English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

modos e maneiras

2007-03-23 09:51:21 · 3 respostas · perguntado por leidiane m 2 em Ecologia e Meio Ambiente

3 respostas

Tenho grande interesse pelo problema e não vejo solução que não seja a reduçao drástica dos gases causadores do fenômeno (Co2 e Metano). Sem isto, o risco da vida humana no planeta desaparecer é realmente enorme. E mesmo se a vida não desaparecer, a civilização como a conhecemos pode regredir a um estágio primitivo. As temperaturas, no Brasil, neste momento, já estão quase intolerável. Na cidade onde vivo, tomo medidas de temperatura, e nunca estiveram tão altas na história das medidas. Na Índia, temperaturas de 52 graus foram atingidas no ano passado. Secas na África já mataram milhões de pessoas; as neves em altos picos africanos, responsáveis pela alimentação de vários rios, está sumindo; acredita-se que aquele continente já perdeu 60% de sua água. E esta temperatura infernal... Em algumas regiões, temos seca. Em outras, temos chuvas torrenciais. O interessante é que, mesmo onde haja chuvas torrenciais, á água não se fixa no solo, devido a alta temperatura.

Mas vamos às soluções. As principais atividades humanas causadoras deste desastre ecológico são o uso de carros, produção de eletricidade por termoelétricas e consumo de carne. Vamos ao mais fácil de se resolver, que é o consumo de carne. Animais carnívoros são sempre em pequeno número; vivem menos e reproduzem pouco. Já animais vegetarianos, como os primatas, têm vida longa e reproduzem de forma mais eficiente. Existem poucos leões e tigres, mas bisões e gazelas vivem em manadas imensas (pelo menos se não houver a interferência humana). De vez em quando, animais carnívoros adotam uma dieta vegetariana. O urso pardo é um exemplo de carnívoro que se tornou vegetariano. No homem, ocorreu o contrário. Somos um vegetariano que adotou a dieta carnívora. Mas como nosso número é de vegetarianos (somos bilhões no mundo), precisamos de uma quantidade enorme de animais de corte. Calcula-se que, da população do globo, 2 bilhões consomem carne; para alimentar este vício, são precisos 40 bilhões de animais de corte. Esta imensa manada contribui de dois modos para o efeito estufa. Em primeiro lugar, estes animais emitem metano, um dos gases causadores do efeito. Em segundo lugar, a maior parte dos animais de corte são de savana; então é preciso savanizar as florestas; ora, os vegetais de savana produzem ainda mais gás metano; finalmente, a urina destes animais matam certas algas azuis e planctos que são sequestradores de carbono. A criação de animal de corte é o primeiro causador do efeito estufa, somando as contribuições do deflorestamento, da emissão de metano e da destruição de micro-organismos sequestradores de CO2. Aqui a solução é simples: Precisamos de parar de comer carne. Como o homem é vegetariano por natureza, acho que não será difícil convencer a humanidade a adotar a deliciosa dieta do super-atleta Carl Lewis. A propósito, aconselho-o a ler o livro Very Vegetarian, com prefácio de Carl Lewis; há também várias resceitas de pratos favoritos deste super-atleta (9 medalhas de ouro em Olimpíadas, um record de medalhas rsrsrs mundiais foram vários). Os outros dois problemas são mais difíceis de resolver.

2- Carros. É preciso acabar com os carros. Podemos andar de ônibus e trem. Aqui a resistência será muito maior, na minha opinião. Quando doei meu carro para o ferro velho, minha mulher fez um escarcéu. A propósito, carro a álcool não resolve. Para produzir o álcool, é preciso desflorestas e emitir mais gás até do que consumindo petróleo diretamente. O mesmo se dá com carros a hidrogênio: Para produzir o hidrogênio, com os processos químicos conhecidos hoje, emite-se mais gases do que se continuássemos a usar gasolina. Uma solução seria construir reatores de fusão nuclear; a fusão nuclear é praticamente limpa (pouquíssima radiação produzida por neutrons rápidos que se chocam com as paredes do reator; não confundir fusão nuclear, com energia nuclear de fissão). Acontece que não existem reatores de fusão nuclear e os cientistas ainda levarão pelo menos meio século para construir o primeiro. Até lá, o mundo acabou. Então precisamos acabar com os carros. Os carros podem ser moídos, e o ferro resultante jogado no mar, para fertilizar certos fitoplanctos que sequestram CO2. Com isto, pararíamos de emitir e diminuiríamos a quantidade já na atmosfera.

3- Termoelétricas. O Brasil pode sobreviver sem termoelétricas; outros países não. A solução seria a fusão, além de um gasto menor. Em minha casa, além de termos voltado a ser vegetarianos radicais (dieta do Carl Lewis), reduzimos o consumo de eletricidade a menos de 50 KWh. Praticamente, só consumimos eletricidade em algumas lâmpadas econômicas (luz fria) e no computador.

Espero ter respondido à pergunta.

2007-03-26 19:31:48 · answer #1 · answered by Eduardo C 3 · 0 0

Bom, primeiramente devemos reduzir as emissões de gee (gases do efeito estufa), já que o efeito estufa contribui para o aquecimento global.
Pensar em adotar novas fontes de energia, ou renovaveis, como o biodisel, a energia solar e eolica.
Em âmbito industrial, rever os processos produtivos, buscando a chamada "ecoeficiência", ou seja, formas de otimizar os processos produtivos, reduzindo ao minimo o disperdício e o impacto gerado ao meio ambiente.
Pessoalmente, reduzir o consumo de energia, usar mais transporte coletivo e se possível, plantar árvores, já que elas "sequestram" o carbono da atmosfera.
Espero ter ajudado.

2007-03-23 17:32:49 · answer #2 · answered by celle 2 · 0 0

Caro colega, no momento previnir não é o termo mais adequado. Uma vez que a situação se tornou tão crítica o melhor termo é remediar.Esses"remédios" nada mais são do que atos relativamente simples, mas de custo bem considerativo.O principal causador do aquecimento global no momento é o alarmante volume de Dióxido de Carbono lançado na atmosfera principalmente pelas grandes empresas situadas em países desenvolvidos.Os principais modos de se reduzir esse impacto sâo:Implantar filtros que quebrem as moléculas de CO2 e liberem para a atmosfera somente Oxigênio, tanto nas indústrias quanto em veículos automotivos, insentivo de combustíveis alternativos como o Hidrogênio, que, ao reagido com o Oxigênio libera água e não gases poluentes,e, por útimo não menos importante, plante árvores!porque elas em seu processo natural de "alimentação"(fotossíntese) funcionam como ótimos filtros!!!!

2007-03-23 17:27:48 · answer #3 · answered by Marcusdp 1 · 0 0

fedest.com, questions and answers