English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Quem responder corretamente (e elaborar) primeiro ganha 10 pontos

Senhor, quem sois vós e quem sou eu?
Vós o Altíssimo Senhor do céu e da terra
e eu um miserável vermezinho, vosso ínfimo servo.

Grande e magnífico Deus, meu Senhor Jesus Cristo,
iluminai o meu espírito
e dissipai as trevas de minha alma;
dai-me uma fé íntegra,
uma esperança firme e uma caridade perfeita.

Concedei, meu Deus,
que eu vos conheça muito,
para poder agir sempre segundo os vossos ensinamentos e de acordo com a vossa santíssima vontade.

Absorvei, Senhor, eu vos suplico, o meu espírito,
e pela suave e ardente força do vosso amor,
desafeiçoai-me de todas as coisas que debaixo do céu existem,
a fim de que eu possa morrer por vosso amor, ó Deus,
que por meu amor vos dignastes morrer.

Francisco de Assis

2007-03-24 10:17:43 · 5 respostas · perguntado por Electrobird 5 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

5 respostas

A missão.
A missão foi imitar Jesus, vivendo em pobreza obediencia e castidade.
S.Francisco vivia num tempo em que so existiam ou monges ou padres seculares(digamos assim).
Ele quis viver uma vida intermediaria entre esses dois estados religiosos. Ele quis buscar o pobre porque nele ele via Nosso Senhor.
Na sua época a Ordem Beneditina era a grande Ordem monástica, vinda ainda dos primeiros séculos, cujos monges viviam segundo as regras ditadas por S. Bento, que é um complexo de regras a serem obsrvadas e de várias práticas de oração e penitência.
Francisco, ao descobrir o chamado de Deus, ouviu o evangelho na Porciúncula, os trechos eram de Mateus 10,9
"Não leveis nem ouro, nem prata, nem dinheiro em vossos cintos"
e Lucas 9,123 "Em seguida, dirigiu-se a todos: Se alguém quer vir após mim, renegue-se a si mesmo, tome cada dia a sua cruz e siga-me."
E fez desses trechos a sua única regra de vida.
Executando à letra aquelas disposições,
vestiu-se de hábito minorítico: uma túnica em forma de cruz, um cordão branco, pés descalços e, certamente, com permissão do bispo, começou a pregar sobre paz e penitência, com grande fervor de espírito, na igreja de São Jorge .
E assim ele começou sua vida, logo sendo seguido por Bernardo de Quintavalle e o doutor em Direito, Pedro Cattani, aos quais se juntaram o jovem Egídio e mais oito companheiros (1208). Um ano depois, o grupo foi aprovado em seu modo de vida comunitária e apostólica pelo Papa Inocêncio (1209). Era a Primeira Ordem, a "Ordem dos Menores". Instituiu também a Segunda (Damas Pobres de São Damião ou Clarissas) e a Terceira Ordem.
E assim começou esta história, que não termina nunca, porque de resto é a propria ordem recebida pelo Senhor, "ide e anunciai o evangelho a todas as gentes".
O legado de Francisco chegou ao seculo 21, o seculo das grandes crises e das grandes injustiças.
Mais do que nunca um século que exige uma resposta "franciscana" de amor aos pobres e famintos e doentes e o respeito pela natureza, trono do Senhor, onde vivem nossa irmã a agua , as plantas , as flores, os animais e sobretudo nós, as pessoas de Deus.

Paz e Bem

2007-03-24 10:48:20 · answer #1 · answered by Frei Bento 7 · 2 0

Reconstruir a Igreja de Cristo.
Quando Francisco orava na igrejinha de São Damião, viu um crucifixo em estilo bizantino mover os lábios e lhe falar: Francisco! Reconstrua a minha Igreja. Ela está em ruinas!
A igrejinha de São Damião estava com enormes buracos no telhado e as pinturas descascadas ou sujas. Mas Francisco inicialmente pensou que se tratasse do pequeno edifício, mas Jesus queria dizer a cristandade que passava por um sério momento de desvio do Evangelho para coisas mundanas, principalmente a acumulação de bens materiais.
Assim, Francisco deu uma contribuição para a Igreja ser reformada, mas que era de seu rico pai comenrciante de tecidos finos e caros. O pai que já andava revoltado porque Francisco andava fazendo doações a mendigos o denunciou ao bispo de Assis, Dom Guido que também cuidava da Justiça que lhe disse no julgamento em praça pública: Filho, não duvido de suas boas intenções, mas o dinheiro que tiraste de teu pai não pode beneficiar a Igreja! Restitui ao seu legítimo dono! Ao que Francisco respondeu: Devolverei tudo o que ele me deu. Inclusive as roupas! Oucam: Até hoje chamei Pietro Bernardone de pai, mas daqui para diante direi "Pai Nosso que estás nos Céu"!
Assim após o desentendimento com seu pai e de ter ficado nu em praça pública devolvendo as roupas para seu pai, Francisco restaurou a igrejinha com suas próprias mãos, enquanto ia pregando o Evangelho e conseguiu vários discípulos, então foi até o Papa Inocêncio III em Roma, que embora, tendo se oposto no princípio, terminou por autorizar a Ordem dos Frades Menores Conta-se que na noite anterior ao dia em que autorizou a ordem, o Papa sonhou que via um pequeno homenzinho de aparência mendicante parar no meio da Igeja de São João de Latrão que estava prestes a desabar e o mendigo, Francisco se agiganta chegando ao tamanho da igreja e evita o desabamento. E assim o "poverello" restaurou a Igreja.
http://www.franciscanos.org.br/carisma/simbolos/crucifixo.php
http://www.christusrex.org/www1/francis/SSF-onorio-m.jpg

2007-03-24 10:28:19 · answer #2 · answered by haroldo jose h 1 · 1 0

Eu sou devoto de São Francisco de Assis.

2007-03-24 11:02:57 · answer #3 · answered by Lima 4 · 0 0

Nao sei ...

2007-03-24 10:25:05 · answer #4 · answered by xerbes 2 · 0 0

Voce ja tem a resposta, porque fazer a pergunta?

2007-03-24 10:28:12 · answer #5 · answered by fatima 4 · 0 1

fedest.com, questions and answers