English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Quem instituiu a Inquisição foi o Papa Gregório IX, por meio de uma bula, em 1231, a fim de combater os hereges cátaros.
O poder de julgar foi dado a Pedro pelo próprio Cristo, quando lhe entregou as chaves do Reino dos Céus. Também por ocasião da Paixão, quando Nosso Senhor foi preso no Horto das Oliveiras, Pedro cortou a orelha de um dos servos do Templo. Nessa hora Cristo disse a São Pedro: "Pedro, mete a espada na bainha, porque quem com o ferro fere, com o ferro deverá ser ferido" (Mt XXVI, 52).
Ora, se fosse ilícito a Pedro usar da espada, Cristo lhe teria dito para lançar fora a espada, e não para guardá-la.
Porque mandou guardá-la naquela hora? Porque era a hora da Paixão, ele não deveria usá-la. Mas porque Pedro teria o poder, quando Cristo não estivesse mais na Terra, deveria guardá-la.
Pedro é o vigário de Cristo, que só pode agir em Seu nome enquanto Ele mesmo não está presente.
Há muitos outros textos da Escritura em que Deus defende a pena de morte.
Por exemplo, no Apocalípse (X,13) Cristo diz: "Quem matar à espada, importa que seja morto à espada". Em nosso site, o senhor encontrará textos justificando a pena de morte.

Sendo a Inquisição um tribunal humano, embora eclesiástico, é natural e necessário que ele tenha errado. Isso porém, não a torna ilegítima.
Todos os tribunais erram. Nem por isso se vai pedir a sua eliminação.
Houve muitos santos inquisidores. Por exemplo, São Pio V, Papa, foi inquisidor; São Raimundo de Peñaforte, São Pedro Arbués. Muitos santos favoreceram a Inquisição, como São Luís Rei de França e São Fernando de Castela.

2007-03-24 14:50:38 · 14 respostas · perguntado por haroldo jose h 1 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

14 respostas

Se vc é a favor da Inquisição , me desculpe meu filho , mas a capacidade de favores e contras em sua mente leve ser enviada imediatamente ao caminhão de entulho .
Não acha que seu fanatismo te levou a um pensamento bruto ?
Vá se tratar , cara.

2007-03-24 15:02:52 · answer #1 · answered by 100% eu 4 · 1 0

Você sabe como terminou a mercantilista INQUISIÇÃO?


A inquisição desmoronou quando o Kaiser da Áustria Ferdinand II (1619-1637), proibiu que a igreja ficasse com os bens dos acusados...
Pois a “Inquisição” e a “caça as bruxas” foi um comportamento extremo, guiado pela superstição e a ambição.
Ou seja, um plano criado e executado pela igreja, no sentido de minimizar o poder das mulheres que conheciam ervas, bem como, uma tentativa de esmagar a revolta dos camponeses.

Durante a Inquisição, milhares de inocentes foram, roubados, perseguidos, silenciados ou considerados culpados de um crime impossível.
Pois o “senso de justiça” da Igreja se limitava a punir severamente e roubar, os que pensavam de forma diferente ou que desobedeciam aos seus preceitos religiosos.

As perseguições religiosas feitas pelo “santo ofício” teriam sido tão violentas, intensas, absurdas e cruéis, que no Ocidente, em centenas de anos, não teria havido nenhum progresso tecnológico ou mesmo científico.

2007-03-25 03:17:49 · answer #2 · answered by Anonymous · 3 1

Ou isso é piada ou você é completamente louco.

Matar pessoas já é errado. Matar pessoas por razão nenhuma como foi o caso da inquisição é aberração.

2007-03-24 23:23:15 · answer #3 · answered by Salomé/Lilith 5 · 2 0

Depende do ponto de vista. queimaram pessoas vivas porque elas nao eram da mesma religiao, torturaram, quebraram ossos e arrancaram olhos e linguas. será que valeu a pena?

