English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

O interesse da inquisição não era perseguir as outras religiões e sim evitar que os erros e heresias se espalhasem no rebanho católico pelos próprios católicos que apostataram.

Ninguém era executado se se arrependesse e pedisse perdão e até o último momento o condenado era exortado a rever sus posições, se continuasse teimando aí sim o era.

Mas sempre as autoridades eclesiasticas intervinham para coibir os excessos.

Me explique porquê a comunidade judaica de Roma era tão numerosa e ainda hoje é e sempre viveram em paz

Quem perseguiu os judeus, foram os políticos com desculpas que estavam cumprindo obrigações religiosas, mas a Igreja nunca autorizou os seus atos, Quem julgava era a Igreja, mas quem executava os autos não era ela e sim as autoridades seculares.

A Igreja foi quem estabeleceu que o acusado era inocente até se provar o contrário e não a Revolução Francesa como alguns livros mentirosos dizem.

2007-03-24 12:03:27 · 11 respostas · perguntado por Maria Wangler 1 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

11 respostas

É Maria, quem lê a tua exposição, até fica com pena da "Santa Inquisição"!
Pelo teor, me recuso a responder!

2007-03-24 12:11:38 · answer #1 · answered by ygorusan 6 · 1 0

VOcê precisa estudar mais, menina. Não dá nem para argumentar...

2007-03-24 20:36:53 · answer #2 · answered by chefeclin 7 · 1 0

Já perseguiram de tudo bastava incomodar,como aqui no YR também são perseguidos várias religiões.

2007-03-26 18:20:29 · answer #3 · answered by ? 6 · 0 0

A inquisição foi até pior que a ditadura no Brasil na década de 60, porque condenava ao bel-prazer à fogueira quem ousasse pensar diferente. Ou você era cristão católico apostólico romano, ou virava cinzas. Ou você se "arrependia" (o mesmo que assinar uma confissão por algo que não fez, como na ditadura) ou ia pra fogueira. Pensou diferente, disse algo que não agradasse às "autoridades eclesiásticas", babau.
Por conta disso, pessoas foram condenadas, queimadas vivas, e ainda hoje existe quem diga que ela é boazinha, não estava fazendo nada de errado, só se achava no direito de mandar todo mundo que não fosse católico e dissesse algo diferente virar churrasco. Faça-me o favor...

2007-03-24 19:44:10 · answer #4 · answered by Anonymous · 1 1

Você está redondamente enganada. Querer defender a Igreja Católica, você pode e deve, agora ir contra a história, relatos e documentos deixados na época, é complicado. A própria Igreja sabe dos horrores da inquisição e isso é fato. Pergunte a qualquer Padre e ele irá lhe confirmar o que a história diz. A inquisição fez parte de uma época, como tantas outras barbaridades do mundo, como a violência urbana que está aí estampado para quem quiser ver e isso irá fazer parte da história dos nossos filhos e netos. Nós homens, considerados racionais, ainda não evoluimos como espécie, continuamos cometendo a mesma barbaridade ou até pior desde que gente é gente. Lembra da criança arrastada fora do carro? Se formos relatar todos os crimes aqui não haveria tempo nem espaço para contar. Precisamos repensar a nossa vida aqui na terra. Estamos amargurados, sofridos com tantas violências... matar se tornou rotina no nosso vocabulário - é comum! Eu lhe pergunto: Será que alguém dentro da humanidade tem poderes e direitos para decidir quem vai morrer? Todos nós somos iguais perante a Deus e pecadores. Talvez o dia que nascesse um ser sem pecados de alma pura, aí sim, terei a certeza que esse ser jamais mandaria matar o seu próprio irmão.

2007-03-24 19:33:48 · answer #5 · answered by Romar 3 · 0 0

Maria, pelo Amor de Deus...
Se você realmente acredita em Deus, não tente justuificar a inquisição...
Melhor é admitir o erro e pedir perdão como a própria inquisição pregava...
Muitos inocientes foram queimados vivos em praça publica.
"Evitar que erros e heresias se espalhassem" ?????

Galilue disse que a terra não era o centro do universo e a igreja o escomungou!!!
Onde está a heresia??
Eles perseguram os canhotos, apoiavam a escravidão, oprimiam as mulheres... Estorquiam os camponeses...
Fala sério... fala sério...

