Maçonaria não é uma religião e, para fazer parte dela vc tem que acreditar em Deus, ser honesto e uma pessoa de caráter.
Eles fazem pesquisa sobre esses itens, antes de admitir alguém que foi indicado para ser maçom.
Quanto a rituais, não tem nada demais, os caras se reúnem uma vez por semana basicamente para estudar e desenvolver atividades de filantropia(que não costumam divulgar).
Tem alguns rituais simples que eles fazem sempre, porque tem a ver com simbologia referente a história da própria maçonaria. Nada demais.
Existe um monte de livros bons sobre ela. Não tem nada de segredos macabros ou estranhos como falam.
Fazem parte da história da humanidade porque vários maçons foram pessoas famosas que interferiram direta ou indiretamente na história de vários países. Ex. alguns abolicionistas em nosso pais, George Washington que participou ativamente da independência americana, etc....
2007-03-23 11:28:52
·
answer #1
·
answered by Harmony 7
·
0⤊
0⤋
A Maçonaria não é uma religião, sendo uma sociedade civil, laica e democrática que se organiza em quase todos os países livres do mundo atual, sempre no mais completo respeito e no extremo cumprimento das Leis Nacionais.
A Maçonaria é uma das sociedades mais antigas do mundo civilizado e sempre exerceu sua influência e sua importância para o bem da comunidade de que faz parte integrante, mesmo que tivesse, para tal finalidade, de exercer suas missões no anonimato como confraria de membros secretos, por motivos óbvios e razões diferentes que se justificam pelos fatos históricos e plenamente aceitos, em decorrência dos momentos políticos, institucionais e revolucionários que assim os motivaram e determinaram.
As feições atuais adotadas pelas Lojas Maçônicas, delinearam-se a partir do século XVIII, na INGLATERRA, e, de lá até o presente, tem contribuido de forma positiva e dinâmica para a reorganização de estados e nações.
Exerceu grande influência no espírito da Revolução Francesa, cujo lema "LIBERDADE, IGUALDADE E FRATERNIDADE" , de grande inspiração das lideranças maçônicas, orienta ainda hoje os destinos de um povo de cultura invejável como a dos franceses e de muitas comunidades espalhadas pela Europa e outras partes do planeta.
Os símbolos da Maçonaria são os apetrechos (ferramentas básicas) do pedreiro, tais como o esquadro, o compasso e o fio de prumo, lembrando o poder da inteligência que pode transformar o elemento da natureza desde pequenas até grandes construções, usando a simplicidade, a criativiidade e a união de forças, lembrando, também, sua origem humilde na organização dos trabalhadores que edificam canais, túneis, casas, estradas, pontes, monumentos, igrejas, palácios, vilas, cidades e países.
Os maçons adotam -- por tradição e respeito à cultura -- alguns sinais e cultos simbólicos que bem caracterizam o carinho e o apego pelas artes, pelo respeito ao dom criativo, pela beleza e grandiosidade da natureza, de acordo com os costumes que lhe foram agregados na medida que se instalaram em diferentes partes do globo terrestre.
Essa belíssima Fraternidade chamada de Maçonaria acredita que todo homem, toda mulher, toda criança é uma criatura sagrada e que precisa ser nascida, moldada, educada e amparada na insubstituível importância do Lar, tem como sagrada a Família, o mais rigoroso culto aos Direitos e Deveres do Cidadão, a extrema obediência às leis e às autoridades constituídas.
Todo cidadão livre, honesto, honrado, trabalhador, digno e que procura ser fiel a estes princípios, pode pertencer a qualquer partido político, a qualquer clube de futebol, ser fiel de qualquer igreja, seita ou religião (seja católico, protestante, judeu, muçulmano, protestante ou evangélico) tenha a cor da pele branca, preta, amarela ou mulata, tenha aparência feia ou bonita, seja rico ou pobre, a qualquer um desses indivíduos existe apenas uma exigência, da qual o maçon não abre qualquer excessão: todos têm que acreditar e cultuar o nosso DEUS - ÚNICO E TODO PODEROSO -- que se chama O GRANDE ARQUITETO DO UNIVERSO, o dono absoluto da vida e da morte, aquele que tudo imaginou, projetou e criou com perfeição e amor e que deu ao Homem, seu sucessor, que ele mesmo construiu a partir do barro (assim como os pedreiros que constroem com o que retira da terra), fazendo de cada um de nós à sua imagem e semelhança, para que lhe sejamos fieis e obedientes, seguindo seus ensinamentos contidos na BÍBLIA e também em outros LIVROS SAGRADOS, sempre com o cuidado de fazer o bem, de espalharmos as boas ações pelo mundo e de multiplicarmos o poder que a cada um de nós nos foi concedido para transformar -- sempre para melhor -- todo o que existe na a face da terra.
A religião do maçom é a constante presença de DEUS no coração, no pensamento e nas AÇÕES de cada um, em todos os momentos e em todos os lugares de sua vida.
2007-03-23 19:14:14
·
answer #5
·
answered by MANOEL RAMIRO JUNIOR 3
·
0⤊
0⤋