English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Purgatório
Só havia duas opções: ou ser quase santo e ir para o céu ou queimar eternamente no fogo do inferno


Lívia Lombardo


Não havia lugar para quem não era totalmente bom ou mau

Céu e inferno. Para os cristãos de até meados do século 12, esses eram os únicos destinos das almas após a morte.

Os bons, que haviam levado uma vida casta e santa, iriam para o céu. Os maus e pecadores estariam condenados ao inferno e a todas as penas ali presentes, descritas no Apocalipse da Bíblia como sendo a fome, a sede, o frio, o calor, os vermes, o mau cheiro e o fumo. Temendo esse fim, as pessoas iam mais à Igreja, se esforçavam para seguir à risca o que os padres pregavam, faziam penitências.

Mas e aqueles que não eram nem totalmente bons nem completamente maus? A idéia de salvação começou a ser desenhada algum tempo antes, no século 4, pelo teólogo Aurélio Agostinho - mais tarde, Santo Agostinho.

Para ele, os que estavam mais inclinados para a maldade tinham como destino o inferno, mas teriam a chance, por meio das orações dos vivos, de amenizar seu sofrimento. Já aqueles que não haviam sido inteiramente bons passariam por uma purgação para, talvez, alcançar o paraíso. Na época, o purgatório não era um lugar, mas uma idéia de salvação. A imagem dele como um "além" intermediário só se instalou na cristandade entre 1150 e 1250.

Bem antes de os cristãos inventarem o purgatório, outras religiões já possuíam a crença em um lugar intermediário, onde os que cometeram pecados leves poderiam se redimir de seus erros. Na Índia do século 6 a.C., por exemplo, os mortos tinham três destinos distintos.

Os justos seriam conduzidos a um mundo de luz. Os maus sofreriam renascimentos de punição, sob a forma de vermes ou insetos, até caírem no inferno. Já os que levaram uma vida intermediária passariam por um período de trevas, seriam comidos pelos deuses e iniciariam um ciclo de renascimentos de perfeição até atingirem o paraíso.

Já para os judeus antigos, existia uma categoria composta por homens nem bons nem maus. Eles sofreriam um castigo temporário após a morte, para alcançarem o éden.

2007-03-23 10:50:17 · 6 respostas · perguntado por Anonymous em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

Por isso as pessoas ficam confusas. Como ninguém neste mundo é completamente bom ou mal, subentende-se que todos vão para o purgatório.
Aconselho a leitura de Alan Kardec em "céu e inferno", onde mostra de maneira racional, que céu e inferno não existem como localização, que eles são estados de consciência.
Cada um colhe do que plantou e não há sofrimentos eternos, mas há sofrimentos terríveis com um fim que parece uma eternidade.
Causa e efeito, essa é a lei de Deus.
Abraço e opine.

2007-03-23 10:55:11 · update #1

6 respostas

Local criado pela igreja católica assim como
o limbo, por falta de embasamento lógico da
doutrina.
Um grande abraço, muita paz!

2007-03-23 11:57:08 · answer #1 · answered by ? 5 · 0 0

Realmente a bíblia não fala em PURGATÓRIO, mas analisemos bem. Purgar significa curar, então este lugar é para purgar nossos erros, nossas falências. Não acredito num inferno que tem fogo que não consome nada, só fica queimando e não acaba com nada. É inferno bem ruinzinho este.
Considerando mais racionalmente, se estamos no inferno é a nossa mente que o cria por culpa de nossos erros. Se estamos no purgatório já é menos ruim, pois já estamos purgando nossos erros e se estamos no céu(?), - acho meio difícil para mim, ser humano normal e cheio de defeitos. Mas que um dia chegarei a este céu com certeza chegarei lá, não importa quantos milhões de anos passarão mas um dia serei perfeito com é Deus meu Pai criador.

2007-03-23 11:12:34 · answer #2 · answered by becker 6 · 1 0

INVENÇÃO CATÓLICA APOSTÓLICA ROMANA!!!
para tirar mais dinheiro do povo, uma vez que o Papa se for bem remunerado pode tirar qualquer um do inferno e canonizá-lo!!!!

2007-03-23 10:56:25 · answer #3 · answered by MadDog - HYR 2 · 1 0

olha... pelo q a biblia diz, não existe purgatorio...
isso foi inventado....

vc pode ler a biblia tda q não achará nada referente a purgatorio...
o homem inventou mtas coisas... p se iludir de sua salvação.... e poder fazer oq quiser aki... q dai ele irá p o purgatorio, pagará os pecados e depois irá p o paraiso... doce ilusão...
prq biblicamente falando, isso não existe.

bjks!

2007-03-23 12:58:59 · answer #4 · answered by Melzinha 7 · 0 0

concordo, purgatório não passa de invencionice.

2007-03-23 10:56:34 · answer #5 · answered by Rafael 3 · 0 0

Não existe base biblica para a existência de um lugar chamado purgatorio.... Eu nunca li... me parece invenção!

Shalom

2007-03-23 10:54:54 · answer #6 · answered by Zau 3 · 0 0

fedest.com, questions and answers