Um conto budista diz, resumidamente, que um monge salvava muitas vezes um escorpião de morrer na correnteza, mas sempre era picado. Após varias vezes isso acontecer, um outro monge perguntou "Por que continua a salvar esse escorpião se a natureza dele é te picar ao se sentir ameaçado?"
O monge respondeu "Porque é minha natureza ter compaixão."
Em relação ao texto diretamente, Jesus simplesmente disse q você amar alguem que te ama não tem nada demais, é uma coisa simplesmente lógica que qualquer animal faz. Mas, para ser mesmo um digno filho de Deus, deveis fazer mais que a lógica humana, deveis passar pelas diferenças sociais e mais profundas possiveis, até o nivel de ódio por qualquer pessoa. Amando alguem que não merece, é realmente o desafio.
A natureza do instinto é devolver aquilo que o outro merece, na mesma moeda.
A natureza divina, é dar a todos o que há em você, que só pode ser amor.
2007-03-23 15:12:45
·
answer #1
·
answered by ? 4
·
1⤊
0⤋
Excelente lembrança, e citando Ghandi " Se todos os livros do mundo fossem queimados, e só sobrasse o sermão da montanha, nada teria se perdido.
2007-03-23 13:37:19
·
answer #2
·
answered by Rock Rider 3
·
4⤊
0⤋
Jesus mudou muitas das leis do antigo testamento (odiarás teu inimigo, olho por olho, observar o sábado, apedrejar adúlteras, etc). Só não entendo como depois disso ainda há gente que acredita o Antigo Testamento como lei absoluta.
2007-03-23 11:48:14
·
answer #3
·
answered by Electrobird 5
·
4⤊
0⤋
Ele quis dizer que todos nós somos filhos do mesmo Criador, que somos todos irmãos.
Ele quis dizer que todos nós recebemos os nutrientes da mesma Terra Mãe e luz e calor do mesmo Sol.
Indiretamente, Ele quis dizer que Deus está dentro de nós e que, qualquer bem ou qualquer mal que façamos a qualquer pessoa, estaremos fazendo ao próprio Criador.
2007-03-23 12:52:31
·
answer #4
·
answered by Eliphas C. Castro 5
·
3⤊
0⤋
Interpretando a luz do espiritismo:
Vem agora o aperfeiçoamento da lei do amor, levada ao máximo. Moisés ordenara: "ama teu próximo como a ti mesmo" (Lev. 19:18) e "ama o estrangeiro e peregrino como a ti mesmo" (Lev. 19:34 e Deut. 10:19). No entanto, em diversos trechos dizia-se que deviam ser olhados como inimigos os amonitas e moabitas (Deut. 23:6), os amalecitas (Êx. 17:14 e Deut. 25:19), o que fazia supor que esses povos deviam ser odiados. Também em Deut 32:35, YHWH reserva para si a vingança e a recompensa, declarando explicitamente a lei do carma e o choque de retorno).
Jesus chega ao clímax de Suas instruções, ordenando que os inimigos devem ser amados, e não apenas perdoados; que se deve fazer bem a quem nos faça o mal (Luc.); que se deve abençoar os que nos amaldiçoam (Luc.) e orar pelos que nos difamam (Luc.) ou perseguem (Mat.), e isto, para seguir o exemplo do Pai, que é PAI DE TODOS e sobre bons e maus faz surgir o sol e vir o benefício das chuvas.
Com esse comportamento, tornar-nos-emos "filhos de Deus", ou seja, DIVINOS, no sentido dado a essa expressão entre os escritores judeus da época.
Com efeito, aí reside a sabedoria o Figurando o mal pelo negativo (-1) e o bem pelo positivo (+1), e o perdão pelo 0 (zero), temos as seguintes equações:
(-1) + (-1) = -2 - mal feito mais mal retribuído = mal duplo
(-1) + 0 = -1 - mal feito mais perdão = 1 mal
(-1) + (+1) = 0 - mal feito mais benefício prestado = mal anulado.
Então, matematicamente se prova que só o bem praticado em favor de quem nos faça o mal é que consegue extirpar a dor e o sofrimento da face da Terra.
Depois vem a comparação com o modo de agir dos indivíduos que, perante os israelitas, eram desclassificados de todo: os publicamos e os "pecadores". Todas essas classes, assim como os "pagãos" (isto é, os não-judeus) tem uma atuação humana normal: amam a seus amigos, saúdam seus irmãos, prestam benefícios aos que os ajudam, emprestam quando tem certeza de que receberão ressarcimento ... Ser igual a eles, não é vantagem. O cristão tem que ser-lhes superior, mais perfeito, com bondade e misericórdia suprema.