2007-03-24 19:14:13 · answer #6 · answered by MarcioDias 5 · 0 0

Aprecio e respeito seu ponto de vista, mas a "santa inquisição" foi uma coisa tão espantosamente horrenda, que até mesmo um Papa teve a ombridade de publicamene pedir desculpas. Pouco se importavam com a religião do infeliz se suas crenças estavam em desacordo com certos dogmas criados pela própria política do Vaticano, caiadas de um untuoso tipo de religiosidade. O cara era "julgado", condenado e virava churrasquinho, sim! O que me diz dos Cátaros, aquele povo evangélico que acreditava na reencarnação? Pois saiba que foram caçados um a um e exterminados como ratazanas por Roma. Qualquer pessoa que nascesse com algum dom do espírito, independente de sua crença, era denunciada, julgada possuída pelo demônio e torturada até a morte. Você já viu fotos dos instrumentos de tortura então em uso? Somente uma mentalidade de extrema malignidade poderia empalar, emparedar, colocar dentro de uma espécie de sarcófago no formato de Maria, apelidado de "madona" mas cheio de pregos agudas em ambos os lados, colocavam o infeliz no meio e fechavam o sarcófago, fazendo vários sinais da cruz. Alguns judeus eram poupados porque, como não podiam exercer cargo algum, tornaram-se comerciantes e ganharam muito dinheiro, que "emprestavam" aos Monarcas para eles subvencionarem suas guerras "santas" e, como eles eram coroados pelos Papas, os ínquisidores os poupavam, embora muitos foram caçados de casa em casa, outros encurralados dentro de suas sinagogas e queimados vivos. Amiga, hoje a igreja está muito mudada, graçasa Deus! Nós, católicos, valororizamos e somos gratos por tudo que faz pelo bem dos povos,se empenha pela sacralidade da união da família, não encoraja o aborto desnecessário, respeita e tolera as demais religiões e até mesmo está a 1000 anos na frente dos evangélicos, porque,
atualmente, mantém no Vaticano um Colégiado de Sacerdotes altamente qualificados para pesquisarem a transcomunicação com os finados através de meios eletrônicos, com excelentes resultados. Mas, por favor, nem por isso podemos simplesmente passar borracha nos procedimentos terríveis da idade média. Quanto aos sucessos de então deixemos o julgamento nas mãos de Deus. Ninguém escapa do Deus Vivo.

2007-03-24 19:47:01 · answer #7 · answered by carlosossola 7 · 0 1

precisamos saber o seguinte, ~JÕAO 8.32 DIZ E CONHECEREIS A VERDADE E A VERDADE VOS LIBERTARA- a bíblia e a bussola do homem para alcançar a vida eterna,quem realmente quiser saber sobre inquisição não pode perguntar a quem fez a inquisição e sim quem a sofreu, existe muito caroço neste angu, o livro a reforma protestante que se encontra nas livrarias evangélicas vai falar realmente o que aconteceu, e também vai mostrar as igrejas católicas matando em nome de Deus homens como jhon wyclife colocando ele e muitos outros na fogueira mas a falta de sorte deles foi com Martin lutero.

2007-03-24 19:33:30 · answer #8 · answered by Presb. Clerton * Jesus salvador. 5 · 0 2

Não podemos dizer que foi a igreja que perseguiu, na verdade devemos dizer que foram os seus membros os perseguidores, não só de Judeus mas de qualquer um que fosse considerado herege.
Os crimes cometidos pela inquisição foram tantos que se equiparam aos crimes cometidos pelos Nazistas e ambos na verdade só tinham um objetivo: ficar com os bens e espólios dos condenados, ai neste meio entrava qualquer um que caísse em desgraça contra os poderosos da igreja.
Não acho que valha a pena comentar, pois sempre dizem que a Igreja, parecendo até que Jesus foi quem mandou que lutassem pelo Santo Sepulcro(Cruzadas), ou que se promovesse a inquisição,logo ele que só pregou o amor e morreu perdoando.
Então vamos dizer assim: O ser humano participante desta ou daquela religião não sabendo interpretar as leis de amor ao próximo fez............
Com votos de paz profunda.

2007-03-24 19:32:23 · answer #9 · answered by Adair David Q 3 · 0 2

Na verdade a inquisição julgava, condenava e matava qualquer que fosse contra os ensinamentos errados deles, Joana Darc era política? se a inquisição fosse nos dias de hoje, existiram ainda os videntes? procure pesquisar mais.

2007-03-24 19:15:28 · answer #10 · answered by darcyjesus 4 · 0 2

fedest.com, questions and answers