English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Li na Biblia sobre o dízimo:
"...de tudo quanto me concederes, certamente eu te darei o dízimo." Gn 28.22
Mas Jesus literalmente afirma: “ Assim, pois, todo aquele que dentre vós não renuncia a tudo quanto tem, não pode ser meu discípulo.” Lc 14.33
Assim seguir a Jesus não seria entregar tudo para a Igreja e não somente o dízimo?

2007-03-24 18:48:52 · 7 respostas · perguntado por José F 4 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

7 respostas

José... Seguir a Cristo, é problemático fora de uma ordem religiosa. Pois até mesmo a ordem dependerá da captação de fundos para se manter! E estes fundos deverão ser provenientes de algum lugar !
E várias ordens religiosas, seguem o voto da pobreza! Portanto se eu quero seguir JESUS; devo abrir mão do meu supérfulo, mais não do meu sustento. E através do voto da pobreza/castidade e outros votos ! Posso servir ao SENHOR com o mínimo, para meu sustento!
Mais vamos ao que realemente interessa!
Neste trecho que separaste; que tudo que for concedido, deve ser pago ! Portanto, se estabeleceu um comércio se dou, devo receber! (?) Isto foi escrito em uma era* que se vivia com moedas e de caridade das pessoas! E se havia a necessidade de fortalecer a religião e manter as pessoas que a dirigiam ! Muitas coisas foram inseridas na Bíblia Sagrada. Através dos Concilios que decidiam o que deveria ser incluído no LIVRO SAGRADO! e apostaram no esquecimento e ganharam.
Atente que:
Toda religião é proveniente do Oriente, o Ocidente só arrumou um jeito de ganhar alguma coisa com ela!
Toda religião são contemplativas, não existe necessidade de templos ou....
Mais desde os tempos dos Profetas ; que se fazem doações e oferendas ( holocaustos) para os templos. Na esperança de serem salvos ! Várias religiões possuem um patrimonio de se causar inveja até mesmo em Bill Gates!
E vários de seus dirigentes vivem na opulência!
Então deve-se pagar o dízimo ; quando este não põe de alguma forma o seu sustento em risco.
Muitos dirigentes ficam desafiando o povo a colocar os míseros tostões em dízimos. Que O SENHOR lhe devolverá. Esta é a prova de que confias no teu SENHOR. Onde já se viu colocar DEUS em prova?
Desafiar os seus desígnios! E misturar coisas carnais com o Pão Divino!
Creia, na Sinagoga quando puseram JESUS em prova quanto ao imposto . Ele responde que a figura que está gravada na moeda é de César ! Então á Cesar o que é de César ! O dinheiro pertence a matéria ! O Espírito este pertence e únicamente a DEUS.
Não misture dinheiro com coisas espirituais! Dê ao seu espirito o que ele necessita ou seja o Pão DIVINO !
E aos dirigentes, o vil metal! Para poder suprir o que o bezerro de ouro ordena!
Mais se algum dia, quizeres entabular um monólogo com DEUS ! Vá para um local limpo e tranqüilo e faça os seus pedidos ! Se ele te achar merecedor e fizeres por onde! Sua graça certamente será alcançada!

2007-03-24 19:48:50 · answer #1 · answered by Zeh du Burro 7 · 1 1

Dízimo: O que quer dizer a palavra dízimo? O que era o dízimo nos tempos bíblicos?
Bem,sobre o dízimo alguém poderá afirma ou perguntar:
“Mas o dízimo não é bíblico?”
Sim, o dízimo é bíblico; pois está na bíblia.

Assim como também é bíblico e está na bíblia a lei sobre sacrifícios de animais, ofertas de cereais, a circuncisão, leis sobre animais impuros e puros para o consumo, festividades judaicas, incenso, o sacerdote arônico a guarda do sábado e muito mais.

Mas isso não quer dizer que ainda continuam em vigor para os cristãos.
Pois sabemos que tudo isso teve um fim não é mesmo?

