O Tocantins é uma das 27 unidades federativas do Brasil. Está localizado a sudeste da Região Norte e tem como limites o Maranhão a nordeste, o Piauí a leste, a Bahia a sudeste, Goiás a sul, Mato Grosso a sudoeste e o Pará a noroeste. Ocupa uma área de 278.420,7 km², pouco menor que o Equador, e ligeiramente maior que Burkina Faso. Sua capital é a cidade planejada de Palmas.
As cidades mais populosas são Palmas, Araguaína, Gurupi, Porto Nacional, Paraíso do Tocantins e Araguatins. O relevo apresenta chapadas ao norte, o espigão do Mestre a leste e a planície do médio Araguaia, com a ilha do Bananal na região central. São importantes o rio Tocantins, o rio Araguaia, o rio do Sono, o rio das Balsas e o rio Paranã. O clima é tropical. Veja lista de rios de Tocantins
A economia se baseia no comércio, na agricultura (arroz, milho, feijão, soja), na pecuária e em criações.
Índice
[esconder]
* 1 História
* 2 Etnias
* 3 Mesorregiões, microrregiões e municípios
* 4 Ver também
* 5 Referências
* 6 Ligações externas
[editar] História
O estado foi criado por determinação da Constituição de 1988, a partir da divisão do Estado de Goiás (parte norte e central). Mas a idéia de se constituir uma unidade autônoma na região data do século 19.
Em 1821, Joaquim Teotônio Segurado chegou a proclamar um governo autônomo, mas o movimento foi reprimido. Na década de 1950 (precisamente em 13 de maio de 1956), o Juiz de Direito de Porto Nacional, Dr. Feliciano Braga, lançou o Movimento Pró-Criação do Estado do Tocantins, como uma expressão do desejo emancipacionista do Norte de Goiás. Formaram-se comissões para estudar as formas de implantação do novo Estado. Criou-se uma bandeira e hino. Durante quatro anos eram realizadas paradas cívicas em 13 de Maio, alusivas à data de lançamento do Movimento. O Dr. Feliciano Braga passou a despachar documentos oficiais como: Porto Nacional, Estado do Tocantins. Ao final da década, o movimento perdeu força. O Juiz foi tranferido da cidade. Entretanto, jovens e crianças que participaram daquele movimento, estariam na liderança da emancipação da década de 1980.
Na década de 1970, a proposta de formação do novo Estado foi apresentada ao Congresso, chegou a ser aprovada em 1985, mas na ocasião acabou vetada pelo então presidente da República, José Sarney.[1]
Etnias
Cor/Raça Porcentagem
Brancos 24%
Negros 3%
Pardos 71%
2007-03-22 01:53:34
·
answer #1
·
answered by JESUS TE AMA 7
·
0⤊
0⤋