Anorexia e bulimia nervosa são distúrbios alimentares resultantes da preocupação exagerada com o peso corporal, que pode provocar problemas psiquiátricos graves. São transtornos que se manifestam principalmente em mulheres jovens, embora sua incidência esteja aumentando também entre homens. Às vezes, os pacientes anoréxicos chegam rapidamente a um grau extremo de desnutrição e o índice de mortalidade chega a atingir 15% a 20% dos casos.
Sintomas da anorexia:
- perda exagerada de peso em curto espaço de tempo sem nenhuma justificativa;
- recusa em participar das refeições familiares. Os anoréxicos alegam que já comeram e que não estão mais com fome;
- preocupação exagerada com o valor calórico dos alimentos;
- interrupção do ciclo menstrual, com ausência de menstruação e diminuição das características femininas;
- atividade física intensa e exagerada;
- depressão, síndrome do pânico, comportamentos obsessivo-compulsivos;
- visão distorcida do próprio corpo. Apesar de extremamente magras, essas pessoas julgam-se com excesso de peso;
- pele extremamente seca e coberta por lanugo (pêlos parecidos com a barba de milho).
Sintomas da bulimia:
- ingestão exagerada de alimentos em curtos períodos de tempo sem o aumento correspondente do peso corporal;
- vômitos auto-induzidos por inversão dos movimentos peristálticos ou colocando o dedo na garganta;
- uso de laxantes e diuréticos indiscriminadamente;
- dietas severas intermediadas por repentinas perdas de controle que levam à ingestão compulsiva de alimentos;
- distúrbios depressivos, de ansiedade, comportamento obsessivo compulsivo, auto-mutilação.
Causas:
Diversos fatores favorecem o aparecimento dessas doenças: predisposição genética, o conceito atual de moda que determina a magreza absoluta como símbolo de beleza e elegância, a pressão da família e do grupo social e a existência de alterações neuroquímicas cerebrais, especialmente nas concentrações de serotonina e noradrenalina.
Tratamento:
Na anorexia, a reintrodução dos alimentos deve ser gradativa; muitas vezes é necessária a internação hospitalar para que a oferta de calorias seja controlada por nutricionista; não há medicação específica para esses transtornos. O tratamento exige o acompanhamento de equipe multidisciplinar composta por médicos, psicólogos e nutricionistas. Não se conhecem métodos eficazes de prevenção – seria necessário um empenho da sociedade na mudança de certos valores estéticos ligados ao culto do corpo e à magreza.
IMPORTANTE
Somente um médico pode diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. As
informações disponíveis em Dicas em Saúde possuem apenas caráter educativo.
2007-03-22 08:57:08
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
3⤊
1⤋
Na anorexia a pessoa não come.
Na bulimia ela come mas depois vomita tudo!
Bjs
2007-03-22 09:00:31
·
answer #2
·
answered by Ela Eh 3
·
1⤊
0⤋
ANOREXIA: é qndo a pessoa olha no espelho e se vê gorda, apesar de estar magra, ela faz regimes para emagrecer cada vez mais, e não percebe seu estado e continua se axando gorda
BULIMIA: a pessoa come e depois enfia o dedo na garganta pra vomitar tudo, com a intenção de emagrecer.
2007-03-22 08:57:39
·
answer #3
·
answered by minina 1
·
1⤊
0⤋
ANOREXIA nada tem com BULIMIA, sendo até mesmo duas situações clínicas bem diferentes e que não guardam entre si qualquer sintonia, a não ser a de que as pessoas acometidas por estas afetações necessitam de tratamento especializado.
Anorexia é a perda de apetite, a inapetência, a falta de vontade de se alimentar, a falta de desejo de comer, o que pode ter origem orgânica (doença) ou de origem causal, circunstancial, como por exemplo a privação material (pobreza) que leva as pessoas a terem o organismo acostumado a ficar sem comer durante horas e até dias, ou então de se contentar com um mínimo possível de comida a ser ingerida. No primeiro caso é preciso que se obrigue a pessoa a comer. No segundo é preciso que obrigue alguém a ajudar àquela pessoa que não come porque nada tem para comer --(ambos os casos de anorexia!)
BULIMIA já é um estado de fome insaciável, motivado por gula, por razões de descontrole emocional ou provocado por certas perturbações mentais e em alguns casos de diabetes dos tipos 1 e 2.
