O calendário é uma grande invenção. Passaram-se muito, muitos anos até inventarem o ano, o mês, o dia, à hora, o minuto, o segundo tais como são usados hoje. Todo fim de ano as lojas, as empresas, os escritórios distribuem calendários em diversas formas. Tudo isto é feito porque, entre outras coisas o calendário organiza as nossas vidas. Os dias de aula, os dias de descanso, as férias, as festas como Natal, Ano Novo ou o carnaval. O calendário é seguido por quase todos os povos do planeta Terra sem reclamação. Porque isto acontece? Como é que uma coisa importante como esta foi descoberta?
A origem do calendário remonta aos babilônios, um povo que habitava uma região hoje incluída no Iraque. Porém, foram os egípcios os primeiros povos que determinaram o ano com tendo 365 dias.
Por que o ano, o dia, ou o mês são importantes? O calendário é importante porque foi com ele que a humanidade pode fazer previsões meteorológicas mais precisas! O clima em qualquer lugar depende da época do ano. Foi a agricultura que permitiu aos homens deixarem de serem nômades e passarem a residir num local fixo. As plantas precisam de um clima adequado para serem cultivadas, crescer e serem colhidas há uma boa época para plantar e outra para colher. Entendendo como o clima mudava durante o ano os homens aprenderam quando plantar e quando colher. No caso do Egito era necessário prever a cheia do rio Nilo que irrigava as suas margens.
Saber fazer previsões é saber o que vai ou o que pode acontecer. Imaginem se alguém descobrisse na quinta-feira quais seriam os resultados do futebol no fim de semana, ou os números da sena ele apostando na sua descoberta. O problema é que é muito difícil prever a sena ou o futebol. Mas outras coisas a Ciência aprendeu como prever. Prevenir doenças como sarampo, catapora ou tétano através de vacinas. Aprendeu a fazer remédios para curar algumas doenças. Descobriu como fazer um telefone, uma TV, uma fibra óptica e a internet! Ao aprender Ciências nós podemos aprender como fazer algumas destas coisas.
O calendário contém coisas muito interessantes, o ano, o dia, as estações do ano, as fases da lua, os meses, os dias da semana. Relacionado com eles está a Agricultura porque você precisa saber a época de plantar, esta a Geografia quando trata do clima, esta a Matemática com os números para os dias, os anos, esta a História porque fala dos povos e pessoas que fizeram esta invenção e está a Física que estudando o movimento aparente do Sol em relação à Terra e o movimento de rotação da Terra em torno de seu próprio eixo, explica o que é o dia, o ano, as mudanças de clima nas estações e as fases da lua. Será que Adão e Eva sabiam disso também?
2007-03-23 16:07:11
·
answer #1
·
answered by SATELLITE 7
·
0⤊
0⤋
Em fim... eu acho que não podemos provar isso nem com a bíblia nem com estudos arqueológicos-
Como alguém poderia criar uma coisa que existe faz mais de 15000 anos? e ainda assim falar que foi há 5000 anos??
Que coisa...
JK
2007-03-23 21:43:09
·
answer #2
·
answered by Os Okampas 7
·
1⤊
0⤋
APESAR DA RESPOSTA SER LONGA, LEIA E CONSULTE NA BÍBLIA OS TEXTOS E VOCÊ VAI TER A SUA PERGUNTA RESPONDIDA
Qual é o "descanso" mencionado em Hebreus 4:9-11, e como se pode "entrar naquele descanso"?
O apóstolo Paulo escreveu aos cristãos hebreus do primeiro século: "Resta um descanso sabático para o povo de Deus. Porque o homem que entrou no descanso de Deus descansou também das suas próprias obras, assim como Deus das suas. Façamos, portanto, o máximo para entrar naquele descanso." - Hebreus 4:9-11.
Quando Paulo falou de Deus descansar da Sua obra, evidentemente se referia ao que está escrito em Gênesis 2:2, onde lemos: "Ao sétimo dia Deus havia acabado sua obra que fizera e passou a repousar no sétimo dia de toda a sua obra que fizera."
Por que Jeová passou "a repousar no sétimo dia"?
Certamente não era porque precisava se recuperar "de toda a sua obra que fizera". O versículo seguinte fornece uma indicação: "Deus passou a abençoar o sétimo dia e a fazê-lo sagrado, porque nele tem repousado de toda a sua obra que Deus criara com o objetivo de a fazer." - Gênesis 2:3; Isaías 40:26, 28.
O "sétimo dia" era diferente de qualquer dos seis dias precedentes, no sentido de que era um dia que Deus abençoara e tornara sagrado, quer dizer, um dia reservado para, ou dedicado a, um propósito especial.
Qual era este propósito?
