English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Tenho uma amiga, uma grande amiga mesmo, ela é do tipo que vc pode ligar as 02:00 da manhã com problemas, que ela vai lá te ajudar. Tudo o que é dela é seu, digo, se ela tiver 1 pãozinho e vc não tiver ela dividi, tem um coração que não é dela.

Mas ela menti.. não são mentiras pesadas.. más são frequentes, e as vezes é tão normal para ela dizer aquelas mentiras, que ela nem percebi que está mentindo.. parece que realmente aquilo é real.
Eu sei que são mentiras, pois o esposo dela já veio conversar comigo afim de eu ajuda-la...

Más eu não sei como lidar com isto. Preciso da ajuda de vcs.

2007-03-23 05:24:28 · 12 respostas · perguntado por ? 6 em Saúde Saúde Mental

12 respostas

Misbha, em 1º lugar quero te dar os parabéns por tentar ajudar sua amiga.

Bom, meu ponto de vista baseado em pesquisas que fiz pela internet e também porque conheço uma pessoa assim, é o seguinte:
Sua amiga deve ter tido uma infância difícil, digo, os pais podem ter sido muito autoritários com ela. O fato dela mentir, significa uma auto-defesa que ela criou para fugir da vida real.
O que vcs devem entender é que não se trata de falta de caráter, até porque vc mesmo relata que as atitudes dela são nobres. Eu te aconselho a não dizer a ela abertamente que ela menti.. pois isto irá assusta-la muito e causa um grande constrangimento, pois quem tem esta doença que se chama PSEUDOLALIA, não percebe que esta mentindo, e não vê isto como um defeito.
Converse com o esposo dela, para que ele e vc se estiver disposta, va até um psicólogo para obter maiores informações de como ajuda-la, mediante vcs estarem preparados ai sim, poderão conversar com ela de forma apropriada e leva-la ao psicólogo.
Más o certo é o esposo fazer esta parte sozinho.. pois o fato dela saber que vc ou outros estão envolvidos.. pode afasta-la.

Espero que eu tenha ajudado.

2007-03-23 06:14:51 · answer #1 · answered by Satine 3 · 0 0

Vocês precisam procurar ajuda de uma psicóloga para saber como podem estar ajudando-a. E também com muita paciência e amor.

2007-03-23 16:51:08 · answer #2 · answered by Chica Chiclete♥ 5 · 1 0

Apesar das pequenas mentiras fazerem parte das relações sociais, quando se torna compulsiva, pode indicar transtorno e necessitar de tratamento.

A pessoa que mente compulsivamente não é diferente de uma pessoa, por exemplo, que lava a mão compulsivamente. A compulsão sempre tem uma função e, em geral, é de evitar alguma coisa. Então agindo compulsivamente a pessoa evita algo que seja ruim para ela...

Quando a mentira acontece sucessivamente é importante notar o que está por trás de tal comportamento.

Muitas vezes, a pessoa que mente não percebe que as pessoas estão se afastando de seu convívio em virtude de seu comportamento. Ela não tem a percepção que as outras pessoas tem, por isso é interessante que você que é amiga, e o próprio marido dela dê algumas dicas à ela.

A pessoa só muda este comportamento quando a mentira não cumpre mais a função que na cabeça dela vem cumprindo... Ela precisa descobrir novas maneiras de interagir e ser aceita pelas pessoas...

Sei que é um assunto delicado, mas se alguém conseguisse dizer à ela para procurar um psicólogo... Acho que seria bom...

Boa sorte!

2007-03-23 14:41:19 · answer #3 · answered by Anonymous · 1 0

na hora que ela mentir. desminta. e assim sucessivamente....
se ela perceber que não consegue mais enganar ninguém ela vai parar.
tem pessoas que mentem por insegurança....se for esse o caso, aí ja não vai adianatar fazer isso...o buraco é mais embaixo...tem que ver o pq dessa insegurança e estimular de umamaneira positiva a segurança dela, elogiando oq ela faz....
mostrando á ela que ela é muito capaz

2007-03-23 13:14:27 · answer #4 · answered by mariacaxuxa 2 · 1 0

Vocês não poderiam ajuda-la, sem ajuda de um profissional, que é um psicólogo! O problema de sua amiga é um distúrbio emocional, que adquiriu na sua fase infantil e na pré-adolescência. Provavelmente, nas condições que ela vivia, em familia, precisava mentir para existir, ou para ter um firmamento da suas condutas, seja em familia ou mesmo na escola e com isto ela foi adquirindo , também, na vida adulta, a necessidade de mentir, sem motivos aparente ! A ajuda que vocês podem dar a ela é justamente conversar francamente com ela, sobre a sua conduta, e dizer-lhe que estão dispostos a ajuda-la no que for preciso, mas para isso, ela precisa estar disposta a freqüentar as sessões, com um psicólogo !Por que ele vai descobrir as causas, do por que ela menti, sem motivos aparentes e vai começar a direciona-la para a realidade, sem feri-la, no seu emocional e na sua personalidade ! Vocês fazendo isto, estarão dando uma demonstração de grande afeto e amor, pela sua amiga e esposa ! Felicidades!

2007-03-23 12:46:34 · answer #5 · answered by serluisilva 4 · 1 0

ola Amiga!

Tente faze-la entender que mentir não e legal e que pode trazer serios problemas envente casos de alguem que mentiu e se meteu numa fria mesmo sendo uma mentira leve e peça sua opiniao sobre essa pessoa e se fosse ela o que faria .

2007-03-23 12:40:08 · answer #6 · answered by maisa g 1 · 1 0

Bem minha irmã é assim, e nós não temos muito o que fazer, mas o que vc pode tentar é fazê-la ir a uma psicóloga, lógico utilizando um outro motivo, isso pode ajudar. Psicólogos são mais indicados nestes assuntos. beijos e boa sorte

2007-03-23 12:37:56 · answer #7 · answered by Yumi 7 · 1 0

os mitomanácos precisam de amor carinho e atenção....adoro conversar com mentirosos...geralmente eles são mais inteligentes pq desenvolvem muito o lado criativo do cérebro!!!!pense nisso.

2007-03-23 12:36:23 · answer #8 · answered by NONAME 5 · 1 0

Diga a ela que não é real o que ela no momento estiver falando. Ela precisa de um psicólogo

2007-03-23 13:34:55 · answer #9 · answered by léo 6 · 0 1

Entra no Jogo.

2007-03-23 12:30:30 · answer #10 · answered by Destrutor 3 · 0 2

fedest.com, questions and answers