English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Um irmão aqui do YR chamado EU, tem dado uma resposta em mais de uma pergunta como eu percebi, dizendo absolutas inverdades sobre a doutrina espírita. Como espírita fico um tanto incomodada, pois muitos irmãos que nada conhecem sobre a doutrina, podem cair nesse engodo, e deixar até de se interessar por uma coisa que poderia tanto ajudar. Amigos espíritas, o que vocês acham disso? Vejam parte da resposta do EU.

2007-03-23 02:49:57 · 11 respostas · perguntado por Fafá 5 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

PARTE III - Subdivisões do EspiritismoNo espiritismo existem várias ramificações, mas em sua essência é a mesma. Crêem na possibilidade de comunicação com os mortos, na capacidade do homem de conseguir a salvação por seus méritos e crêem na prática da adivinhação. Ou seja, existem muitos ramos, mas esses pertencem à mesma árvore. Para cada gosto há uma roupagem diferente. Vejamos essas ramificações:Espiritismo comum - Normalmente nessa classificação estão incluídas as práticas dedicadas a adivinhação como: quiromancia (adivinhação pelo exame das linhas das mãos), cartomancia (adivinhação pelas cartas de jogar), grafologia (um ramo desta adivinha através da escrita), hidromancia (adivinhação por meio da água) e astrologia (adivinhação através dos astros).Baixo espiritismo - É o resultado do sincretismo da religião dos africanos, religião dos índios, religião católica, religião kardecista e práticas do ocultismo. Estão nessa classificação o vodu, candomblé, umbanda, quimbanda e macumba

2007-03-23 02:50:50 · update #1

Espiritismo científico - É também chamado de "alto espiritismo", "espiritismo ortodoxo" ou "espiritualismo". É a prática espírita elitizada e racionalista. Normalmente não se apresenta como uma religião. E muitas vezes se manifestam como uma "sociedade", como por exemplo a LBV (Legião da boa vontade) fundada pelo já falecido Alziro Zarur, hoje dirigida por Paiva Neto. Estão nessa classificação o teosofismo, o esoterismo e o kardecismo.

2007-03-23 02:51:30 · update #2

Quem quizer ver o absurdo todo da resposta:
http://br.answers.yahoo.com/question/index;_ylt=AqGX4jsqpCZrr63z1kfsBF_J6gt.?qid=20070321123413AANpQ32&show=7#profile-info-1a42cb13eca1014b07826a07c839b52daa

2007-03-23 02:54:55 · update #3

11 respostas

Realmente essas afirmações mostram a total ignorância e despreparo que essa pessoa tem.

Eu participo há bastante tempo da Doutrina Espírita e realmente é ótimo! E aqui trouxe um resumo da prática espírita para todos os que quiserem conhecer melhor essa Doutrina que traz tantos benefícios para todas as pessoas:

O que é o Espiritismo

É o conjunto de princípios e leis, revelados pelos Espíritos Superiores, contidos nas obras de Allan Kardec, que constituem a Codificação Espírita: O Livro dos Espíritos, O Livro dos Médiuns, O Evangelho Segundo o Espiritismo, O Céu e o Inferno e A Gênese.

É o Consolador prometido, que veio, no devido tempo, recordar e complementar o que Jesus ensinou, "restabelecendo todas as coisas no seu verdadeiro sentido", trazendo, assim, à Humanidade as bases reais para sua espiritualização.

O que revela

Revela conceitos novos e mais aprofundados a respeito de Deus, do Universo, dos Homens, dos Espíritos e das Leis que regem a vida.

Revela, ainda, o que somos, de onde viemos, para onde vamos, qual o objetivo da existência terrena e qual a razão da dor e do sofrimento.

Qual a sua abrangência

Trazendo conceitos novos sobre o homem e tudo o que o cerca, o Espiritismo toca em todas as áreas do conhecimento, das atividades e do comportamento humanos.

Pode e deve ser estudado, analisado e praticado em todos os aspectos fundamentais da vida, tais como: científico, filosófico, religioso, ético, moral, educacional, social.

Pontos fundamentais

Deus é a inteligência suprema e causa primária de todas as coisas. É eterno, imutável, imaterial, único, onipotente, soberanamente justo e bom.

O Universo é criação de Deus. Abrange todos os seres racionais e irracionais, animados e inanimados, materiais e imateriais.

Além do mundo corporal, habitação dos Espíritos encarnados (Homens), existe o mundo espiritual, habitação dos Espíritos desencarnados.