2007-03-24 21:55:30 · answer #4 · answered by Mystic 7 · 2 0

Que tal consultar um psicólogo, que certamente vai encaminhá-lo à psiquiatria. Essa tua simpatia por Inquisições pode ter sérios traços de Sociopatia. E isso é perigoso...

2007-03-25 08:46:46 · answer #5 · answered by Anonymous · 2 1

Então tá...

Qualquer um que for escolhido Papa num conclave tem a legitimidade dada por Deus?

E se por exemplo, (veja isso é só um exemplo), numa ocasião todos os arcebispos presentes num processo de eleição forem pedófilos... Deus vai assinar sob a escolha deles?
Aí mora a verdade, não é por que uma pessoa passou por um processo para se tornar padre, e toda a hierarquia até ser arcebispo que ele tem sua vontade controlada pelo Criador...

Quem escolhe as pessoas para serem de destaque no mundo espiritual é Deus, ele é o responsável pela "Chrisma"
(unção), e não o homem. Quando Kefá (Pedro) recebeu autoridade de Jesus, ele ja tinha passado 3 anos ao lado do Emannu'El (Deus conosco) e tinha presenciado todos os milagres descritos nos evangelhos e muito mais, será que algum Papa dos ultimos séculos ja presenciou algo assim?

O que é a verdade? Aquilo que dizem sê-la? Sed Vox Poppuli vox Dei? Acho que não...

A verdade é "sola scriptura", se perdemos o referencial bíblico e adotamos maximas como leis acima dos céus, estamos perdidos sob nossa prórpia vontade...

2007-03-24 22:12:49 · answer #6 · answered by Nico 1 · 1 0

Inquisição = Holocausto medieval!
Ridículo!
Obra do mal isso sim!

2007-03-24 22:07:30 · answer #7 · answered by Nath Palácio 3 · 1 0

Então, Bush está correto, Hitler está correto, Osama está corredo?
Acorda cara.
Matar pessoas se tornou santo?

2007-03-24 22:05:48 · answer #8 · answered by sath_x2 2 · 1 0

o senhor esta louco!

2007-03-24 22:00:09 · answer #9 · answered by Og 3 · 1 0

Que tal o que? Qual o despropósito disso?
Considerando que a liberdade de expressão lhe permite ter e defender a idéia que quiser, então isso é um problema seu. E ainda considerando isso, tenho todo o direito de ter a religião que quiser, para tanto escolhi o Asatrú, o antigo paganismo nórdico (isso inclui rituais pagãos e prática de magia). Eu não tenho que acatar à Bíblia cristã e não faria nem forçado. Aliás, se não gosta, continua sendo um problema seu.
Esse tribunal de estrume que foi a inquisição foi um mero instrumento da igreja para se prevalescer no poder e que, felizmente, hoje é passado. E mesmo que revivessem todo esse monte de estrume novamente, eu cuspiria na cara de um inquisidor caso eu seja "julgado" (!) algum dia, segundo as leis doentias desse "santo ofício".
Se você acha que aquelas atrocidades foram justiça, então sou obrigado a chamar-lhe de doente. Primeiro porque a grande maioria que foi executada não tinha ligação alguma com qualquer forma de ocultismo. Era apenas jogo de interesse dos governantes e da igreja para arrecadar fundos para manter aquele monte de nádegas gordas.
E você deveria pensar um pouco mais sobre essa condição sua de poder expressar essa sua posição. A isso se chama liberdade. E os poucos que de fato o foram pagãos, ocultistas, bruxas, etc., não a tiveram.
Temo ao que possa nos levar a sua sociopatia caso algum dia tenhamos a infelicidade de você exercer alguma posição de liderança.
E acrescentando a tudo isso, vou mandar imprimir uma cópia do Malleus Maleficarum num papel higiênico, para sempre me lembrar que a inquisição e seus defensores deveriam estar mergulhados num monte de fezes...

2007-03-26 16:47:05 · answer #10 · answered by Alexsandro 3 · 1 1

fedest.com, questions and answers