Anteriormente, Deus revelara seu propósito a respeito da humanidade e da Terra. Deus disse ao primeiro homem e sua mulher: "Sede fecundos e tornai-vos muitos, e enchei a terra, e sujeitai-a, e tende em sujeição os peixes do mar, e as criaturas voadoras dos céus, e toda criatura vivente que se move na terra." (Gênesis 1:28) Embora Deus tivesse dado à humanidade e à Terra um começo perfeito, levaria tempo para toda a Terra ser sujeita e transformada num paraíso cheio de uma família humana perfeita, conforme era do propósito de Deus. Portanto, no "sétimo dia", Deus descansou, ou desistiu, de adicionais obras criativas terrestres, a fim de permitir que aquilo que ele havia criado se desenvolvesse segundo a Sua vontade. No fim daquele "dia", tudo o que fora do propósito de Deus se terá tornado realidade.
Qual será a duração deste descanso?
Voltando à declaração de Paulo em Hebreus, notamos que ele salientou que "resta um descanso sabático para o povo de Deus" e exortou os concristãos a fazer o máximo para "entrar naquele descanso". Isto mostra que quando Paulo escreveu estas palavras o "sétimo dia" do descanso de Deus, que começou uns 4.000 anos antes, ainda estava em andamento. Só terminará quando o propósito de Deus para com a humanidade e a Terra estiver totalmente cumprido no fim do Reinado Milenar de Jesus Cristo, que é o "Senhor do sábado". - Mateus 12:8; Revelação (Apocalipse) 20:1-6; 21:1-4.
Com esta maravilhosa perspectiva em vista, Paulo explicou como se pode entrar no descanso de Deus. Escreveu: "O homem que entrou no descanso de Deus descansou também das suas próprias obras." Isto nos diz que, embora a humanidade tivesse um começo perfeito, ela como um todo não havia entrado no descanso de Deus. Isto se deu porque Adão e Eva não observaram por muito tempo o descanso de Deus no "sétimo dia" por aceitarem Seu arranjo para eles. Em vez disso, rebelaram-se e queriam ser independentes de Deus. Na realidade, seguiram a trama de Satanás em vez de aceitar a orientação amorosa de Deus. (Gênesis 2:15-17) Em resultado disso, perderam a perspectiva de viver para sempre numa Terra paradísica. Daí em diante, toda a humanidade ficou escravizada ao pecado e à morte. - Romanos 5:12, 14.
A rebelião da humanidade não frustrou o propósito de Deus. Seu dia de descanso continua. No entanto, Jeová fez uma provisão amorosa - o resgate - por meio do seu Filho, Jesus Cristo, para que todos os que a aceitassem à base da fé pudessem aguardar o livramento e o descanso do fardo do pecado e da morte. (Romanos 6:23) Foi por isso que Paulo exortou seus concristãos a 'descansarem das suas próprias obras'. Eles precisavam aceitar a provisão de salvação feita por Deus, e não tentar resolver o seu futuro do seu próprio modo, assim como Adão e Eva tinham feito. Também tinham de evitar obras de auto-justificação.
Deixar de lado os empenhos egoístas ou mundanos, a fim de fazer a vontade de Deus é deveras revigorante e repousante. Jesus fez o seguinte convite: "Vinde a mim, todos os que estais labutando e que estais sobrecarregados, e eu vos reanimarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, pois sou de temperamento brando e humilde de coração, e achareis revigoramento para as vossas almas. Pois o meu jugo é benévolo e minha carga é leve." - Mateus 11:28-30.
Considerar Paulo o descanso de Deus e como se pode entrar nele certamente foi um encorajamento para os cristãos hebreus em Jerusalém, os quais haviam suportado muita perseguição e zombaria por causa da sua fé. (Atos 8:1; 12:1-5) De modo similar, as palavras de Paulo podem ser motivo de encorajamento para os cristãos hoje em dia. Dando-nos conta da iminência do cumprimento da promessa de Deus, de haver uma Terra paradísica sob o seu Reino justo, nós também devemos descansar de nossas próprias obras e fazer o máximo para entrar neste descanso. - Mateus 6:10, 33; 2 Pedro 3:13.
2007-03-23 22:18:08
·
answer #3
·
answered by Cristiane R 3
·
0⤊
0⤋
ele vem sempre após o sexto dia, não falha.
2007-03-23 21:47:03
·
answer #4
·
answered by don 4
·
0⤊
0⤋
Sétimo dia é no sentido de dia de descanso, assim como Deus descansou no sétimo dia, os homens também devem descansar e sintonizar o dia inteiro exclusivamente para ele. Não é obrigatório.
Se o seu sétimo dia for uma quinta-feira, então quinta-feira você deverá devotar-se a Deus, mesmo que um pouco, mas tem que ser mais do que os outros dias normalmente. É um dia pra Ele em especial. Agora, se você acha que Deus não "merece" esse dia de atenção, simplesmente não dê.
2007-03-23 21:44:24
·
answer #5
·
answered by ? 4
·
0⤊
0⤋