Então por que só o dízimo continuaria em vigor e as outras coisas não?
Gálatas.5:18 "Ademais, se estais sendo conduzidos por espírito, não estais debaixo de lei"

Assim a bíblia que é nossa bussola nos orienta dizendo que não estamos mais debaixo da lei mosaica.
Então vimos que nosso senhor Jesus Cristo CUMPRIU toda a lei mosaica, e assim Deus pôs fim a esta lei. Certamente é obvio que os cristãos não estão mais presos a tais regulamentos.
Mateus.5:17,18 e Romanos.7:6

De modo que não dão dízimos e nem têm também a obrigação de dar alguma oferta.
Pois Cristo já deu está oferta a Deus.
Hebreus.9:15
“De modo que é por isso que ele é mediador dum novo pacto, a fim de que, por ter havido uma morte para o [seu] livramento, por meio de resgate, das transgressões sob o pacto anterior, os chamados recebessem a promessa da herança eterna”

Portanto, guando Jesus morreu a própria bíblia diz, e não eu, que Jesus Cristo aboliu (Anulou) a lei de mandamentos que consistia em ordenanças da lei mosaica.

Efésios.2:15 “Por meio de sua carne, ele aboliu a inimizade, a Lei de mandamentos, consistindo em decretos, para que dos dois povos, em união consigo mesmo, criasse um novo homem e fizesse paz;”

Colossenses.2:13,14 “Outrossim, embora estivésseis mortos nas vossas falhas e no estado incircunciso da vossa carne, [Deus] vos vivificou junto com ele. Ele nos perdoou bondosamente todas as nossas falhas;e apagou o documento manuscrito [que era] contra nós, que consistia em decretos e que estava em oposição a nós; e Ele o tirou do caminho por pregá-lo na estaca de tortura”

Que ordenanças eram estas que Cristo anulou para seus seguidores?

Era tudo o que envolvia partes cerimoniais da lei do templo: Tais como; ofertas, dízimos, sacrifícios de animais e etc...Raciocine um pouco:
Assim como os sacrifícios de animais no templo não era mais necessários para os cristão, então sub-entende pela razão lógica e também pela bíblia que o dízimo também não.

Pois o dízimo já havia atingido o seu objetivo até nosso senhor Jesus Cristo CUMPRIR o último sacrifício perfeito! leia:Romanos. 10:4

Mas é por meio da antiga lei do passado que Jesus Cristo nos libertou que muitos lideres religiosos pretendem manter muitas pessoas na sua tutela.
Leiamos Gálatas.3:13 e Tito.2:14

1Coríntios.7:23 ”Fostes comprados por um preço;Portanto não vos façais servos dos homens”

Vamos ler junto o que Cristo disse aos que querem viver da lei?

Lucas.11:52”Ai de vós,doutores da lei,que tirastes a chave da ciência;vós mesmos não entrastes,e IMPEDISTES os que entravam”

Assim milhares de igrejas impedem que o povo entre no descanso da graça, por novamente escravizá-los sob a lei! Gálatas.4:9

Estes lideres religiosos corruptos são como O apóstolo Paulo disse:
“Instrutores de ignorantes,mestres de crianças,tendo na lei a forma de sabedoria e verdade”Romanos.2:20
Estes lideres religiosos são como Cristo os descreveu em Mateus.15:14 e Mateus.23:16

Pra todo lugar que se vira há “abutres”e ladrões nas suas costas.E é somente você quem continua construindo a mentira que você mesmo quer acreditar.

1Coríntios.15:56 "O poder para o pecado é a Lei"

Portanto não peques mais por continuar a dar força ao pecado e a corrupção!

Pois estes homens não têm nenhum respeito ou verdadeiro temor de Deus.
Graças ao meu senhor Jesus Cristo, que ele me tirou desse poço sem fundos!
João.8:32
Jesus Cristo pagou dízimos?

É claro que sim, pois como judeus ele estava debaixo da lei mosaica.
Gálatas.4:4 "Quando chegou o pleno limite do tempo, Deus enviou o seu Filho, que veio a proceder duma mulher e que veio A ESTAR DEBAIXO DA LEI"

Jesus era obediente a lei e não um transgressor da lei mosaica.Ele obedeceu toda a lei,incluindo de guardar o sábado,todas as festividades judaicas e pagou sim o dízimo!

Jesus Cristo apoiou o arranjo do dízimo enquanto o pacto da lei ainda estava em vigor. Lucas.11:42

Mas quando a lei foi cumprida por cristo, a lei foi então tirada do caminho.
Mateus.5:17
Foi por isso que ele disse em João.19:30 “Está consumado”
O que significava estas palavras?
Significava que estava feito, estava pago, estava cumprido.
O que isso quer nos dizer?

Sim!Jesus Cristo já cumpriu por você
Sim!Jesus Cristo Já pagou por você.
Sim!Jesus Cristo já CUMPRIU a lei por você
Você já parou para pensar o que o texto de Colossenses. 2:13,14 que dizer para você?

