English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Uma das remodelagens feitas pelas primeiras tribos que viveram na Mesopotâmia, dominou a agricultura, domesticou animais e registrou a lenda onde os semitas se vangloriaram de que, Jeová estaria do lado deles.
De que Jeová os amaria.
De que Jeová amaria o jeito que eles vivem, mas odiaria o jeito dos comedores de carne,
o jeito com que os comedores de carne viviam e odiaria o deus dos comedores de carne.
Pois a versão onde Caim se lançou sobre seu irmão Abel e o matou...
Não passa de uma cópia da lenda de Enten e Emesh, que foi plagiada da antiguíssima lenda babilônica onde os filhos Emesh (o verão) e Enten (o inverno), teriam presenteado com frutas e carne o deus Enlil...
Mas Emesh (por ciúmes e por ter ficado despeitado com o fato do pai preferir a oferta do irmão), teria assassinado Enten...

2007-03-24 03:11:02 · 11 respostas · perguntado por Anonymous em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

A própria lenda de Emesh e Enten, já seria um Totem,
onde a numerosa e unida tribo dos antigos agricultores tentou se livrar do remoço de ter matado os caçadores.
Já que a mente coletiva dos antigos agricultores não suportou conviver com o remoço de ter matado os caçadores...
A solução foi criar uma “explicação mágica”, onde é feito de conta que quem matou os caçadores (simbolizado por Emesh), foi Enten.

2007-03-24 03:11:51 · update #1

11 respostas

Essa sua belíssima estória me lembra uma galinha que acaba de botar um ovo: fica cacarejando pra lá e pra cá.

Por falar em cacarejar, vou denunciar você porque isso aí não é uma pergunta, ok?

Cococó pra vc também!

.

2007-03-24 03:41:45 · answer #1 · answered by Labaki 4 · 0 0

Eu acredito na versao biblica, nao em uma lenda, Deus nao aceitou a oferenda de Caim pois nao tinha sacrificio, O sangue derramado no altar contruido por Abel, representa o sacrificio perfeito e tambem faz referencia ao sacrificio a ser feito por Jesus, em favor de nos pecadores.

2007-03-24 11:36:31 · answer #2 · answered by Shark 4 · 0 0

Oi Lisandro
A chamada "razão prática" está longe de ser alcançada por alguma pessoa que não procura fundamentos e estabelece as suas noções antes de realizar a pesquisa. O epistemólogo da pesquisa racional, Èmile Durkheim, tem como premissa o afastamento das pré-noções pelo pesquisador, coisa que você não fez...
Você chamou um objeto de estudo de "Lenda", o que prova que você não está interessado em pesquisar, descobrir e debater, mas já tem a sua opinião formada e a tranformou em "verdade absoluta", mesmo que essa sua verdade seja a mais deslavada mentira. Isso é pré-noção. Esse é o maior e mais constante erro de um pesquisador.
Note que a química se fundou nas lendas da alquimia, a astronomia se originou das lendas da astrologia, a matemática das lendas da filosofia antiga, a antropologia do estudo cético das religiões e assim por diante.
Por culpa de um tal de Renèe Descartes a pesquisa global e envolvente (complexa) de um assunto cedeu lugar à pesquisa direcionada e negligente, dividida em temas que cada um se tornou uma ciência independente, como se o ser humano pudesse se dividir em partes e cada parte sobreviver sozinha e independente das outras.
Isso criou um ranso científico no qual as ciências (cada parte da ciência = conhecimento) entraram em conflito e o conhecimento humano como um todo teve enormes prejuizos.
Baseado nisso, eu que sou seguidor de uma corrente de pensamento pós-moderno chamada "epistemologia da complexidade" lhe afirmo categoricamente que você precisa verificar as duas "lendas", como você as chama, pois se elas existem em mais de um lugar, esse fato nos remete a uma pesquisa mais profunda, pois, como diz o ditado do senso comum, "onde há fumaça, há fogo".
O seu senso certesiano fecha a sua mente em um único foco enquanto a sua afirmação aguça a curiosidade de alguém que pensa interdiciplinarmente a pesquisar o porque dessa "lenda" existir em diversos lugares.
A pergunta que incomoda o cientista é:
Se a lenda existe em diversos lugares, poderia ela ter um fundo de verdade?
Perceba que ao querer combater um Deus que você não acredita, você criou subsídios para fortalecer a probabilidade dele realmente (eu disse realmente e não verdadeiramente) existir.
Uma pessoa religiosa lhe responderia à sua afirmação com as perguntas:
"Como você sabe? Você estava lá para comprovar isso?"
Percebeu, meu caro Lisandro, a diferença em estar cientificamente embasado e ser preconceituoso?
A ciência não serve apenas para provar uma afirmação. Ela também serve para comprovar uma negativa.
Isso é Razão Prática.
Expor as próprias opiniões e sentimentos, é apelidado por pesquisadores como "Achismo" e como você está convencido de que o seu "achismo" é uma "verdade absoluta" (uma coisa que não existe), eu não dicutirei o mérito da questão com você. Apenas lhe responderei que:
"Tudo bem... Se você acha que a "lenda" de Caim e Abel é um plágio, respeito a sua opinião. Não discutirei com você."
Desculpe a sinceridade e um grande abraço.

2007-03-24 11:03:59 · answer #3 · answered by Químico 7 · 0 0

Vivendo e aprendendo! Não sabia dessas histórias que contou! Bem interessantes!

2007-03-24 11:00:51 · answer #4 · answered by SATELLITE 7 · 0 0

Que ignorância... amigo a história de Caim e Abel, comprovadamente foi escrita por Moisés, homem que viveu entre 1800 e 1500 AEC, época em que a bíblia começou a ser escrita. Em Hebreus Paulo cita a história dos filhos de Adão, como sendo verídica, assim, não havia ocorrido nenhuma alteração. Quem está mais para fábula? Por exemplo, Hécules, personagem da mitologia grega, é uma alusão aos Nefilins, filhos híbtidos dos anjos rebeldes. Tenha certeza, que sua afirmação é infantil e infundada. Sei que não é sua, ctrl c + ctrl v, destamaneira, não deposite confiança em tudo que vc ler.

2007-03-24 10:49:42 · answer #5 · answered by Filipe 4 · 0 0

Opa, então quer dizer que Emesh, o verão matou Enten, o inverno, isto está mais parecendo uma tragédia ecológica. Hehehe.

Meu amiguinho, leia mais a bíblia, que é a verdadeira palavra, e não é lenda como você diz.

2007-03-24 10:47:37 · answer #6 · answered by C E 3 · 0 0

nunca ouvi falar disso mas d qualquer maneira sempre achei muita sacanagem de D... preferir a oferenda do abel à do caim quando o certo era ter aceite e gostado das duas.

2007-03-24 10:36:02 · answer #7 · answered by LUIZ S 2 · 0 0

ISTO NÃO E LENDA ESTA ESCRITO NA PALAVRA DE DEUS

2007-03-24 10:28:07 · answer #8 · answered by JESUS TE AMA 7 · 0 0

A inveja e o ciumes fizeram Caim matar Abel. O grande problema das pessoas ainda sao a inveja e o ciumes.

2007-03-24 10:22:27 · answer #9 · answered by Anonymous · 0 0

Blah blah blah!!!!

2007-03-24 10:17:14 · answer #10 · answered by Guilhermexb 3 · 0 0

fedest.com, questions and answers