No Universo há outros mundos habitados, com seres de diferentes graus de evolução: iguais, mais evoluídos e menos evoluídos que os homens.

Todas as leis da Natureza são leis divinas, pois que Deus é o seu autor. Abrangem tanto as leis físicas como as leis morais.

O homem é um Espírito encarnado em um corpo material. O perispírito é o corpo semimaterial que une o Espírito ao corpo material.

Os Espíritos são os seres inteligentes da criação. Constituem o mundo dos Espíritos, que preexiste e sobrevive a tudo.

Os Espíritos são criados simples e ignorantes, evoluem intelectual e moralmente, passando de uma ordem inferior para outra mais elevada, até a perfeição, onde gozam de inalterável felicidade.

Os Espíritos preservam sua individualidade, antes, durante e depois de cada encarnação.

Os Espíritos reencarnam tantas vezes quantas forem necessárias ao seu próprio aprimoramento.

Os Espíritos evoluem sempre. Em suas múltiplas existências corpóreas podem estacionar, mas nunca regridem. A rapidez do seu progresso, intelectual e moral, depende dos esforços que faça para chegar à perfeição.

Os Espíritos pertencem a diferentes ordens, conforme o grau de perfeição a que tenham alcançado: Espíritos Puros, que atingiram a perfeição máxima; Bons Espíritos, nos quais o desejo do bem é o que predomina; Espíritos imperfeitos, caracterizados pela ignorância, pelo desejo do mal e pelas paixões inferiores.

As relações dos Espíritos com os homens são constantes, e sempre existiram. Os bons Espíritos nos atraem para o bem, nos sustentam nas provas da vida e nos ajudam a suportá-las com coragem e resignação. Os imperfeitos nos impelem para o mal. Jesus é o guia e modelo para toda a Humanidade. E a Doutrina que ensinou e exemplificou é a expressão mais pura da Lei de Deus.

A moral do Cristo, contida no Evangelho, é o roteiro para a evolução segura de todos os homens, e a sua prática é a solução para todos os problemas humanos e o objetivo a ser atingido pela humanidade.

O homem tem o livre-arbítrio para agir, mas responde pelas conseqüências de suas ações.

A vida futura reserva aos homens penas e gozos compatíveis com o procedimento de respeito ou não à Lei de Deus.

A prece é um ato de adoração a Deus. Está na lei natural, e é o resultado de um sentimento inato do homem, assim como é inata a idéia da existência do Criador.
A prece torna melhor o homem. Aquele que ora com fervor e confiança se faz mais forte contra as tentações do mal e Deus lhe envia bons Espíritos para assistí-lo. É este um socorro que jamais se lhe recusa, quando pedido com sinceridade.

Prática Espírita

Toda a prática espírita é gratuita, dentro do princípio do Evangelho: "Dai de graça o que de graça recebestes".

A prática espírita é realizada sem nenhum culto exterior, dentro do princípio cristão de que Deus deve ser adorado em espírito e verdade.

O Espiritismo não tem corpo sacerdotal e não adota e nem usa em suas reuniões e em suas práticas: paramentos, bebidas alcóolicas, incenso, fumo, altares, imagens, andores, velas, procissões, talismãs, amuletos, sacramentos, concessões de indugência, horóscopos, cartomancia, pirâmides, cristais, búzios, rituais, ou quaisquer outras formas de culto exterior.

O Espiritismo não impõe os seus princípios. Convida os interessados em conhecé-lo a submeter os seus ensinos ao crivo da razão antes de aceitá-los.

A mediunidade, que permite a comunicação dos Espíritos com os homens, é um dom que muitas pessoas trazem consigo ao nascer, independentemente da diretriz doutrinária de vida que adote.

Prática mediúnica espírita só é aquela que é exercida com base nos princípios da Doutrina Espírita e dentro da moral cristã.

O Espiritismo respeita todas as religiões, valoriza todos os esforços para a prática do bem, trabalha pela confraternização entre todos os homens independentemente de sua raça, cor, nacionalidade, crença ou nível cultural e social, e reconhece que "o verdadeiro homem de bem é o que cumpre a lei de justiça, de amor e de caridade, na sua maior pureza".

"Nascer, morrer, renascer, ainda, e progredir sempre, tal é a lei."

"Fé inabalável só o é a que pode encarar frente a frente a razão, em todas as épocas da Humanidade".

"Fora da caridade não há salvação".

O estudo das obras de Allan Kardec é fundamental para o correto conhecimento da Doutrina Espírita.

