Não dá ...
Teria que mudar de raça, seria como um negro ficar branco ou vice versa...
Está relacionada a melanina, a mesma substância que dá cor a nossa pele, também é um fator preponderante na cor e no tipo de cabelo...
Uma breve explicação:
Um melanócito produz dois tipos de melanina: um deles surge na forma de pequenos bagos de arroz, com um colorido que varia entre o castanho-vermelho e o preto; o outro é gerado por um aminoácido, tem uma forma menos precisa e a sua cor estende-se do amarelo ao vermelho. A proporção destes dois tipos de melanina determina a cor do cabelo.
Enquanto é fácil perceber que o cabelo preto dos japoneses contém apenas a primeira melanina referida e que o cabelo ruivo dos irlandeses é muito rico na segunda, é mais surpreendente descobrir que o cabelo louro dos escandinavos contém as duas.
A explicação reside na imensidade de misturas possíveis dos dois pigmentos. Assim, a distribuição de melaninas, determinada pela herança genética de cada um, oferece uma paleta infinita - desde o louro, mais louro, passando pelo louro escuro, pelo ruivo, uma variedade de castanhos, até ao preto.
O formato do cabelo e o seu diâmetro também diferem nas três etnias: africana, asiática ou europeia. O primeiro tem um diâmetro mais pequeno, o asiático é o que tem um maior diâmetro - portanto, uma maior espessura. O africano é também o que sofre maior irregularidade de diâmetros.
No que diz respeito à fragilidade (frisar, encaracolar, alisar com escova) o cabelo não se comporta nem resiste da mesma forma: o mais forte é o asiático, a seguir vem o europeu, por último o africano - o seu formato torna-o mais difícil de pentear.
Quanto ao crescimento e densidade, no caso dos cabelos asiáticos e europeus chegou-se à conclusão de que a densidade do cabelo varia de 90 a 290 cabelos por cm2 e é maior no cimo da cabeça, independentemente do sexo. São as conclusões retiradas de uma amostra de 19 homens e 19 mulheres, com idades compreendidas entre os 18 e 59 anos, tendo em conta três regiões do escalpe: o cimo da cabeça, as têmporas e a região occipital. A percentagem de cabelo na fase de queda é mais elevada nos homens e nas têmporas. O crescimento varia entre 150 a 363mm/dia e este parâmetro é, igualmente, independente do sexo e da região da cabeça.
Comparativamente, o cabelo africano cresce mais devagar e tem uma densidade menor, independentemente do sexo e da região da cabeça.
Órgão complexo, variado e por isso mesmo fascinante, os cabelos foram sempre, desde Hipócrates, alvo de cuidados amorosos e de tratados de cosmética capilar.
2007-03-24 11:21:03
·
answer #1
·
answered by Olliver 6
·
0⤊
0⤋