English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Como você vê esse questionamento do autor em relação ao Santo Graal x Igreja Católica?
Para você,essa história é "veridica" ou é simplismente,uma narrativa puramente "ficcional"?

2007-03-22 09:33:05 · 13 respostas · perguntado por Anonymous em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

13 respostas

O livro é pura ficção. Acontece que o nome de Jesus vende muito (falando bem, ou falando mal) e o autor foi bastante esperto. Aliás, não se trata de uma boa obra literária, mas um livro apenas comercial, para distração, sem qualquer profundidade.

2007-03-22 09:44:26 · answer #1 · answered by Antonio Luiz F 5 · 0 0

Dan Brown usou de meias verdades e portanto, muito se esconde em fumaça. Existem sim fatos, mas nada consistente.

* A criaçao da Biblia por Constantino. Constantino converteu-se no leito de morte apenas em funçao de uma elite ja dominante e a criaçao da Biblia nao foi feita de um dia para outro, mas teve um lngo periodo para amadurecimento.

* Os manustcritos do Mar Morto nao tem nenhuma associaçao direta com os evangelhos;

* O Priorado de Siao, documentado nos Dossiers Secreatos encontrados na Biblioteca de Paris em 67 sao contestaveis. E muitos dos envolvidos com o Autor alegam que foi pura invençao. (Carta de Cherisey a Plantard 11/07/1985)

* A Igrja catolica nao é machista, mas a sociedade da época. Ja no declinio do imperio Romano, a sociedade caminhava para esse rumo bem diferente das sociedades do antigo egito e mesmo na antiga persia e Mongolia.

* Qdo Dan Brown usa os Merovingios, esse é a linhagem de reis franceses, que durante um periodo historico, existia a necessidade de justificar a monarquia como a representaçao divina, como se Deus houvesse escolhido. Ele usa este conceito medieval, onde reina a disputa de poder para determinar o "direito divino" de reinar.

* As igrejas cristas começaram antes da catolica. As mais antigas eram as coptas, que existiram fortes no oriente medio e africa. Inclusive foram as Igrejas coptas que forneceram material para que a biblia fosse montada.

* Os escritos de Nag Hammadi nao tem nada a ver com o Graal;

O simbolismo é uma area de estudos perigosa, pois frequentemente induz ao sofisma. Obviamente é possivel que Jesus tenha se casado. A Biblia incluse fala em uma passagem de Irmaos de Jesus em sua infancia.

Mas a Igreja de Jesus foi consequencia de seus ensinamentos. Todos os escritos sao post mortem, uma fez que a imensa maiorianao sabia escrever nem ler na época.

As igrejas cristas primitivas existiram durante muito tempo antes que a catolica se consolidasse. O fato de Pedro ter a chave era apenas um instrumento de manipulaçao politica, para centrar o poder cristao em Roma e nao em Constantinopla (Que atacada durante as cruzadas, forçou a cisao em Crista Ortodoxa e Crista Catolica). A grande maioria das igrejas coptas (as mais antigas unidades cristas) estao sob o dominio da Catolica Ortodoxa.

Dan Brown Oferece um panorama de conspiraçao e manipulaçao reais, mas usa e abusa de fatos controversos cosntruidos sobre meias verdades para justificar uma historia.

Se Jesus teve um filho, seus descendentes estao por ai..... como muitos outros mortais.

Fonte(s):
carlos_frohlich

Une accolade

2007-03-23 04:55:25 · answer #2 · answered by Anonymous · 1 0

Si. A Tumba de Talpiot já foi descoberta e comprovada ser da família de Jesus. É fato! Pouco divulgado, talvez pela comoção a ser instaurada, mas real. Um órgão de respeito, de tradição, de imparcialidade e informativo como o Discovery Channel, não iria entrevistar várias autoridades científicas e concluir através de exames ultra modernos uma coisa mentirosa. Daí para o Código Da Vinci, é um pulo. Eu acredito que seja mesmo verdade. Tem muito romance, muito fanatismo e muita loucura religiosa em cima disso tudo. O século 21 veio para quebrar tabús e conceitos já há muito ultrapassados!

2007-03-22 11:05:50 · answer #3 · answered by Anonymous · 1 0

esse filme foi criado para desviar e confundir os verdadeiros cristaos sobre quem realmente foi jesus
pois:verdadeiros cristaos n devem assistir a essa mentira difamadora!!!!!!!!!!!!!

2007-03-22 09:39:38 · answer #4 · answered by Anonymous · 1 0

todos livros s~ polêmicos até a bíblia sagrada se n~ souber interpreta-las

2007-03-27 12:02:07 · answer #5 · answered by estrogilda jareta 7 · 0 0

Essa estória de Jesus e Maria Madalena foi inventada para legitimar o futuro aparecimento de uma família judaica que reclamará o trono de um governo mundial único e de onde virá o anticristo. Foi inventada para preparar as mentes das pessoas a aceitarem a vinda do anticristo, o segundo Messias judaico. Israel dominará o mundo e o seu "messias", o Anticristo, será o líder supremo.
É isso daí mesmo.

2007-03-26 16:25:31 · answer #6 · answered by Anonymous · 0 0

não sei o que é ,mais mexe com o psiquismo humano.

2007-03-26 10:01:28 · answer #7 · answered by ? 6 · 0 0

O livro só serviu pra aumentar ainda mais a desconfiança que existe sobre a igreja´católica que tem uma história de tremenda repressão.
foi um desafio lançar um livro desses, sendo mentira ou verdade ele instiga a nossa imaginação, se ele não fosse um bom livro não surgiriam outros em seguida como se fosse uma saga(desvendando o código da vinci, por trás do código da vinci) e por ai vai.
é um grande misto de realidade com ficção quem conhece a história sabe que alguns fatos do livro são verídicos.
ele é um romance policial... desvende o final

2007-03-22 09:47:03 · answer #8 · answered by Natygrigas 1 · 0 0

Só serviu para aguçar a mente dos viajantes que adoram uma maionese. Pelo visto, são muitos !!

2007-03-22 09:41:54 · answer #9 · answered by Mark2 3 · 0 0

Acho q é uma conclusão a qual ele chegou dps de analizar os fatos e de muito estudo. Cada um tem o direito de tirar as suas próprias conclusões, eu em certos pontos acho q ele pode estar certo, mas tem muita gente q estudou mais sobre esse assunto.

2007-03-22 09:41:21 · answer #10 · answered by Schindler™ 6 · 0 0

fedest.com, questions and answers