2007-03-23 03:44:14 · answer #1 · answered by Antonio Vieira Sobrinho 7 · 5 1

Desculpe-me, mas o verdadeiro espiritismo não aceita essas artes de adivinhação que você falou... para ser espírita, pode ser de qualquer religião, desde que acredite na reencarnação e na possibilidade de comunicação com os espíritos desencarnados. A filosofia da doutrina é a mesma de Jesus, ou seja o AMOR, que se traduz na prática da caridade.

2007-03-23 11:16:45 · answer #2 · answered by Antonio Luiz F 5 · 4 0

Esse tá treinando pra um dia ser um belo político...

Fazer o quê, né...? Eu realmente não entendo o que se passa na cabeça de alguém que só quer esculhambar os outros assim, inventando mentiras pra desacreditar os outros...

Só posso imaginar que seja um pobre infeliz que não se acha digno de nada, se considera menos que os outros e incapaz de atingí-los... Aí, por raiva de si mesmo, desconta nos outros, querendo puxar todo mundo pro fundo do poço!

Mais ou menos é a teoria dos demônios que querem ferrar todo mundo...

2007-03-23 10:22:43 · answer #3 · answered by Makoto 6 · 5 2

Fafá. Você espera mesmo que uma pessoa que escreve uma abominação destas como este tal de "EU" seja uma pessoa inteligente, com conhecimento de alguma coisa? Ora, você está querendo que um sapo cante a "La Traviatta"! O fanatismo, o radicalismo e a cegueira de gente como ele, não deixa outras informações chegarem ao cérebro. Daí, tira suas próprias conclusões, erradas, atrofiadas, sem nenhum fundamento. Pessoas assim, não merecem a perda dos 5 pontos, pois não merecem ser mencionadas!

2007-03-23 17:20:47 · answer #4 · answered by Anonymous · 2 0

Fafá.

Eu concordo contigo.
Pessoas respondendo o que não sabem, dizendo inverdades sobre aquilo que não conhecem.
Primeiramente, para falarmos sobre algo, devemos saber a respeito.
Como posso eu sendo uma professora de Educação Física, discordar com um matemático, advogado, engenheiro...?
Só posso falar daquilo que sei.
Estudo o espiritismo há muito tempo, e fico "de cara", quando alguém sem nenhum conhecimento responde um monte de "baboseiras".
Beijos amiga.

2007-03-23 12:21:26 · answer #5 · answered by xixa 7 · 3 1

É o verdadeiro samba do Criolo doido.
A melhor coisa é manter a serenidade e seguir em frente, esclarecendo e se preciso for denunciando.
Esclareça (Espalhe Claridade) e quem quiser poderá escolher seu caminho.

2007-03-23 10:03:05 · answer #6 · answered by ĹŲŽ ĐΛ ЦΜБΛПĐΛ 7 · 4 2

Eu nao concordo coma respodta dele. Ele pode deichar de se ajudar.


Bjs...............

2007-03-23 10:01:45 · answer #7 · answered by luizfernando mle 3 · 4 2

Querida...
Eis ai uma oportunidade de mostrar nossa resignacao, paciencia e misericordia para com esse irmao, que definitivamente nao sabe o que diz e que como todos, eh responsavel pelaos proprios atos....um dia respondera a consciencia pelas intensoes de tais palavras....
continuemos nossa caminhada no bem, observando os ensinamentos de Jesus quando nos pede a amar-mos uns aos outros, mesmo os nossos inimigos.
A doutrina espirita eh um manancial de refrigerios para a alma,...amor em abundancia, a terceira revelacao,...eh o evangelho de jesus na essencia.....eh balsamo apenas para coracoes merecedores de tal graca....Paz

2007-03-25 22:26:07 · answer #8 · answered by kadufl 3 · 1 0

O que ele disse é um absurdo, não existe nada disso na doutrina espírita. Mas não é só ele, são muitos que pensam da mesma maneira, principalmente aqueles que não conhecem ou não estudam....eu msm já ouvi gente falar que espiritismo e unbanda eram a msm coisa, e na verdade não é.
São pessoas que não conseguem entender o verdadeiro espiritismo, ou pessoas que estejam querendo se passar por espiritas. Isso existe, infelizmente, mas ninguém pode se passar, por aquilo que não é.

Bjs

2007-03-23 19:18:49 · answer #9 · answered by Ale 4 · 1 0

Pena ele está cego e delirante..pra que ódio no coração. Falando coisas sem sentido, sem ter leitura, conhecimento?

2007-03-23 17:56:09 · answer #10 · answered by Jeje 5 · 1 0

fedest.com, questions and answers