E os apóstolos entenderam que Cristo era o fim da lei,tanto é verdade que o dízimo não foi incluído entre “as coisas necessárias”ou obrigatórias aos cristãos no primeiro concílio dos apóstolos.
Atos.15:28,29

De modo que os cristãos ajudavam as boas novas do reino de Deus de forma VOLUNTÁRIA, sem quantias fixas ou especificadas,como é no caso do dízimo.
Era algo VOLUNTÁRIO e não mais COMPULSÓRIO.
Queira conferir isso em
1Coríntios.16:2,3 e 2Coríntios.9:7
É uma contribuição voluntária meus amados irmão e não um dízimo.Pois o dízimo era algo imposto para as pessoas.Mas a contribuição voluntária não é.
2Coríntios.8:12 e Lucas.11:29,30

Os cristãos cooperam por contribuírem segundo o que tinham condições de ajudar,e não segundo o que não tinham condições.
Filipenses.1:3-5
2Coríntios.8:11,12

Os apóstolos de maneira alguma usaram o evangelho de Cristo para ganharem remuneração.Eles entenderam muito bem o que nosso senhor Jesus quis dizer em Mateus10:8. "De graça recebestes, de graça dai"

Veja o que o apóstolo Paulo escreveu a todos os cristãos de sua época em 1Tessalonicenses.4:11 “e que tomeis por vosso alvo viver sossegadamente, e que cuideis de vossos próprios negócios e TRABALHEIS com as vossas mãos, assim como vos ordenamos”

O apóstolo Paulo cumpria este requisito, veja Atos.18:1,2,3 "Depois destas coisas, ele partiu de Atenas e chegou a Corinto.E achou certo judeu de nome Áquila, natural de Ponto, que viera recentemente da Itália, e Priscila, sua esposa, por causa do fato de que Cláudio tinha ordenado que todos os judeus se afastassem de Roma. De modo que foi ter com eles, e, em razão de serem da mesma profissão, ficou no lar deles, e TRABALHAVAM , pois eram fabricantes de tendas por profissão"

É interessante que em nenhum texto do Novo Testamento os apóstolos exigem ou pedem dízimos!

Mas muitos líderes religiosos citam textos bíblicos para tentar provar que o dízimo ainda está em vigor para os nosso dias.Mas qualquer pessoa que examinar com seriedade o Novo Testamento,verá que o dízimo é inválido para os cristãos e que não prossegue para os nossos dias atuais.

Mas vejamos um exemplo clássico de versículo bíblico usados por pastores da cristandade para poder arrancar até o último centavo de seu próprio rebanho.
Qual evangélico que não sabe citar Malaquias.3:8-10?
Assim é muito fácil criar uma doutrina baseando-se em interpretações fora do contexto.

Então vamos analisar o contexto claro de Malaquias.3:8-10.
Notem que a mensagem desde o começo é para os israelitas,para a nação de Israel e não para as outras nações. Veja o versículo 9 quando diz” Vós,a nação toda”Malquias.3:9

Estas palavras são dirigidas para os sacerdotes corruptos e também para a nação de Israel.Foi uma figura de linguagem onde o profeta Malaquias queria dizer em outras palavras que estava todo mundo roubando de Deus.
De modo que estava todo mundo roubando, tanto o sacerdotes, como também o povo.

Que lição aprendeu de Malaquias?
Que esta atitude de usar o dízimo para o uso próprio é sim roubar a Deus também.
Pois de fato muitos líderes religiosos são sustentados por dízimos .
Contrario dos apóstolos que nunca se fizeram de fado para as congregações.

Mesmo alguém hoje, ganhando um salário mínimo deve devolver a sua parte ao senhor?
Considere a seguinte informação:
Em primeiro lugar, antigamente as pessoas viviam do que plantavam.
E os dez por cento foram instituídos em uma época assim.

Mas hoje no momento em que vivemos 10% de um salário mínimo tem muito mais peso do que na época dos israelitas.
Por quê?
Porque antigamente, nos dias de Moisés, as pessoas não pagavam conta de luz, água, taxa de esgoto, telefone, gás, passagem de ônibus e IPTU.
E quem tem carro ou moto tá ainda pior, com o preço da gasolina e do IPVA.
Acho melhor eu parar por aqui porque senão a lista não vai parar de crescer.