Então vem o fecho de Lucas: "sede misericordiosos como o Pai celestial", e o outro, ainda mais rigoroso, de Mateus: "sede PERFEITOS, como perfeito é o Pai celestial".
Aqui o ensinamento de Jesus atinge o ápice da perfeição, superando tudo o que os antigos tinham podido ensinar. A lição prossegue no mesmo tom da anterior, mas as verdades são mais explicitamente ensinadas. Trata-se mesmo de amar os inimigos, que são, na realidade, nossos maiores benfeitores, pois nos ajudam a evoluir mais rápida e seguramente, limando nossas arestas, quebrando nossos espinhos, limpando-nos de nossos defeitos.
Está claramente dito que, para ser cristão não basta "fazer como os outros", retribuindo com bondade e gratidão aos benefícios recebidos com alegria para nós; mas retribuindo com a mesma bondade e gratidão aos "benefícios" que recebemos com lágrimas, porque nos fazem sofrer. Indispensável atingir a perfeição absoluta. E ninguém fica isento de aperfeiçoar se: a exigência abarca todos os cristãos. Neste trecho, um dos mais sublimes dos Evangelhos, Jesus ensina-nos a superar a perfeição humana, e dá-nos como modelo a imitar a perfeição divina.
2007-03-23 12:04:12
·
answer #5
·
answered by Jorge Murta 6
·
3⤊
0⤋
Yeshua nunca disse isso. Por que? Ora por esse não é o verdadeiro nome do Messias.
Bem, no meu ponto de vista, o MESSIAS, quis dá um exemplo do próprio Pai para nós. Por mais que o homem cometa erros, o Pai nunca lança o mal para aqueles que o aborrece. E, nós, defeituosos como somos, por que tratamos bem apenas aqueles que amamos? Por que não estendemos a mão ao próximo? Por que nos achamos melhores que muitos e vivemos na soberbia, sendo que o Pai que é maior, não faz diferenças? Ou seja, tem um ditado que diz: filho de peixe, peixinho é, então como filhos do Pai, devemos agir como o Pai.
2007-03-23 11:55:57
·
answer #6
·
answered by Anonymous
·
3⤊
0⤋
bom deixa eu explicaarrrrr o sentido, aquilo que Deus queriiiaaa realmente dizerrrrrr com AMMMMMAR os seus
inimigos e orarrrr pelos que vos perseguem, de verdade Jesus queria dizeeeeeeeer que ... Amai os vossos inimigos e orai pelos que vos persegeuem...nao tem misterio, nao tem nada que explicar, e exatamente isso que ele queria dizer e foi o que ele disse...a verdade e que temos que parar de procurar algo bem explicado sobre a palavra de Deus, pois a palavra de Deus e bem clara naquilo que e dito, e ele pos si mesma e forte e mais cortante do que uma espada de dois gumes e vai ate o mais profundo e divide a alma e o espirito ( hebreus 4).Deus te abencoe e fique na paz... Dues e sua palavra e perfeita/.\..
2007-03-23 11:57:45
·
answer #7
·
answered by SPROWL VI 1
·
2⤊
0⤋
amiga Gostosa Luz
esse Sermão é Legal
pois você é quem ganhara 10pontos na pergunta
que hoje pois gostei de sua Resposta beijos ler
Te amor
2007-03-23 11:40:05
·
answer #8
·
answered by Anonymous
·
2⤊
0⤋
Isto já mencionavam os antigos essênios, isto fora colocado na boca de 'Jesus inventado'.
Os romanos sabiamente colocaram isto nos evangelhos para submeterem totalmente os judeus, pois desta forma eles teriam que provar o próprio 'remédio' de algumas seitas judaicas.
Isto soa como 'masoquismo'.
Pois lembrem-se que após a destruição da judéia nada mais do que tentar apaziguar os ânimos dos judeus com suas próprias 'filosofias'.
Bonitas pernas....
2007-03-23 13:25:58
·
answer #9
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
Mil perdão, mas comentar uma sermão, de quebra iniciando um finalzão de semana que promete, minha querida tô indo pra igreja, fui!
2007-03-23 11:35:29
·
answer #10
·
answered by miguel a 6
·
2⤊
1⤋
obrigado por me recordar isso... apenas não vou
partilhar agora os meus comentários... bye...
2007-03-23 11:34:43
·
answer #11
·
answered by D´Anjou 5
·
2⤊
1⤋