Tem, não fume, e nem fique perto de quem fuma.
Mesmo se vc não fuma e fica perto de quem fuma, faz mal.
Veja o que o PAAC - Pacto Anti Álcool e Cigarro diz sobre o Fumante Passivo:
http://www.paac.kit.net/fumante.html
O ar poluído contém, em média, três vezes mais nicotina, três vezes mais monóxido de carbono, e até cinqüenta vezes mais substâncias cancerígenas do que a fumaça que entra pela boca do fumante depois de passar pelo filtro do cigarro.
A absorção da fumaça do cigarro por aqueles que convivem em ambientes fechados com fumantes causa:
1 - Em adultos não-fumantes:
Maior risco de doença por causa do tabagismo, proporcionalmente ao tempo de exposição à fumaça;
Um risco 30% maior de câncer de pulmão e 24% maior de infarto do coração do que os não-fumantes que não se expõem.
2- Em crianças:
Maior freqüência de resfriados e infecções do ouvido médio;
Risco maior de doenças respiratórias como pneumonia, bronquites e exacerbação da asma.
3 - Em bebês:
Um risco 5 vezes maior de morrerem subitamente sem uma causa aparente (Síndrome da Morte Súbita Infantil);
Maior risco de doenças pulmonares até 1 ano de idade, proporcionalmente ao número de fumantes em casa.
Fumantes passivos também sofrem os efeitos imediatos da poluição tabagística ambiental, tais como, irritação nos olhos, manifestações nasais, tosse, cefaléia, aumento de problemas alérgicos, principalmente das vias respiratórias e aumento dos problemas cardíacos, principalmente elevação da pressão arterial e angina (dor no peito). Outros efeitos a médio e longo prazo são a redução da capacidade funcional respiratória (o quanto o pulmão
é capaz de exercer a sua função), aumento do risco de ter aterosclerose e aumento do número de infecções respiratórias em crianças.
Os dois componentes principais da poluição tabagística ambiental (PTA) são a fumaça exalada pelo fumante (corrente primária) e a fumaça que sai da ponta do cigarro (corrente secundária). Sendo, esta última o principal componente da PTA, pois em 96% do tempo total da queima dos derivados do tabaco ela é formada. Porém, algumas substâncias, como nicotina, monóxido de carbono, amônia, benzeno, nitrosaminas e outros carcinógenos podem ser encontrados em quantidades mais elevadas. Isto porque não são filtradas e devido ao fato de que os cigarros queimam em baixa temperatura, tornando a combustão incompleta (IARC, 1987). Em uma análise feita pelo INCA, em 1996, em cinco marcas de cigarros comercializados no Brasil, verificou-se níveis duas 2 vezes maiores de alcatrão, 4,5 vezes maiores de nicotina e 3,7 vezes maiores de monóxido de carbono na fumaça que sai da ponta do cigarro do que na fumaça exalada pelo fumante. Os níveis de amônia na corrente secundária chegaram a ser 791 vezes superior que na corrente primária. A amônia alcaliniza a fumaça do cigarro, contribuindo assim para uma maior absorção de nicotina pelos fumantes, tornando-os mais dependentes da droga e é, também, o principal componente irritante da fumaça do tabaco (Ministério da Saúde, 1996).
Fumante passivo e suas conseqüências no sistema cardiovascular
É Verdade que o fumante Passivo leva certa desvantagem em relação ao
fumante?
Quase são as Conseqüências do cigarro no Sistema Cardiovascular ?
O cigarro pode causar os seguintes malefícios ao nosso corpo :
A) Lesão no endotélio vascular ( parede dos vasos ).
B) Diminui o colesterol bom ( HDL COLESTEROL ), o qual tem a
propriedade de prevenir infarto.
C) Aumenta a viscosidade do sangue.
D) Aumenta o consumo de Oxigênio pelo coração.
E) Diminui o suporte de Oxigênio no sangue, provocam hipóxia.
F) Aumenta a freqüência cardíaca ( batimentos ) e a Pressão Arterial.
Qual é a incidência de doença cardiovascular em fumante passivo ?
Em um estudo realizado por 10 anos de duração, envolvendo 32.046 mulheres fumantes passivo, o risco de Adquirir doença coronarianas é cerca do dobro de mulheres não fumante passivo.
Mas em outro estudo mais abrangente com cerca de 500.000 pessoas de mulheres fumantes passivo, a incidência de doença coronariana é de cerca de 25% maior do que em mulheres não fumante passivo.
Portanto de uma forma ou de outra, foi demonstrado mais uma vez, que indivíduos fumante passivo tem uma incidência maior de adquirir doenças coronarianas.
Riscos do fumante passivo.
Estudos descrevem a maior incidência de casos de doenças respiratórias e anormalidade na função pulmonar em crianças menores de dois anos cujas mães são fumantes. Além disso, fortes indícios sugerem que mulheres não fumantes, casadas, por sua vez, com fumantes, têm cerca de 30% de chance a mais de desenvolver câncer de pulmão. Pessoas expostas à fumaça do cigarro, são consideradas, portanto, fumantes passivos (não importando se a exposição se dá em ambientes fechados ou abertos), as quais sofrem efeitos imediatos como: irritação nos olhos, nariz e garganta; e, a longo prazo, doenças comuns aos fumantes.
A absorção passiva de 90% dos constituintes do cigarro, incluindo substâncias gasosas e partículas sólidas, em decorrência do ar enfumaçado, comprova-se em exames de urina - na qual verifica-se a presença de nicotina em doses elevadas. Este quadro torna-se ainda mais drástico se considerarmos que bebês e crianças também sofrem da exposição à fumaça do cigarro.
Mais:
http://www.cigarro.med.br/cap25.htm
http://medjunior.vilabol.uol.com.br/fumantepassivo.htm
http://saude.terra.com.br/interna/0,,OI133536-EI1520,00.html
2007-03-22 12:46:36
·
answer #5
·
answered by Lucky LBM 5
·
0⤊
0⤋
Querido amigo,
Perdi meu pai em Janeiro vitima do cigarro.
Você pode ser o cara mais descolado sem precisar fumar!
De cara limpa, com inteligencia , charme, um homem cheiroso de pele e de hálito...hummmm... que beleza hein!
Isso é o mais bacana! Valeu!
2007-03-22 12:34:23
·
answer #8
·
answered by Shelena 4
·
0⤊
0⤋