Em todos esses casos as pessoas podem emagrecer violentamente, podem se manter normais ou engordar, sendo que, para todos os casos, cada pessoa usa de algum recurso, seja pela suplementação de alimentos, pela ingestão de drogas, anabolizantes, inibidoras, energéticas e muitas outras.
As pessoas compulsivas, principalmente as que comem a todo instante e que não querem ganhar peso, geralmente, provocam vômito a todo instante, vão a um lugar despistado e ali vão enfiando o dedo na garganta, apertando e pressionando o abdomem para colocar pra fora o alimento ingerido, voltando logo depois a comer mais e mais.
As modelos, manequins e profissionais da estética, às vezes, para se manterem na boa aparência exigida pelo padrão do modismo atual se recorrem de artifícios que levam a ambos os casos patogênicos, muito nocivos e que são perigosos e podem ser mortais para as pessoas, como tem acontecido e de que temos notícia pelos jornais e televisão.
A abstenção voluntária (passar fome para emagrecer e aparentar magra e esbelta) é um caso. O outro é sentar-se à mesa e comer de tudo e correr ao banheiro para provocar vômito, também para não correr o risco de engordar.
Na natureza o que se observa são casos como o dos animais ruminantes, como as bovinos e os equinos (que armazenam grande quantidade de alimento no estômago e que vão "ruminando" em partes que são devolvidas à boca para serem trituradas, mastigadas e remoidas), as baleias e também os camêlos, mas não se configuram com animais anoréxicos ou bulímicos, simplesmente por eles se valem de recursos naturais de que são providos, que os permitem viajar durante dias e noites, até pelos desertos, sem alimentar e sem beber, pois guardam no corpo reservas de gordura e de água que os abastecem nessas travessias, assim como os ursos que hibernam durante meses, sem necessidade de ingerir mais elimentos além daqueles que lhe são armazenados, naturalmente, no organismo adaptado para essa finalidade.)
2007-03-22 10:05:32
·
answer #4
·
answered by MANOEL RAMIRO JUNIOR 3
·
0⤊
0⤋
embora ambos os doentes sintam medo de engordar, este medo é explicitado de maneiras diferentes;
enquanto o anoréxico apresenta restrição a ingestão de alimentos, o que o faz perder peso, o doente de bulimia sofre de crises compulsivas de fome, a após comer demais se senti mal por ter comido muito e chega a forçar o vômito ou até a ingerir doses exageradas de laxantes como forma de se livrar da comida.
espero ter respondido bem sua pergunta . um abraço.
2007-03-22 09:22:05
·
answer #5
·
answered by Deco 3
·
0⤊
0⤋
A anorexia e a bulimia são distúrbios alimentares, a diferença é que na anorexia ingere o mínimo de calorias, ou seja, fica em um "regime" permanente e não absorve todos os nutientes necessários para o organismo. Já a bulimia é caracterizada pela vontade compulsiva de comer e depois , para a comida não ser digerida, provoca-se vômitos.
2007-03-22 09:17:04
·
answer #6
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Anorexia,é a falta de apetite,a pessoa ñ consegue sentir fome.Bulimia-já é comer compulsivamente,depois pinta arrependimento e a pessoa vomita.
2007-03-22 09:16:52
·
answer #7
·
answered by biroses_jovi 7
·
0⤊
0⤋
Bulimia = Quando a pessoa estimula o vômito, para eliminar tudo que comeu.
Anorexia = A pessoa vai parando de comer, até ficar esquelética e morrer.
2007-03-22 08:57:41
·
answer #8
·
answered by Hanna 2
·
0⤊
0⤋
Anorexia é quando a pessoa tem uma imagem distorcida de si mesma e se acha sempre gorda(o) e deixa de comer para poder emagrecer e/ou utiliza de laxantes.
Bulimia é quando a pessoa força vomitar compulsivamente cada vez em que ingere uma refeição. Normalmente é compulsiva.
(trato anorexia e bulimia compulsiva há 8 anos)
2007-03-22 08:57:31
·
answer #9
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Em ambas as situações a pessoa se vê enorme, mas na anorexia pessoa fica sem comer, já na bulimia a pessoa passa dias comendo pouco e de uma hora p/ outra, come doces, chocolates, coisas que engordam e se sentem culpadas depois, aí elas provocam o vômito ou a diarréia.
Espero ter conseguido responder sua dúvida, bye...
2007-03-22 08:57:27
·
answer #10
·
answered by janinha 4
·
0⤊
0⤋