos a hora em que irá partir, incentive ele a fazer caminhadas. Sei que é difícil mas vc vai conseguir tá!
2007-03-25 10:12:44
·
answer #7
·
answered by Cristina 3
·
0⤊
0⤋