Como já dito: Antigamente as pessoas viviam do que plantavam, elas não tinham as mesmas obrigações financeiras que temos hoje.
De modo que 10% para os nossos dias atuais é muito mais pesado para um pai de família.
2coríntios. 8:13

Assim a pessoa que passa necessidades por pagar rigorosamente o seu dízimo para a igreja,é como diz o ditado:“Descobriu um santo para cobrir o outro”
Ou seja, uma atitude, um esforço em vão!

Despertem!Acorda!
Deus não precisa do seu dinheiro, quem precisa dele é o seu pastor para poder pagar as contas dele.

Para muitos nas igrejas, “fiel” é todo aquele que paga rigorosamente em dia a sua mensalidade do dízimo.
Mas o que muitos evangélicos não sabem é que o dízimo fazia parte da lei cerimonial do templo.
Fazia parte por que Cristo a aboliu com seu sacrifício. Romanos. 10:4

Tal pessoa que faz isso se torna ínfimo aos olhos de Cristo.
Portanto você que é verdadeiramente um amante da verdade não permaneça num estado de inércia.

http://www.jw.org/pt/busca/?q=d%C3%ADzim...

2015-08-17 14:42:05 · answer #2 · answered by ? 7 · 1 0

Não significa "entregar" seus bens.

Significa não se apegar a eles.

Se você ler e interpretar a Bíblia, verá que você pode ser rico e ter um coração humilde. Pode ter bens mas não deve se apegar (se tornar escravo dos bens materiais)

Muitas pessoas passam a vida inteira na "m e r d a" e quando conseguem um tostãozinho já querem passar por cima dos menos favorecidos, às vezes até com a gente aconte isso.
Não adianta você ser pobre e ter sentimento de avareza.

2007-03-24 19:40:03 · answer #3 · answered by HUGOstoso 2 · 1 0

É o que parece. E outra! Ele diz que dará o dízimo. Então, é a igreja que tem que pagar aos que ela frequentam, certo?

2007-03-25 03:00:06 · answer #4 · answered by peraxica 5 · 0 0

Não é isto que Jesus está dizendo! O versículo tem que ser entendido no contexto do capítulo isto é dito a respeito da ceia que o Senhor havia servido e convidado aos ricos que escusaram-se de ir devido aos compromissos que tinham para com seus bens. É preciso dar a César o que é de César, mas não se pode esquecer de dar a Deus o que é de Deus. Quando o Senhor chama, não há dinheiro, pai, mãe, irmão ou irmã que possa segurar... deve-se atender ao Seu chamado. É este o significado do versículo.

2007-03-25 02:33:21 · answer #5 · answered by O Pantera 5 · 0 0

ESPERO QUE VC TENHA PACIÊNCIA PARA LER ESSE TBEM !! ^^

Abraão, servo fiel de Deus, possuía grandes manadas, muito ouro e prata, e centenas de empregados domésticos. (Gênesis 12:5; 13:2, 6, 7) O justo Jó também tinha uma fortuna considerável — em criação de animais, empregados, ouro e prata. (Jó 1:3; 42:11, 12) Esses homens eram ricos até pelos padrões atuais, mas eram também ricos para com Deus. Eles não abdicaram de suas riquezas para servir a Deus.

O apóstolo Paulo chama Abraão de “pai de todos os que têm fé”. Ele não era mesquinho nem apegado demais às coisas que possuía. (Romanos 4:11; Gênesis 13:9; 18:1-8) Da mesma forma, Deus descreveu Jó como sendo um homem “inculpe e reto”. (Jó 1:8) Ele estava sempre pronto para ajudar os pobres e aflitos. (Jó 29:12-16) Tanto Abraão quanto Jó confiavam em Deus e não nas riquezas. — Gênesis 14:22-24; Jó 1:21, 22; Romanos 4:9-12.

Salomão foi abençoado não só com sabedoria divina, mas também com muita riqueza e glória. (1 Reis 3:4-14) Ele foi fiel a maior parte de sua vida, mas durante alguns anos antes de sua morte, “seu coração não se mostrou pleno para com Jeová”. (1 Reis 11:1-8) A bem dizer, o triste desfecho de sua vida ilustra algumas das armadilhas comuns da prosperidade material.

O maior perigo é o de amar o dinheiro e o que ele pode comprar. A riqueza cria em alguns um apetite insaciável. No início de seu reinado, Salomão notou essa tendência nas pessoas e escreveu: “O mero amante da prata não se fartará de prata, nem o amante da opulência, da renda. Também isto é vaidade.” (Eclesiastes 5:10) Jesus e Paulo mais tarde alertaram os cristãos contra esse amor traiçoeiro. — Marcos 4:18, 19; 2 Timóteo 3:2.

