English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2007-03-22 02:08:29 · 3 respostas · perguntado por vini_stawinski 1 em Saúde Doenças e Patologias Outras - Doenças

3 respostas

Pois a cirurgia é uma agressão que desencadeia uma resposta endocrino metabolica que envolve aumento da glicose circulante, liberação de fatores de inflamação no sangue ( TNF, interleucinas), alterações adrenais ( ou seja ADH), hipovolemia (sangramento que redistribui o fluxo sanguíneo para priorizar os órgãos nobres como rim, cérebro e coração)., desidratação ( pois quando abrimos uma caviade há evaporação de liquidos paar o meio ambiente e isso dimuinui o volume de liquidos circulante causando até hemoconcentração ou seja o sangue fica mais grosso) .
Independente da causa da cirurgia, doença ou trauma o nosso organismo regae da forma que descrevi. ainda no pós opertaorio o doente fica um periodo em jejum, necessário pois o organismo em alerta para a agressão freia funcionamneto do intestino e isso poed gerar falta de apetite e vomitos dse a pessoa insiste em comer. Também a ação de drogas anestesicas .

2007-03-22 03:10:41 · answer #1 · answered by barbie 2 · 0 0

A queda da imunidade pode estar relacionada a vários fatores, como alimentação, anemia pós operatória(por perda de sangue),o estresse emocional que normalmente acomete os operados e o estresse corpóreo do trauma pós cirurgico,porém cabe aqui ressaltar que o comum é aumento dos leucócitos no pós operatório(situação considerada normal frente ao trauma corpóreo e resposta do organismo), isto também acontece em situações de politraumatismos como por exemplo quando nos acidentamos ou até se cairmos de bicicleta e nos ralamos(é fisiológico), também vale ressaltar que na maioria das vezes estamos mais sujeitos a infecção não por queda da imunidade , mas sim pelas "portas de entrada" de microorganismos deixada pela ocasião da cirurgia, por isso em alguns casos utiliza-se de antibióticos de forma profilática(prevenção) de infecções...
Outra coisa também importante é o tipo de cirurgia quano ao seu tamanho, tempo gasto para se operar, sangramentos, tecnica(aberta ou por vídeolaparoscopia), idade do paciente doenças associadas, e condições físicas e emocionais prévias a cirurgia. Portanto depende de múltiplos fatores e em alguns casos a cirurgia por si só não acarreta diminuição da imunidade, dependendo mais dos fatores que citei....
Espero ter contribuido
Um abraço!

2007-03-22 09:28:06 · answer #2 · answered by Olliver 6 · 0 0

Porque a cirurgia faz com que seu sistema imunológico se concentre em recuperar aquele local danificado, fora a perda de sangue que sempre acontece.A recuperação é lenta e requer cuidado pois qualquer infecção terá chance de se espalhar devido a esta fragilidade da imunidade, os leucócitos estarão baixos, pois estão em atividade excessiva, e a pessoa fica mal.

2007-03-22 09:17:28 · answer #3 · answered by topazio 7 · 0 0

fedest.com, questions and answers