Cara, se for ver a fundo não existe bem ou mau.
O que existe é um instinto de sobrevivência quase que animal entre nós.
No mundo animal como defenir se um animal é mais bom ou mais mau que o outro?
Nós somos todos uns animais, só que dito racionais, mais creio que no fundo preservamos os nossos instintos mais selvagens, só que de uma maneira quase inconciente.
Basta participarmos de uma guerra para revelarmos este nosso lado oculto.
2007-03-24 17:08:31
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Creio que seja a superposição de um sobre o outro. Se desenvolvo o mal, estarei minimizando o bem, e vice e versa.
2007-03-25 08:30:33
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
Não..o "mal" é simples "ignorância", isto mesmo, o mal é a ausência de "conhecimento", quer um exemplo? O egoísmo, é muito útil na natureza,os animais que conseguem mais coisas para si sendo egoístas, conseguem ter descendência e sobreviver mais, contudo a partir de um ponto em que se passa a viver em sociedade, o dito egoísmo passa a ser nefasto aquela espécie e ela evolui em forma cooperação, aí a melhor carga genética determinará quem sobreviverá e quem sucumbirá.
Na espécie humana ocorre o mesmo, apesar de sermos raiconais, lutamos ainda contra a animalidade que está em nós, é caracteristico de uma espécie em transição, entre o animal e o racional, e em cada um predomina um destes fatores, dependendo do grau de evolução espiritual e intelectual; os que matam, roubam, saqueiam, estupram, estão muito mais próximos da animlidade, sendo assim ignorantes de sua nova condição de seres racionais, aí não há nehum juízo de valor, mas uma lei que se pode dizer natural, objetiva...
2007-03-25 07:52:27
·
answer #3
·
answered by Advicer 7
·
0⤊
0⤋
2 Nefi 2:11-14
11. Porque é necessario que haja uma oposição em todas as coisas. Se assim não fosse, meu primogenito no deserto, não haveria retidão nem iniquidade nem santidade nem miseria nem Bem nem Mal. Portanto é preciso que todas as coisas sejam compostas em uma: pois se fossem um só corpo, deveriam permanecer como mortas, não tendo vida nem morte, nem corrupção nem incorrupção, nem felicidade nem miseria, nem sensibilidade e nem insensibilidade.
12. Portanto teriam sido criadas em vão; portanto não haveria proposito na sua criação. Portanto isso destruiria a sabedoria de Deus e seus eternos propositos, assim como o poder e a misericordia e a justiça de Deus.
13. E se disserdes que não a lei, direis também que não há pecado. E se disserdes que não há pecado, direis também que não há retidão. E não havendo retidão nem felicidade, não haverá castigo nem miseria. E se estas coisas não existem, não existe Deus. E se não existe Deus, nós também não existimos nem a Terra; pois não poderia haver criação nem para agir nem para receber a ação; portanto todas as coisas inevitavelmente teriam desaparecido.
14. E agora, meus filhos, digo-vos estas coisas para vosso proveito e instrução; pois existe um Deus e Ele criou todas as coisas, tanto os Céus como a Terra e tudo o que neles há, tanto as coisas que agem como as que recebem ação.
2007-03-25 00:47:20
·
answer #4
·
answered by Ricardo Melazzo 4
·
0⤊
0⤋
Olhe Thomas T, sim, o mal é a ausência do bem... Se vc se dar ao trabalho de estudar com seriedade, com atenção e profundamente os livros espíritas, vc aprenderá e compreenderá claramente que o "mal" é a ausência do "bem" assim como as trevas é a ausência da luz... Muitos livros espíritas explicam isso minuciosamente... A ignorância "prende" o ser nas terríveis malhas do mal ao passo que a Verdade o liberta do mal... "Conheceréis a Verdade e a Verdade vós Libertará!"... Se vc se interessar a ler livros espíritas saiba que vc pode "baixar" GRATUÍTAMENTE uns 30 livros espíritas entrando no site "Centro Espírita Nosso Lar"... É so baixar e ler! Estude o máximo que vc puder e pratique o máximo de caridade que puder... Jamais vai se arrepender! "FAZEI BRILHAR A VOSSA LUZ!".> "dê amor!!!"
Boa sorte!
2007-03-25 00:24:38
·
answer #5
·
answered by Roberto 7
·
0⤊
0⤋
não ,o mau e o bem são irmãos , vivem juntos , e um depende do outro para existir
2007-03-25 00:14:02
·
answer #6
·
answered by carioca 5
·
0⤊
0⤋
Pra mim Deus não é um conceito, embora muita gente o procure somente quando está em dificuldades, um conceito é uma Idéia, que serve para classificar ou alegoria.
Na idéia Cristã, o mal é a ausencia do bem, algo que está vago, (O inferno não é um lugar onde Deus fez com fogo para queimar aqueles que não o aceitam, é apenas um lugar que reservou ao Arcanjo-decaido, que por seu orgulho, e renegação de Deus o faz queimar, orgulho orgulho orgulho...) O bem, é quando se ama a Deus, faz as coisas que lhe são esperados como não maltratar os próximos, é agir éticamente, e não só pensando em sí mesmo.
Onde não há o bem, há o mal, por causa d escolha, o mal poderia ser classificado como o nda, mas como o nada não existe é só uma formula de classificar aquele que não anda de bem.
Deus é o Ser supremo, que fez tudo inclusive o Diabo, mas não como ele é, isso ele se tornou por escilha própria.
2007-03-25 00:13:40
·
answer #7
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Deus criou leis naturais. Tudo o que foje das leis naturais causam transtornos e desajustes.
O mal é tudo o que nao se adequa as leis naturais.
O bem é a inclusão nessas leis. Logo, o mal é ausencia do bem, ou mesmo, onde o bem nao é feito.
2007-03-25 00:11:09
·
answer #8
·
answered by Leandro Piazzon 4
·
0⤊
0⤋
Eu acho que os dois se destacam porque o bem nao existiria se nao fosse o mal e mal nao existiria sem o bem.
Enfim,e como dizer que os opostos se atraem.Quando voce decide alguma coisa voce pensa no bem e no mal que ira resultar na sua decisao.Na minha opiniao os dois existem e fazem parte de todas as decisoes que tomamos.
Se pensamos em fazer o bem e porque o mal existe.E vise e versa.
2007-03-25 00:05:42
·
answer #9
·
answered by vida 3
·
0⤊
0⤋
Tudo o que existe é criação de Deus. Ele não fez o mal, portanto o mal é a ausência do bem, pois na realidade o mal não existe. Sacou?
2007-03-25 00:04:56
·
answer #10
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