Quando o dinheiro se torna nosso interesse primário e não apenas um meio para se conseguir as coisas, nós nos tornamos vulneráveis a todos os tipos de tentações morais, incluindo a mentira, o roubo e a traição. Judas Iscariotes, um dos apóstolos de Jesus, traiu seu mestre por apenas 30 moedas de prata. (Marcos 14:11; João 12:6) Indo a extremos, alguns até substituíram Deus pelo dinheiro como objeto de adoração. (1 Timóteo 6:10) Portanto, os cristãos devem sempre tentar ser honestos nos seus verdadeiros motivos de ganhar mais dinheiro. — Hebreus 13:5.

A busca de riquezas também apresenta perigos mais sutis. Em primeiro lugar, o acúmulo de riquezas pode desenvolver a auto-confiança. Jesus mencionou isso quando se referiu ao “poder enganoso das riquezas”. (Mateus 13:22) O escritor bíblico Tiago de forma similar alertou os cristãos a não se esquecerem de Deus mesmo quando estivessem planejando fazer negócios. (Tiago 4:13-16) Visto que o dinheiro parece conferir um grau de independência para aqueles que o possuem, há o perigo constante de se confiar mais nele do que em Deus. — Provérbios 30:7-9; Atos 8:18-24.

Em segundo lugar, a busca de riquezas não raro consome tanto do tempo e da energia da pessoa que ela acaba gradualmente se desviando de alvos espirituais. (Lucas 12:13-21) Para os ricos, há a contínua tentação de usar o que têm em primeiro lugar para o lazer ou alvos pessoais.

Esses claros exemplos mostram a veracidade do conselho de Jesus: “Não podeis trabalhar como escravos para Deus e para as Riquezas.” (Mateus 6:24)

Diferentemente de Abraão e Jó e da nação de Israel, os seguidores de Jesus receberam a ordem de ‘fazer discípulos de pessoas de todas as nações’. (Mateus 28:19, 20) Cumpri-la requer tempo e esforço que poderiam ser usados em alvos não-espirituais. O segredo do sucesso, portanto, é fazer o que Jesus nos mandou: “Persisti, pois, em buscar primeiro o reino [de Deus] e a Sua justiça, e todas estas outras coisas vos serão acrescentadas.” — Mateus 6:33.

Anterior a essa passagem que vc citou (Lucas 12:13-21) Jesus fala sobre não dar importância para riquezas. Jesus diz que a alma vale mais do que o alimento e o corpo vale mais do que o vestuário”. (Lucas-12:23) mas que Deus sabe que precisamos dessas coisas(Lucas-12:30) Jesus tbem diz a um governante dos farizeus que o convidou para uma refeição , que qdo oferecer uma refeição que não chamasse teus amigos ricos e teus irmãos. Mas sim chamasse aos pobres e alejados. (Lucas -14:12-14).

Então o que eu entendo por essa passagem que vc citou é que:

Seguir ele, não era necessariamente, jogar sua riqueza fora. Mas sim não coloca-la acima dos ensinamentos dele. Seguir Jesus é isso : fazer o que ele ensinou e hoje mais do que nunca.

Vc disse em dar o dinheiro a igreja. Mas quem é a igreja? Todas as pessoas unidas na mesma fé. A igreja não precisa mais do que os 10% que vc já dá!! E não é ela que mais precisa e sim os pobres e etc.

Na época de Jesus ninguém deu sua riqueza para Jesus. E quem desfez-se da riqueza , deu aos pobres. Mas como já foi dito aqui , vc não precisa dar todos seus bens a ele. Porque vc precisa de comer e se vestir e são seus bens que garantirão seu futuro, o futuro de seus filhos. E Deus sabe que precisamos dessas coisas, como já foi dito aqui.

Só não podemos colocar bens e riquezas acima , do nosso alimento espiritual que é tudo que aprendemos com Jesus.

^^ Espero ter ajudado!

Abraços

2007-03-24 21:13:10 · answer #6 · answered by Assim 1 · 1 1

Atenção, papa vem aí !
Com nova bula, que deixa claríssimo,irmãos :
TODOS OS DÍZIMOS DEVEM SER ENTREGUES A MIM !
25.03.2007

2007-03-24 19:17:09 · answer #7 · answered by Anonymous · 0 0

fedest.com, questions and answers