Cartas às sete igrejas da Ásia. Primeira carta, à igreja de Éfeso (Apocalipse 2)
1 Escreve ao anjo da igreja que está em Éfeso: Isto diz aquele que tem na sua destra as sete estrelas, que anda no meio dos sete castiçais de ouro:
2 Eu sei as tuas obras, e o teu trabalho, e a tua paciência, e que não podes sofrer os maus; e puseste à prova os que dizem ser apóstolos e o não são e tu os achaste mentirosos;
3 e sofreste e tens paciência; e trabalhaste pelo meu nome de não te cansaste.
4 Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor.
5 Lembra-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; quando não, brevemente a ti virei e tirarei do seu lugar o teu castiçal, se não te arrependeres.
6 Tens, porém, isto: que aborreces as obras dos nicolaítas, as quais eu também aborreço.
7 Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida que está no meio do paraíso de Deus.
Os nicolaítas eram certamente adeptos do ensino de Balaão, i.e., que a imoralidade sexual não afeta nossa salvação em Cristo. O NT declara o contrário; tais pessoas não herdarão o reino de Deus (1 Co 6.9,10). Deus abomina o ensino herético que diz podermos ser salvos e, ao mesmo tempo, viver na devassidão. Repelir aquilo que Deus abomina é característica principal de quem é leal a Cristo.
2007-03-23 13:06:00
·
answer #1
·
answered by BomStarAki 5
·
0⤊
0⤋
A “seita de Nicolau” (ou: dos nicolaÃtas) é condenada em duas das sete cartas à s congregações, nos capÃtulos 2 e 3 de Revelação (Apocalipse). O “anjo” da congregação de Ãfeso foi elogiado por odiar “as ações da seita de Nicolau”, que o próprio Cristo Jesus também odeia. (Re 2:1, 6) Na congregação em Pérgamo, porém, havia alguns que ‘se apegavam ao ensino da seita de Nicolau’, sendo exortados a se afastarem desse e a se arrependerem. — Re 2:12, 15, 16.
Além daquilo que consta em Revelação sobre a seita de Nicolau, nada mais se sabe dela, nem das suas práticas e ensinos, os quais são condenados, nem da sua origem e desenvolvimento. O advérbio “assim”, que segue à referência ao proceder imoral e idólatra adotado pelos israelitas devido “ao ensino de Balaão” (Re 2:14, 15), talvez indique alguma similaridade, mas Revelação faz uma distinção entre os dois. Não há motivo para ligar esta seita com Nicolau, o cristão de Antioquia , só por ele ser a única pessoa com este nome na BÃblia, como fizeram alguns dos primitivos escritores eclesiásticos. Nem se justifica dizer que alguma seita apóstata tomou o nome dele para dar peso à sua transgressão. à mais provável que Nicolau tenha sido uma pessoa não identificada na BÃblia, que deu nome a este movimento Ãmpio.
2007-03-23 12:42:44
·
answer #2
·
answered by Specula — Annuntians Regnum Iehovah 5
·
1⤊
0⤋
Aqueles que ‘sustentam a doutrina dos nicolaÃtas’ são reprovados no Ap 2.6,15, de modo semelhante aos ‘que sustentam a doutrina de Balaão’. Crê-se que as ações más destas seitas eram praticamente idênticas - e pelo que se lê em 2 Pe 2.10 a 22 e Jd 4 a 18 podemos conhecer o caráter do sistema de Balaão. Não se abstinham de carnes oferecidas aos Ãdolos, e das relações pecaminosas (At 15.20, 29). Eram, esses atos, males relacionados, porque as festas idólatras eram muitas vezes ocasião das mais grosseiras imoralidades. Aborrecer tais práticas era sinal de vida na igreja - mas esta tornar-se-ia fraca e desleal, na sua concordância com o mal (Ap 2.6). Se tolerasse aquelas ações, poderia perder a glória de ter sido fiel durante a perseguição (Ap 2.14, 15).
2007-03-23 16:16:15
·
answer #3
·
answered by servo 5
·
0⤊
0⤋